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Tue Dec 19 15:55:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Parceria com influencers: como apostar nela no mercado pet?

Para quem está pensando fazer parceria com influencers no mercado pet, é importante conhecer esse segmento a fundo.

· 19/12/2023 · Atualizado em 19/12/2023
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Conseguir se destacar em um ambiente corporativo competitivo não é nada fácil. Para alcançar relevância, portanto, é preciso traçar diferentes estratégias que ajudem a sua marca a se diferenciar da concorrência. No mercado pet, um dos caminhos para aumentar o seu brand awareness envolve fazer parceria com influencers.

Afinal, os criadores de conteúdo — como também são chamados — fazem cada vez mais faz sucesso na Internet, ganhando popularidade de forma orgânica em meio a diferentes públicos. Inclusive, no segmento pet, a realidade não é distinta, já que as parcerias certas podem (e provavelmente vão) impulsionar as suas vendas no nicho.

E aí? Quer entender como fazer parceria com influencers no mercado pet e por que a medida é tão vantajosa? Continue a leitura e confira!

Como está a expansão do mercado de influencers?

Complementando a introdução, é superinteressante pontuar que o marketing de influência — que, pode-se dizer, é o "fruto" da parceria com influencers — vem se tornando extremamente comum. Cativante, a estratégia gera uma sensação de proximidade e de autenticidade no público, abrindo espaço para uma conexão mais profunda com os criadores de conteúdo e, como consequência, com as marcas divulgadas por eles.

Em 2022, por exemplo, o mercado movimentou, aproximadamente, US$ 16 bilhões. Além disso, agora, no fim de 2023, é esperado que o marco de US$ 21 bilhões seja atingido, segundo dados do Influencer Marketing Hub.

Qual é o tamanho do marketing de influência no mercado pet?

O mercado pet tem experimentado uma transformação significativa nas últimas décadas, e um dos principais motores por trás dessa mudança é o marketing de influência. Antigamente, a comunicação relativa a produtos e serviços para os bichinhos estava muito limitada a anúncios de TV, revistas especializadas e comerciais de rádio.

Entretanto, com o surgimento — e a tamanha popularização — das mídias sociais e da era digital na qual vivemos, o marketing de influência emergiu. Agora, estamos falando de uma força altamente poderosa e eficaz na promoção de marcas e de soluções relacionadas aos mais diversos segmentos, o que inclui o mercado pet, claro.

A ascensão dos tutores de pets como influencers

Nos últimos anos, muitos tutores de animais de estimação têm se destacado como influencers nas mídias sociais. Na prática, eles compartilham experiências, dicas e jornadas incríveis com os seus bichinhos, construindo uma base de seguidores dedicados e bastante engajados.

O conteúdo desses influenciadores do segmento pet, normalmente, inclui fotos e vídeos adoráveis dos seus companheiros de quatro — ou duas! — patas, além de informações úteis relativas a cuidados, treinamentos, alimentação e acessórios. Daí surge a pergunta-chave: como os tutores de pets se tornam influenciadores?

Bem, esse "movimento", na verdade, acontece de maneira muito natural, já que as postagens dessa galera são embasadas em alguns pilares essenciais, que incluem:

  • autenticidade — os tutores de pets que se destacam como influenciadores são autênticos e genuínos na sua comunicação cotidiana com o público, compartilhando as alegrias e os desafios da rotina com os seus animais de estimação de forma bem honesta e aberta, o que gera identificação;
  • conhecimento — geralmente, os influenciadores do universo pet bem-sucedidos também demonstram um conhecimento sólido sobre os cuidados a serem adotados com os animais de estimação, então, oferecem aos seguidores informações úteis e confiáveis, transmitindo uma ideia de "autoridade" e até de "referência";
  • paixão — é claro que a paixão pelos bichinhos é mais uma característica essencial dos tutores influencers, a ponto de transparecer nos conteúdos publicados nas redes sociais, tornando-os envolventes e cativantes;
  • consistência — a consistência na criação de conteúdos é fundamental para manter e elevar a base de seguidores, e os influenciadores do segmento pet, frequentemente, estabelecem um cronograma de postagens para manter o interesse do seu público, o que também é mais um ponto a favor!

Os pets como "estrelas dos conteúdos"

E não para por aí: os próprios animais de estimação também têm desempenhado um papel superimportante como "criadores de conteúdos". Pois é!

Unindo a fofura, uma personalidade única e variadas habilidades, eles se tornaram verdadeiras "estrelas" nas redes sociais e em plataformas de vídeo. Não raramente, os perfis dos bichinhos se tornam muito populares no Instagram, no TikTok e no YouTube e, comumente, os seus posts se tornam virais.

A razão? Simples! As suas postagens também são marcadas por elementos indispensáveis e que "hipnotizam" a audiência, como:

  • a fofura inegável — que é um "ativo" bem valioso no mundo dos conteúdos voltados ao mercado pet, já que fotos e vídeos de animais de estimação adoráveis atraem a atenção das pessoas imediatamente;
  • as habilidades únicas — os bichinhos com habilidades incomuns e/ou domínio de truques divertidos são particularmente populares, encantando facilmente o público com a sua obediência, com "acrobacias" e/ou simplesmente com a expressão de emoções apaixonantes, do cinismo e da indiferença até o famoso "olhar pidão" que só eles sabem fazer com maestria;
  • a narração criativa — muitos tutores de animais de estimação criam narrativas interessantes em torno das peripécias dos seus bichinhos, por exemplo, atribuindo personalidades engraçadas aos pets e histórias inusitadas aos seus feitos, tornando os conteúdos mais atrativos e prendendo a atenção da audiência;
  • a participação em tendências — também há os tutores de pets que aproveitam as tendências das mídias sociais para criar conteúdos relevantes e atualizados, apostando em desafios, hashtags, estilos de edição que estão em alta, trends etc.

Qual é o impacto do marketing de influência no mercado pet?

A parceria com influencers no mercado pet tem um impacto bastante significativo nas decisões de compra dos consumidores. Quando os tutores de animais de estimação — e os seus bichinhos — passam a ser formadores de opinião, eles ganham a capacidade de influenciar as preferências e as escolhas dos potenciais compradores em relação a produtos e/ou serviços do nicho.

Influência nas decisões de compra

Via de regra, os tutores de pets confiam nas recomendações e nas análises de outros tutores. Portanto, quando um influenciador do mercado pet compartilha uma avaliação positiva relativa a um produto/serviço, a ação pode motivar os seguidores do criador de conteúdo a experimentá-lo.

Criação de consciência de marca

Os influencers do mercado pet também são eficazes na criação de consciência de marca. Afinal, quando eles apresentam produtos e/ou serviços nas publicações que fazem nas mídias sociais, estão, ao mesmo tempo, expondo essas empresas a uma audiência altamente segmentada de amantes de animais de estimação, concorda?!

Engajamento e compartilhamento

Aí vai outro ponto positivo inegável: os seguidores dos influenciadores do mercado pet, muitas vezes, interagem e compartilham os seus conteúdos, ampliando o alcance das mensagens promocionais provenientes da parceria com influencers. Esse tipo de engajamento ativo é valioso para as marcas que desejam aumentar a sua visibilidade.

Desafios e oportunidades

Embora o marketing de influência no mercado pet envolva, sim, muitos benefícios, é válido ressaltar que também apresenta desafios únicos. O público, por exemplo, pode ser bastante cético em relação à autenticidade dos influenciadores — ainda que essa realidade seja incomum —, e a concorrência tende a ser extremamente acirrada.

Quais são os temas abordados pelos influencers do mercado pet?

Está pensando em estabelecer uma parceria com influencers e apostar nesse universo de marketing? Então, é imperativo saber que, no mercado pet, uma ampla gama de temas é explorada pelos influenciadores para engajar e cativar o público apaixonado por bichinhos.

Geralmente, esses criadores de conteúdo especializados estão constantemente buscando maneiras de se destacar dos demais. Inclusive, com essa finalidade, eles abordam inúmeros tópicos relacionados ao nicho — de temáticas que dizem respeito ao comportamento animal até a utilização de acessórios voltados a esses grandes (ou nem tanto) companheiros. Confira!

Conteúdos sobre comportamento animal

Um dos temas mais fundamentais explorados pelos influencers do mercado pet é o comportamento animal. Nas publicações, os criadores de conteúdo se aprofundam nas complexidades das condutas dos bichinhos de estimação, compartilhando dicas sobre:

  • treinamento;
  • socialização;
  • resolução de problemas comportamentais;
  • compreensão das necessidades emocionais dos animais.

Esse tipo de tópico é altamente relevante, até porque ajuda (e muito!) os tutores a criarem um ambiente positivo e saudável para os seus companheiros peludos.

Conteúdos engraçados

O humor é uma ferramenta poderosa, concorda?! Por isso, os influencers do mercado pet o utilizam amplamente quando compartilham conteúdos engraçados envolvendo os seus próprios animais de estimação ou compilando vídeos hilários dos bichinhos dos seus seguidores.

Esses momentos divertidos dos pets proporcionam um alívio cômico e, inclusive, uma dose de alegria no dia a dia dos amantes dessa turminha do barulho. Ou seja, vale a pena apostar no formato!

Materiais informativos

Como vimos, os influencers do mercado pet também são conhecidos por fornecer informações valiosas e educativas acerca dos cuidados necessários com os animais de estimação. No dia a dia, eles abordam uma ampla gama de tópicos informativos relativos à saúde, à higiene, às raças, à adoção, ao comportamento e muito mais.

Em suma, esses criadores de conteúdo disponibilizam e divulgam dicas práticas, guias detalhados e até mesmo entrevistas com especialistas. O intuito é garantir que os tutores dos bichinhos estejam informados e preparados para cuidar dos seus pets da melhor maneira possível.

Publicações sobre alimentação saudável

A nutrição é essencial para a saúde e para o bem-estar dos animais de estimação, e a parceria com influencers do mercado pet desempenha um papel essencial, já que os criadores de conteúdo "educam" os seus seguidores sobre a importância de uma alimentação adequada.

No cotidiano, eles exploram diferentes aspectos da alimentação saudável para pets, por exemplo:

  • discutindo a diferença entre dietas caseiras e rações comerciais;
  • detalhando os requisitos nutricionais de raças específicas;
  • compartilhando receitas nutritivas para animais de estimação.

Além disso, muitos influencers desse nicho realizam análises de produtos relacionados à alimentação, como rações, petiscos e suplementos. Ao fazê-lo, eles ajudam os tutores na tomada de decisões mais informadas sobre o que é (ou não) adequado oferecer aos seus animais de estimação.

Conteúdos sobre acessórios para pets

Os influencers do mercado pet também dedicam uma parte significativa dos seus conteúdos à exploração do uso de acessórios para animais de estimação. Nesse caso, eles apresentam os últimos produtos disponíveis no mercado, incluindo brinquedos, coleiras, camas, roupas e equipamentos de viagem.

Análises detalhadas e recomendações de soluções específicas e lançamentos são valiosas para os seguidores que desejam mimar os seus bichinhos com itens de alta qualidade e grande funcionalidade.

Como apostar nessa tendência?

O marketing de influência passou a ser uma estratégia essencial para muitos empreendedores no mercado pet. Com o poder das redes sociais e o grande impacto que os criadores de conteúdo exercem sobre o seu público, as marcas do setor têm a oportunidade de alcançar uma audiência altamente segmentada e apaixonada por tudo que tem a ver com o nicho.

Diante disso, a questão-chave é: como explorar todas essas oportunidades? Bem, alguns tópicos precisam ser esclarecidos antes. Vamos conferir?!

Por que investir em marketing de influência no mercado pet

De maneira geral, os ganhos de apostar nessa tática dentro do mercado pet são muitos, incluindo:

  • alcance segmentado — os influenciadores do universo pet têm seguidores que são entusiastas de animais de estimação, como dito, o que significa que as suas publicações atingem um público altamente segmentado e interessado de verdade em produtos e serviços relacionados aos bichinhos;
  • conquista da confiança do consumidor — os seguidores tendem a confiar nas recomendações e nas análises dos influenciadores que eles seguem, o que pode aumentar a credibilidade da sua marca e dos seus produtos no mercado pet;
  • engajamento ativo — os seguidores, frequentemente, interagem com o conteúdo dos influenciadores, o que abre espaço para oportunidades adicionais com o objetivo de envolver os consumidores e gerar interesse na sua marca.

Como escolher as melhores parcerias com influencers

Também é fundamental saber como escolher os parceiros mais adequados para os objetivos do seu negócio. Nesse contexto, é imperativo levar em consideração:

  • a relevância — ao firmar parcerias com influencers, certifique-se de que os criadores de conteúdo sejam relevantes de verdade para o seu empreendimento e para o mercado pet, lembrando que eles devem compartilhar os mesmos valores e interesses em relação aos bichinhos de estimação;
  • o público-alvo — analise o público-alvo do influenciador e tenha certeza de que ele alcança seguidores que se encaixam no perfil demográfico e comportamental dos seus clientes ideais;
  • a credibilidade e a autenticidade — verifique a credibilidade do influenciador e a sua autenticidade, considerando que aqueles criadores de conteúdo que têm um histórico de parcerias relevantes e bem-sucedidas, geralmente, são mais confiáveis;
  • o engajamento — analise o nível de engajamento do influenciador em relação ao seu público-alvo, levando em conta que altas taxas de likes, de comentários e de compartilhamentos indicam que existe ali uma comunidade ativa e bastante envolvida.

De que forma estruturar estratégias de marketing de influência no mercado pet

Agora que você chegou até aqui, é o momento de traçar as estratégias e as metodologias mais adequadas para potencializar os seus resultados. Para tanto, é recomendável seguir o "passo a passo" abaixo:

  • defina objetivos claros — antes de iniciar qualquer campanha de marketing de influência, estabeleça objetivos claros e mensuráveis, o que pode incluir aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar as vendas de produtos específicos e/ou elevar o número de seguidores nas redes sociais;
  • identifique os canais de comunicação — escolha as plataformas de mídia social mais adequadas para as suas campanhas. O Instagram e o TikTok são populares no mercado pet devido ao foco voltado a conteúdos visuais, mas outras, como o YouTube e o Facebook, também podem ser eficazes;
  • pesquise e contate influenciadores — faça uma pesquisa cuidadosa para encontrar influenciadores no mercado pet que se alinhem de verdade com os objetivos e os valores da sua marca. Em seguida, entre em contato com eles de maneira profissional e explique a sua proposta de parceria;
  • desenvolva conteúdos criativos — trabalhe em conjunto com os influenciadores para desenvolver conteúdos criativos e envolventes, que sejam autênticos e relevantes para o seu público-alvo. Além disso, certifique-se de que os materiais transmitem a mensagem da sua marca de forma bem natural;
  • acompanhe e analise os resultados — utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho das suas campanhas de marketing de influência. Avalie determinadas métricas, como o alcance, o engajamento, as conversões e o ROI (Retorno sobre o Investimento) para determinar o sucesso das ações.

Quais são as dicas extras para alcançar o sucesso investindo na parceria com influencers no mercado pet?

Além de tudo que falamos até aqui, é superimportante não se esquecer de outras dicas muito relevantes para que as suas parcerias com influencers funcionem e retornem bons resultados. Veja algumas das melhores práticas abaixo!

Ofereça produtos/serviços de qualidade

Certifique-se de que os produtos e/ou serviços oferecidos nas parcerias com influencers sejam de alta qualidade. Além disso, tenha certeza de que as soluções atendem às expectativas dos clientes do seu negócio.

Promova a responsabilidade social

Também é determinante se envolver em ações de responsabilidade social, oferecendo, por exemplo, apoio a abrigos de animais e/ou elaborando campanhas de adoção. Medidas como essas podem compor uma parte valiosa da sua estratégia de marketing de influência, viu?!

Seja transparente nas parcerias com influencers

Garanta que tanto você quanto os influenciadores sejam transparentes sobre quaisquer acordos de patrocínio e/ou parcerias pagas. A ação é indispensável para manter a confiança do público da sua empresa.

Mensure o impacto a longo prazo

Não se esqueça de que os benefícios do marketing de influência podem se estender a longo prazo. A fidelização de clientes e a construção de uma comunidade de seguidores engajados podem ser resultados duradouros, por exemplo. Portanto, mensure os reflexos das ações implementadas continuamente.

Como vimos, a parceria com influencers no mercado pet é uma estratégia poderosa para empreendedores desse nicho que desejam alcançar o seu público-alvo de forma eficaz e autêntica. O grande desafio, porém, envolve levar em conta que essa tática exige uma conexão e uma integração entre a marca e os influenciadores que vão divulgá-la à audiência.

Inclusive, uma dica válida pode ser segmentar ainda mais essas parcerias. Quer entender como a medida pode funcionar na prática? Descubra o potencial dos influenciadores regionais para os negócios!


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