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Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Saiba como fortalecer sua marca para surpreender seus clientes

Entenda o que é Brand Awareness e como ele pode ser valioso para sua marca

· 04/12/2020 · Atualizado em 07/12/2020
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Saber como fortalecer uma marca pode fazer toda a diferença entre ter um negócio de sucesso ou fracassar no meio empresarial. O grande desafio, portanto, está na dificuldade de saber como fazer isso de forma eficiente e duradoura.

Inserir uma marca no mercado e despertar nas pessoas o desejo pelo seu produto ou serviço não é uma tarefa simples e, de fato, poucos conseguem. Será que o seu negócio será um deles?

Neste artigo, introduziremos o conceito de brand awareness e como ele pode ser valioso para o fortalecimento de sua marca. Continue lendo!

O que é brand awareness?

Para entender como fortalecer sua marca é importante esclarecermos o conceito de brand awareness. Você já deve ter se deparado com várias situações em que confundiu o nome de um produto com a marca que comercializa ou produz, certo?

Isso é muito comum, por exemplo: uma famosa marca de palha de aço que é conhecida como o nome desse produto ou outra que fabrica sabão em pó e também tem a sua marca utilizada com frequência por muitas pessoas para se referirem ao produto, entre vários outros casos.

Isso mostra muito bem o conceito por trás de brand awareness. Basicamente, ele é uma estratégia que tem por objetivo medir a percepção dos clientes em relação à sua empresa. 

Se traduzirmos esse termo para o português teremos as palavras “consciências de marca”, o que ajuda a entender como o gerenciamento dessa estratégia está associado aos seus próprios produtos.

A aplicação de uma consciência de marca bem-sucedida favorece a sua credibilidade no mercado e, principalmente, a associação de determinados produtos à sua empresa, como os exemplos que citamos anteriormente.

Nesse sentido, o aparecimento de sua marca ou slogan em alguma campanha de marketing causa um aumento na receptividade do cliente quanto às suas soluções. Quanto maior for essa métrica, menor será a necessidade de investimentos para atração de eventuais consumidores e a transformação deles em clientes fiéis.

Essa prática proporciona alguns benefícios além da simples lembrança ou associação de uma marca a determinado produto. Veja quais são eles!

Aumento nas vendas 

Um dos primeiros benefícios percebidos com a aplicação da consciência da marca é o aumento no número de suas vendas. Como o consumidor percebe uma determinada necessidade e busca produtos e serviços para saná-las, na maioria das vezes ele tem em mente algumas marcas de referência.

Nesse contexto, uma empresa que é mais lembrada pelo seu público terá resultados em vendas consideravelmente melhores que outras que são pouco recordadas. Essa lembrança faz com que as pessoas tenham mais confiança na qualidade de determinados produtos ou serviços. A partir de então, a concretização da venda se torna mais fácil de ser realizada.

Elevação do alcance da marca

Como o objetivo principal desse conceito é fazer a marca ficar mais conhecida, é inevitável e bem natural que o alcance dela também se multiplique. Todo empreendimento precisa expor a sua marca a todo momento para fazer com que ela esteja presente no dia a dia dos seus consumidores.

Para isso acontecer é necessário um esforço contínuo de exposição nos meios de divulgação mais utilizados pelo seu público, sejam eles do universo online ou offline. Consequentemente, com essa amplitude de divulgação ocorrerá uma elevação do próprio alcance da sua marca atingindo ao máximo todos os seus potenciais consumidores.

Aplicação de preços mais elevados que a concorrência

Outro benefício atribuído às empresas que trabalham o brand awareness é a possibilidade de aplicação de preços razoavelmente mais elevados que a concorrência. Isso acontece devido a consagração que seus itens já possuem frente aos consumidores.

Na mente do cliente, não há problema em pagar um pouco mais caro por um produto que tem certa garantia de qualidade. Entretanto, mesmo com esse conceito bem desenvolvido, é importante ter muito cuidado na hora de fixar o preço de venda de um item.

O fato de um cliente associar determinados produtos ou serviços à sua marca não fará com que ele pague muito mais caro por eles se for possível encontrá-los na concorrência. Isso pode, na verdade, produzir marketing negativo para sua empresa e atribuir a ela uma imagem de solução mais cara e inacessível

Nesse contexto, essa possibilidade de aplicação de preços mais elevados deve ser observada com muito cuidado para não inviabilizar suas vendas e colocar a perder toda a imagem de sua marca que foi sendo construída ao longo de meses ou até mesmo anos.

Aprimoramento das estratégias de marketing 

Por fim, quando uma marca é muito conhecida pelo seu público-alvo, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de marketing eficiente e que seja capaz de alcançar o maior número de pessoas possível.

Para entender isso é muito simples. Afinal, quando uma parte significativa dos seus consumidores têm lembranças positivas de sua marca, seus produtos e seus serviços, essas percepções podem ser aproveitadas para serem aplicadas em uma campanha de marketing que reforça esse vínculo.

Por outro lado, empresas que não têm marca fortalecida e consolidada podem ter certa dificuldade para desenvolver esse nível de exposição e se destacar frente ao seu mercado. Outra consequência positiva da aplicação desse conceito e de saber como fortalecer a sua marca é a economia que você terá em suas estratégias de marketing. 

Como mencionamos, o fato de ter pessoas que guardam na mente os seus produtos e serviços possibilita um aumento no número de vendas sem grandes desforços de publicidade como anúncios e outros meios de divulgação.

Como aumentar o seu brand awareness?

Como você pode perceber, a utilização do brand awareness em uma empresa proporcionar benefícios muito interessantes. Muitos deles contribuirão para o sucesso e crescimento do seu empreendimento decorrente do aumento de vendas. Pensando nisso, é importante que você saiba como implementar esse processo em sua empresa.

Para tanto, mostraremos como fazer isso seguindo algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática a partir de agora. Continue lendo!

Criar novas experiências para o público

Talvez a estratégia mais importante do brand awareness está relacionada à comunicação com o seu público. Se você é capaz de produzir conteúdos incríveis e produtos de extremamente qualidade, mas que não sejam capazes de criar experiências únicas e diferentes para o seu consumidor, tudo será em vão.

Dessa forma, é essencial identificar o que os seus clientes esperam da sua empresa e fornecer conteúdos e soluções que resolvem problemas reais do dia a dia e criam experiências únicas. 

Fazer parcerias com influenciadores

Outra estratégia interessante para desenvolver a consciência de marca em uma empresa é fazer parcerias com influenciadores digitais. Eles são pessoas que têm um número considerável de seguidores em suas redes sociais, que dão valor às suas orientações e dicas.

Os influenciadores digitais têm muita credibilidade com o seu público. Logo, quando eles falam de alguma marca ou produto, é natural que a sua autoridade faça com que muitas pessoas tenham interesse em conhecer as suas soluções.

Consequentemente, os seguidores desses influenciadores digitais enxergarão a sua marca como uma fornecedora de produtos confiáveis, favorecendo em muito o momento da decisão de compra. 

Vale a pena mencionar que os influenciadores digitais atuam no momento do primeiro contato de uma pessoa com sua marca. As ações que precedem o momento da compra são de responsabilidade da própria empresa. Nesse caso, você já conquistou cliente e cabe à sua equipe a adoção de métodos para fidelizar esse consumidor em seu estabelecimento.

Invista em sua presença digital

Atualmente, é praticamente impossível imaginar uma empresa que quer desenvolver a consciência de sua marca em seus consumidores e não investe em presença digital. As redes sociais vêm dominando diversos segmentos de mercado, e se você não abrir os olhos para essa necessidade sua empresa correrá um sério risco de ser excluída do seu mercado.

A boa notícia é que ter presença digital não é algo tão complicado. As plataformas que possibilitam essa interação são gratuitas, e o investimento fica por conta do desenvolvimento de perfis profissionais e de conteúdos que, efetivamente, geram valor para o seu consumidor e que farão com que ele sinta desejo em ir até o seu estabelecimento e fechar o negócio.

Patrocinar eventos e projetos

Apesar de as ações para colocar sua empresa na internet serem de extrema importância para o desenvolvimento do conceito de brand awareness, a participação em eventos relacionados ao seu nicho de atuação também é uma estratégia que favorece a percepção de seus clientes com relação a sua marca.

Isso acontece em dois momentos. O primeiro, durante a participação do evento e especialmente com o público que está naquele mesmo ambiente. Essa apresentação de sua marca, de fato, será restrita à quantidade de pessoas que participa daquele momento.

Por outro lado, durante e após a realização desses eventos ou projetos você pode fazer um trabalho em suas redes sociais mostrando que a sua marca esteve presente. Isso pode ser feito por meio de postagens instantâneas no Instagram ou vídeos para serem postados nos dias seguintes.

Por fim, é importante ter em mente que a adoção dessas estratégias deve estar em perfeita conformidade com o seu público-alvo para que elas tenham o potencial de gerar o resultado esperado, que é saber como fortalecer sua marca e impressionar os seus consumidores. 

Se você gostou dessas estratégias e dicas e quer ficar por dentro de todas as nossas postagens, siga os perfis do Sebrae-PE nas redes sociais. São eles: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.


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