ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Mon Jul 17 17:29:38 GMT-03:00 2017
Empreendedorismo
O segmento de serviços de saúde em Cacoal
Cacoal se destaca no em serviço ligado a saúde
COMPARTILHAR
  • Artigo em PDF

Em Cacoal, os setores de comércio e de serviços possuem grande importância para a economia, para os negócios e para geração de emprego e renda à população. Em 2013 esses dois setores contribuíram com 41,27% para composição do PIB, ficando na sexta posição em relação aos outros municípios do Estado de Rondônia, e foram responsáveis por 70% dos empregos com carteira assinada em janeiro desse ano. A localização geográfica do município na BR 364, com acesso à estrada para vários outros municípios, contribui positivamente para o fluxo de pessoas que buscam fazer suas compras e buscam os mais diversos serviços.

Entre os diversos serviços oferecidos em Cacoal, destacam-se aqueles ligados à saúde, tais como os realizados por hospitais, clínicas especializadas e consultórios, laboratórios de análises clínicas e diagnósticos, centros de tratamento terapêutico, além de outros estabelecimentos voltados à saúde e bem-estar. A gama de oferta desses serviços fizeram com que Cacoal se tornasse referência em tratamento de saúde na região central do estado.

Um dos fatores que contribuiu para essa visão é a existência de oito hospitais gerais na cidade, sendo dois de gestão pública (Hospital Regional de Cacoal e Hospital Municipal Materno Infantil Cacoal) e seis de gestão privada (Hospital dos Acidentados e Maternidade São Lucas, Hospital e Maternidade São Paulo, Hospital Geral e Ortopédico, Hospital Samaritano, Hospital do Servidor, e Hospital São Daniel Comboni), além de quatro Unidades Básicas de Saúde (Cristo Rei, Princesa Isabel, Nova Esperança e São Judas Tadeu), cinco policlínicas (San Gabriel, Monte Cristo Saúde, Facimed, Sesi Clínica e Vitaclin Odontologia e Oftalmologia), um pronto-socorro geral (Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal), e dezenas de outros estabelecimentos públicos e privados que oferecem exames e atendimento laboratoriais e serviços terapêuticos, compondo um total de 248 estabelecimentos de saúde (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES).

A localização de Cacoal também favorece o desenvolvimento do segmento de saúde, uma vez que as despesas com deslocamento e hospedagem mais baratas influenciam na decisão dos pacientes que buscam atendimento de saúde.

Além do fator geográfico, a evolução dos serviços de saúde de Cacoal teve grande avanço com a oferta de cursos técnicos e de graduação na área de saúde. Desde 2002, a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) oferece os cursos de nível superior em enfermagem, farmácia, medicina, fisioterapia, odontologia e psicologia, além de diversos cursos de especialização na área. A Instituição de Ensino Superior de Cacoal (Fanorte) oferece os cursos de biomedicina, enfermagem e farmácia, e especializações na área odontológica. As Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc) oferecem os cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia. O Centro de Formação Técnica e Profissional de Cacoal (Cetec) oferece os cursos de nível médio técnico em análise clínicas, enfermagem, prótese dentária, radiologia, saúde bucal, além de especializações técnicas de nível médio em enfermagem do trabalho e instrumentação cirúrgica. O Centro de Educação Profissional Senac – Cacoal oferece o curso de técnico em enfermagem.

Segundo o CNES, em 2015 havia 313 médicos atuando em Cacoal, o que corresponde à taxa de 3,58 médicos por mil habitantes. Para efeito de comparação, em Porto Velho essa taxa em 2015 era de 2,38 médicos por mil habitantes, enquanto a média nacional é de dois médicos para cada mil habitantes.

De acordo com o Cadastro Sebrae de Empresas, em 2015 os pequenos negócios do segmento de saúde correspondem a 7,5% de todo o segmento de serviços de Cacoal, perdendo apenas para os segmentos de alimentação fora do lar (18,3%), beleza e estética (15,6%) e reparação veicular (11,9%). Naquele mesmo ano, havia 94 pequenos negócios formalizados em Cacoal, em sua grande maioria (61,5%) formada por clínicas médicas e odontológicas e centros de diagnóstico e terapêutico (21,9%).

A diversidade de especialidades médicas e de exames clínicos, e o aparato ambulatorial e cirúrgico permitem que os pacientes façam consultas, exames clínicos e cirurgias em uma única localidade, facilitando o acesso de pacientes aos serviços de saúde. Além disso, médicos e demais profissionais podem se equipar, se especializar e elevar a eficácia dos tratamentos. O desenvolvimento do segmento de saúde em Cacoal também é apoiado pela oferta abundante de serviços auxiliares, como os de alimentação (restaurantes, lanchonetes, supermercados etc.), de acomodação (hotéis, pousadas etc.), e de transporte (ônibus urbano, táxis, aeroporto etc.), além da existência de 38 farmácias, das quais três são farmácias de manipulação.

Não obstante a densidade de profissionais de saúde, a infraestrutura e a oferta de exames clínicos para diagnósticos e tratamentos existente em Cacoal, nota-se a necessidade de fortalecer a gestão dos negócios em saúde para o desenvolvimento do segmento. A maioria dos profissionais que estão à frente dos negócios é especialista na área da saúde, mas tem pouca formação e experiência em gestão empresarial. Com a manutenção desse quadro, a tendência é de que as empresas tenham queda na margem de lucro pelos custos mais elevados, dificuldade de retenção de talentos e redução da satisfação dos clientes.

A capacidade de gestão das empresas impacta diretamente na busca por inovações que coloquem as empresas na vanguarda do segmento, com foco na eficiência e eficácia dos exames clínicos e dos tratamentos terapêuticos, na qualidade no atendimento ao cliente, e na redução dos custos operacionais, e tornem as empresas mais competitivas. A boa gestão também implica a definição de estratégias de marketing, que ajudam a destacar a empresa no mercado.

Apesar dos números estimulantes do segmento de saúde em Cacoal, nota-se a necessidade de realização de estudos que investiguem esse mercado e joguem luz sobre o perfil dos estabelecimentos existentes no município, identificando suas características, expectativas e necessidades. Observa-se também a necessidade de haver maior integração do segmento empresarial visando adequar o conjunto de produtos e serviços em saúde oferecidos à demanda do mercado, estabelecendo padrões de qualidade sempre acima das exigências do mercado.

Artigo em PDF

Confira a baixo o artigo em PDF.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Converse online com o Sebrae

Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço gratuito para você.

Converse agora