this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Após Empretec, empreendedora comemora avanços no negócio
Iniciativa foi realizada na cidade depois de seis anos sem edições e reuniu 14 empresários para um treinamento intensivo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tags: Empretec

A produtora rural Maria Rosinete Souza Effing se tornou mais um case de sucesso do Sebrae no Sul catarinense. Aos 60 anos, ela comanda junto com o marido um sítio em Braço do Norte, onde por dia são produzidos, em média, 1,5 mil litros de leite por um rebanho de vacas do genótipo A2A2. O produto entregue pela fazenda é uma alternativa para consumidores que sentem algum desconforto gastrointestinal ao beber leite.

Recentemente, o casal empreendedor também decidiu expandir o negócio e montar um laticínio para a produção de queijo no local. “Estava vendo que só tirando leite e vendendo para outros laticínios não estava me dando o retorno que achava necessário, por isso tomamos essa decisão”, comenta Rosinete.

Na época, a produtora contou com o apoio de consultores do Sebrae/SC. “Fizemos vários trabalhos juntos, como o genoma dos animais, a viabilidade do negócio. Foi muito importante para mim, porque até então nunca havia feito isso”, lembra. Segundo ela, era tudo novo, pois começou a empreender aos 43 anos e antes era dona de casa.

Para ajudar nessa nova etapa, o Sebrae/SC também propôs um novo desafio a Rosinete: participar da solução Empretec - principal programa de formação de empreendedores no mundo – do dia 16 a 21 de maio, em Braço do Norte, contabilizando 60 horas de capacitação. O convite foi aceito por ela.

“Decidi parar no trabalho, dentro do possível, para participar. Foi definitivamente maravilhoso, porque eu sou muito agitada e não me imaginava ver sentada uma semana inteira. E por mim ficaria duas”, garante. Atualmente, o Empretec é promovido em 40 países, sendo exclusivo do Sebrae no Brasil, e de autoria da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Incentivo ao empreendedorismo local  

Em Braço do Norte, o treinamento abordou as características do comportamento empreendedor. “Estava faltando para mim essa tranquilidade de parar, analisar e organizar as metas. Era tudo meio atrapalhado na minha cabeça. Agora está muito claro, depois do Empretec, o que eu posso, devo, quero e tenho que fazer para que o negócio funcione e tenha a rentabilidade que preciso”, declara Rosinete.

Além dela, outros 13 empreendedores participaram do momento. “Eles puderam se experimentar nesse laboratório e enxergar os comportamentos que já tinham como empreendedores e não sabiam, além dos comportamentos que precisam desenvolver ou ter pessoas com essas características para o seu negócio alavancar”, comenta o consultor do Sebrae/SC e um dos responsáveis pelo treinamento, Mauro Camargo.

Esta edição do Empretec na cidade também contou com o apoio da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale). “Foi um treinamento avançado para empreendedores arrojados, e tem sido talvez uma das ferramentas mais importantes para o sucesso empresarial da nossa cidade”, reforça a executiva da entidade, Djeime Boeing.

O programa retornou após seis anos na cidade. A última edição foi realizada em um município próximo: o Rio Fortuna. “Todos os participantes gostaram muito do treinamento, eles se dedicaram e com certeza na semana seguinte já começaram a aplicar os ensinamentos em suas vidas”, comenta o consultor Mauro.

Mutirão em Tubarão

Além disso, no mês de maio o Sebrae/SC marcou presença no mutirão de atendimento às empresas atingidas pelas cheias recentes em Tubarão. A iniciativa foi organizada pela Associação Empresarial da cidade (ACIT), com o apoio da prefeitura, Caixa Econômica Federal, Casa do Microcrédito e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

Os atendimentos ocorreram nos dias 17 e 23 na sede da ACIT. Nas oportunidades, os empresários e comerciantes tiraram dúvidas sobre os incentivos concedidos pelas entidades aos negócios atingidos no município, assim como puderam obter mais informações sobre as linhas de créditos, documentações necessárias para encaminhamentos e consultorias para retomada dos negócios.

 

FAVORITAR
Botão favoritar

Tags: Empretec

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?