Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo
Comércio varejista do Centro e de Oficinas conta com Tubarão é Mais
Objetivo do movimento é alavancar a retomada econômica dos pequenos negócios da Cidade Azul

Lançado no ano passado, o Movimento Tubarão é Mais abrange vários segmentos econômicos da Cidade Azul e segue com diversas atividades em 2021. Idealizada pela Administração Municipal e o Sebrae/SC, a iniciativa promove ações para alavancar a retomada econômica de micro e pequenos empreendimentos. Esses são os negócios mais afetados pela pandemia e o comércio varejista é um dos setores que mais sente os efeitos do Coronavírus.

Pensando nisso, o Tubarão é Mais conta com ações específicas para o comércio varejista da Cidade Azul. Vale ressaltar que, nesse sentido, o projeto está dividido em dois grupos. Um deles é o bairro Centro, com treinamentos, capacitações, ações promocionais, investimento em mídia, novas parcerias para diminuir custos dos empresários, entre outras iniciativas que também serão colocadas em prática nos próximos meses.

“A pandemia atingiu fortemente o comércio varejista em 2020. Porém, muitas lojas conseguiram se adaptar à nova realidade, por exemplo utilizando novos canais de atendimento ao público. Lojas de segmentos voltados ao lar, com o aumento da demanda, conseguiram alavancar suas vendas. Sendo assim, mesmo com o comércio em geral não conseguindo superar as vendas do ano anterior, consideramos um resultado positivo”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Rafael Gomes Silverio.

Comércio varejista de Oficinas

O outro grupo de comércio varejista atendido pelo Tubarão é Mais é do bairro Oficinas, onde estão concentradas as ações maiores, como a construção do place branding do bairro. O termo em Inglês se refere à estratégia de desenvolver a identidade de um local, ou seja, transformar um lugar em uma marca – nesse caso, fazer do bairro Oficinas um ponto no mapa interessante para ser conhecido e visitado.

Para que isso aconteça, são necessárias diversas ações, como explica o coordenador do Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Oficinas, Marcos Fortunato. Algumas já foram realizadas, como consultorias do Sebrae/SC voltadas para o desempenho dos comerciantes e seus produtos, enquanto outras serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

“Queremos tornar o bairro uma referência, não apenas como atrativo comercial, mas também turístico e cultural. Para isso, precisamos fazer uma série de ações. Vamos promover eventos e pontos turísticos, criar um guia virtual, trabalhar a divulgação das potencialidades do bairro e buscar melhorias em infraestrutura e serviços, seja com o poder público ou privado. Estamos vivendo um momento ímpar na história do bairro de Oficinas e acredito que muita coisa boa ainda vai acontecer”, comenta Fortunato.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo, ressalta que “o comércio é um forte eixo de desenvolvimento da cidade e tem recebido especial atenção do Governo Municipal. Principalmente em relação ao bairro de Oficinas, temos grande expectativa, pois o bairro tem muito potencial, não só comercial, mas também turístico e cultural. Essas entregas marcarão a história do bairro”.

O prefeito Joares Ponticelli também reforça a importância do incentivo aos pequenos empreendedores. “Seguimos firmes no apoio ao setor produtivo e o comércio é muito importante para nossa cidade. Ao longo dos últimos anos, fortalecemos nosso apoio a diversas ações, como o Natal. Temos compromisso assumido para fortalecer o bairro Oficinas, é o que temos feito, e o Tubarão é Mais está nos ajudando a dar robustez para nossas entregas”, finaliza o chefe do Executivo Municipal.

Texto: Vanessa Amando | NBCom

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora