this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Porto Belo define estratégias para aumento nas Compras Governamentais
O município vai receber consultorias através do Programa Cidade Empreendedora

Porto Belo define estratégias para aumentar número de empresas locais nas Compras Governamentais

 

 O município de Porto Belo, por meio do programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, está recebendo capacitação para orientar os empreendedores locais sobre participação nos pregões de compras governamentais. Com a iniciativa, Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão vender seus produtos para a administração pública e o município poderá aumentar sua arrecadação como ferramenta de desenvolvimento local.

 Segundo dados oficiais do município, nos anos de 2019 e 2020, pouco mais de 13% das empresas locais forneceram produtos para o município, enquanto 86% das empresas fornecedoras eram de outras localidades. Para mudar essa realidade, o próximo passo da ação do Cidade Empreendedora será fornecer consultorias para empreendedores sobre licitações e editais de compras públicas na Sala do Empreendedor. Na consultoria, os empresários irão aprender como ocorrem as compras, as garantias que terão vendendo para o município, como funciona a modalidades de compras e análises de risco. Entre os itens que possibilitam a compra estão alimentos, produtos de limpeza e higiene, serviços mecânica, solda, pintura, pequenos reparos prediais, entre outros.

 “Os empresários poderão procurar a Sala do Empreendedor e demonstrar o seu interesse em ser um fornecedor municipal, receber as devidas orientações e participar dos pregões e compras diretas que o Município, Câmara de Vereadores e outros órgãos públicos realizam todos os anos. As empresas precisam buscar conhecimento, saber que o processo é burocrático, mas não é impossível nem para o pequeno e nem para o grande empreendedor. O que precisamos é que as empresas percebam esta oportunidade e negociem com o município de Porto Belo”, ressalta o consultor do Sebrae, Marcelo Donatti.

 “Esta capacitação é um importante passo para que possamos fomentar a econômica local e oportunizar ao pequeno empresário participar de processos licitatórios do município. A Sala do Empreendedor é um importante instrumento para promover essa aproximação entre poder público e o empresariado”, destacou a Presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zene Drodowski.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?