Com jogos virtuais e tarefas que simulam gestão de empresas, estudantes de todo o Brasil podem começar a empreender.

O que é

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional desenvolvida pelo Sebrae e que funciona por meio de plataforma virtual.

Destina-se a estudantes de nível superior de instituições públicas e privadas, de qualquer curso.

De caráter educacional, o objetivo é estimular atitudes empreendedoras nos jovens. Isso é feito por meio de uma série de atividades, que vão desde jogos virtuais a cursos de capacitação presenciais.

Durante todas as etapas, os participantes precisam realizar tarefas que simulam a gestão de empresa, buscando soluções criativas para os desafios apresentados.

Os estudantes aprendem brincando e se familiarizam com as demandas da organização, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas e de gestão.

Como participar

O primeiro passo para participar é realizar o cadastro no portal do Desafio Universitário Empreendedor e preencher o formulário com os seguintes dados: nome, data de nascimento, sexo, telefones de contato, dados de endereço, e-mail, CPF, instituição de ensino, senha e foto para o perfil.

As inscrições são contínuas, podem ser feitas em qualquer dia e a qualquer hora, ao longo do ano. Após as Etapas Estaduais, que ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, os melhores colocados são convocados para a Etapa Nacional, onde são conhecidos os grandes campões do Desafio do ano.

Quem não for classificado para a última etapa pode continuar pontuando na plataforma e juntar pontos para a premiação do ano seguinte.

No ato da inscrição ou ao longo do desafio, o participante pode indicar um professor conveniado a uma universidade para atuar como orientador nas etapas. Essa indicação é opcional.

Etapas

O Desafio Universitário Empreendedor é dividido em três etapas:

Estadual Classificatória: etapa virtual realizada individualmente pelo participante no portal do Desafio. O estudante compete em dois rankings: do ciclo e do histórico.

Os pontos são obtidos com a participação em atividades educacionais oferecidas pelo Sebrae e pelas universidades. Também por meio de menu de jogos online disponíveis na plataforma. Os jogos envolvem temas como recursos humanos, finanças e gestão em geral.

Estadual Presencial: os estudantes classificados na etapa virtual participam da primeira etapa presencial, que consiste na imersão dos participantes em uma série de atividades desenvolvidas por especialistas e empresários.

Os quatro melhores colocados são selecionados e passam a formar equipe para representar seu estado na etapa seguinte.

Nacional Presencial: das 27 equipes, todas apresentam uma ideia de negócio, das quais 10 são selecionadas para serem apresentadas à banca de jurados, geralmente composta por empresários e consultores.

Ao final, a pontuação é analisada e as três equipes vencedoras são anunciadas. Os membros das equipes que não são premiados na etapa final participam de palestra oferecida pelo Sebrae sobre empreendedorismo.

Pontuação

Existem duas modalidades de ranking na competição:

Ranking ciclo: soma dos pontos alcançados nos jogos online e nas atividades realizadas no período do ciclo vigente.

Ranking histórico: soma de todos os pontos obtidos pelo aluno desde a data de sua inscrição. Os jogos contribuem para os rankings apenas uma vez, com no máximo 100 mil pontos.

O participante conquistará pontos por meio de capacitação presencial, ensino a distância na plataforma Sebrae, participação no Papo de Negócio, disciplinas de empreendedorismo cursadas nas instituições de ensino e jogos online.

Prêmios

A equipe classificada em primeiro lugar recebe tablets, troféu e viagem internacional de 10 dias com tudo pago para missão técnica em um país considerado referência em empreendedorismo, inovação e tecnologia.

As equipes que ficarem em segundo e terceiro lugares recebem tablets, troféu e viagem nacional de sete dias, para missão em estado considerado referência em empreendedorismo.

Saiba mais

Acompanhe o blog do Desafio Universitário Empreendedor e fique por dentro das novidades.

Acesse também a página do Desafio no Facebook.

Leia também

Fonte: Sebrae Nacional - 29/08/2016