this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Dia dos Pais: o pai de bem com a vida

Prepare o seu estabelecimento para vender mais para um público que se preocupa com o meio ambiente, ama as artes e curte a boa gastronomia.

· 15/07/2019 · Atualizado em 03/10/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do calendário anual e, por isso, representa uma grande oportunidade para os empresários do comércio ofertarem produtos e atenderem às demandas das famílias que desejam presentear os pais nesse evento. 

A quantidade de vendas realizadas pelo empresário vai depender da sua capacidade de se preparar para chamar a atenção das pessoas que precisarão comprar os presentes para os pais.

Essa é, portanto, uma excelente oportunidade para ampliar as vendas e melhorar os resultados do seu negócio.

Existe pai de todo tipo. Você conhece aquele que adora usar a calça jeans rasgada, tem sempre um tênis no pé e um violão na mão? Amante de rock, anda para cima e para baixo com sua moto e tem sempre muitas histórias para contar.

Esse é o pai moderno, que procura dividir os cuidados da casa e está sempre presente. Uma característica fundamental é que ele também gosta muito de cozinhar e quase todos os dias busca novidades tecnológicas que facilitem as suas aventuras culinárias.

Além disso, ele se preocupa com a sua aparência, está sempre por dentro das últimas tendências da moda e acredita que “um corpo bonito é o que tem gente feliz dentro”.

O pai descolado está presente em diversos nichos de mercado. Pensando nisso, o Sebrae criou um conteúdo com muitas dicas para você, que atua no ramo da moda, da gastronomia e da tecnologia, conseguir ganhar mais clientes, vender bem e encantar pais e filhos neste Dia dos Pais.

Alternativa de consumo

Pais do tipo descolado estão sempre superatentos ao que consomem - e esse cuidado não se restringe apenas à alimentação. Perfis como o dele se preocupam não só com a forma como são feitos os vestuários, mas também com o tipo de material utilizado. 

A tendência que une o consumo ecológico com a moda cool é a de brechós, que vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Se a sua empresa tem a moda como segmento, as lojas de segunda mão podem ser uma alternativa para ampliar o seu negócio e lucrar ainda mais.

Como o seu brechó pode conquistar clientes

  • É preciso deixar claro que tipo de roupas e acessórios serão encontrados ali, isto é, qual é o perfil do público que a loja atende. Assim, você consegue direcionar o seu posicionamento no mercado, criar ações de divulgação mais bem-sucedidas e prestar um atendimento personalizado.
  • A localização também é um ponto importante. A decisão de onde abrir a loja deve considerar os hábitos de consumo do seu público, a presença ou a ausência de concorrentes na região, o fluxo de pessoas, a segurança, entre outros fatores.
  • Uma loja bonita atrai mais gente. Por isso, faça uma bela decoração na vitrine, já que ela será o seu chamariz. Arrume bem o espaço, de maneira original e criativa, e preste atenção à iluminação, principalmente nos provadores, para que as pessoas se sintam bem na hora de vestir as peças.
  • Organização também é fundamental, então ordene as roupas em araras e prateleiras. E que tal agrupá-las por tipos de peça, para que o cliente encontre o que procura com mais facilidade?

Ofereça o diferente

A experiência do consumidor é a tendência de sucesso para qualquer negócio. Por isso, você deve elaborar ações inesquecíveis para encantar e conquistar seus clientes não só no Dia dos Pais, mas durante o ano todo.

Já pensou em criar histórias para as peças da sua loja? Lembre-se de que elas já desfilaram por aí e nelas estão presentes as tendências da moda ao longo dos anos.

Cozinha é lugar de todo mundo

Invista em utensílios e eletrodomésticos modernos para conquistar quem gosta de se aventurar na cozinha. Elabore kits gastronômicos para os pais que curtem fazer aquele churrasco e chamar os amigos ou mesmo para os que preferem algo mais sofisticado. Você pode oferecer de brinde, por exemplo, um avental divertido ou até um caderno de receitas personalizado.

No mercado, existem inúmeros livros interessantes para todos os gostos. Se você tem uma livraria, que tal no Dia dos Pais separar as sessões por perfis? O meu, por exemplo, adoraria ganhar livros de culinária e de viagens.

Cursos costumam ser muito procurados, inclusive como forma de presentear. Para pais mais modernos, que adoram fazer algo novo, esse é o tipo de presente que os agradaria, então pense nessa alternativa como um diferencial interessante para a sua empresa.

Cursos de fotografia: você pode oferecer aulas experimentais ou pacotes para diferentes níveis e tipos de fotografias, como as digitais, as que demandam edição de imagem ou as feitas em estúdio.

Curso de mecânica: perfis como esse são ligados em motos, carros e motores, mas muitas vezes não sabem o que fazer quando acontece algum imprevisto. Pense em oferecer cursos para iniciantes com palestras, visitas a museus automobilísticos e - por que não? - um sorteio no final para assistir a uma corrida de Fórmula 1.

Curso de cerveja artesanal: tomar uma cervejinha gelada já é bom, mas já imaginou fazer a sua própria cerveja? Se a sua empresa é desse ramo, ofereça cursos sobre a fabricação de cervejas artesanais, uma das bebidas da moda. E, de brinde, que tal um livro sobre a história da cerveja?

Os pais descolados também podem gostar de algo diferente e que possam guardar para sempre na memória... e no corpo. Os estúdios de tatuagens, por exemplo, podem fazer descontos especiais para a data e promoções para pais e filhos.

Crie, produza e divulgue

O Instagram é uma das melhores redes sociais para você divulgar a sua empresa. Nele, é possível postar fotos e vídeos curtos e se comunicar com o seu público. É nele também que você vai construir a imagem do seu negócio, por meio da criação de uma identidade visual.

A seguir, damos algumas dicas para você acertar no conteúdo:

  • Utilize hashtags para facilitar que usuários da rede social tenham a oportunidade de conhecer seu perfil.
  • Poste fotos do seu negócio, dos seus serviços e de clientes. E não se esqueça de que as imagens precisam ter boa qualidade.
  • Crie  uma  imagem  para  sua  marca,  postando  fotos  que  valorizem  sensações  e  que  não  sejam  apenas  com fins de  propaganda.
  • Planeje o conteúdo da sua rede por mês ou por semana. Depois, faça um cronograma de postagens. Desse modo, fica mais fácil acompanhar e atualizar o seu perfil.
  • Sempre interaja com as pessoas que comentam suas fotos. Além de criar um relacionamento com elas, que podem virar seus clientes, é possível demonstrar parte do seu bom atendimento.

Cada pai é único no mundo. Por isso, você precisa conhecer o Ricardo, um pai clássico que pode mostrar como aproveitar outras oportunidades se você tem um negócio no ramo de alimentação. E tem também o Cadu, um pai nerd que vai apresentar um novo mundo de produtos especializados.

Seja qual for o seu segmento, prepare a sua empresa para o Dia dos Pais com dicas e informações sobre como fazer do seu negócio um sucesso entre esse público.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?