FLUXO DE CAIXA

A importância do fluxo de caixa para a sobrevivência do seu negócio

MEI, neste artigo você irá aprender o que é fluxo de caixa, para que serve e a sua importância para o sucesso do negócio.

Fluxo de caixa
  • Ginástica Financeira

É preciso conhecer a fundo o negócio, e assim, conhecer o fluxo de caixa é uma das obrigações do MEI e este conhecimento deve ser um dos melhores amigos do empresário.

O fluxo de caixa é a ferramenta que ajuda o empresário a fundamentar suas tomadas de decisões, pois permite acompanhar toda a movimentação de valores da empresa, ou seja, auxilia no controle da parte financeira.

Para deixar mais simples.... 

Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra, detalhadamente, os valores que entram e saem de uma empresa e seu cálculo é feito a partir dos saldos existentes em contas bancárias e dinheiro disponível na empresa.

Por isso é importante ter um controle sobre o fluxo de caixa, pois é por meio dele que o empresário mantém a vida financeira do empreendimento organizada. Assim, ele fica ciente de todo o dinheiro da empresa, tanto as receitas e quanto as dívidas, a fim de tomar as melhores decisões na hora de remanejar os valores para setores que a empresa necessite, por exemplo, além de impedir, que você atrase os pagamentos dos impostos que incidem sobre a sua empresa. 

Qualquer falha na previsão de prazos dos recebimentos e dos pagamentos, incide na falta de dinheiro para pagar as principais contas da empresa, como salários e aluguel, além dos fornecedores. Desconhecer ou ignorar o fluxo de caixa da empresa resulta na falta de controle financeiro e perder o controle não é bom em nenhuma área, principalmente nas finanças.

Ginástica Financeira
  • Fluxo de caixa
  • Programas

Você já ouviu falar em Ginástica Financeira? Sim, você está lendo certo, mas não, não precisa vestir sua roupa de praticar exercícios, pois esta ‘ginástica’ nada mais é do que um conceito utilizado no meio empresarial para caracterizar a constante movimentação do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, o fluxo de caixa.

Então, exercite constantemente a Ginástica Financeira, pelo bem da saúde do seu fluxo de caixa, e consequentemente da sua empresa.

Programas
  • Ginástica Financeira
  • Conclusão

Mas você pode me perguntar: como fazer para controlar o fluxo de caixa, conhecê-lo
e melhor administrá-lo?

Calma, empresário. Existem diversas ferramentas que auxiliam neste momento. Uma delas são os programas específicos que fazem todo o fluxo de caixa da empresa e auxiliam na construção de demonstrativos financeiros.

Busque informação, pesquise, pergunte a um colega empresário, ou ao seu contador e encontre o melhor aplicativo para você, aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Vivemos em uma era tecnológica. Use isso a seu favor.

Para mais informações você pode acessar o site do Sebrae por meio do endereço eletrônico: ww.ap.sebrae.com.br  

Ou se preferir baixe gratuitamente ferramentas e planilhas de fluxo de caixa e controles financeiros por meio do link abaixo:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/planilhas-que-facilitam-a-gestao-financas. 

Vale lembrar que o Sebrae dispõe de soluções educacionais chamadas de OFICINAS SEI  (conteúdos de gestão exclusivos para os Microempreendedores Individuais) que tem o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão de seu negócio.

Conclusão
  • Programas

Portanto, o fluxo de caixa é importantíssimo na condução da empresa, com excelência, resultando no sucesso da mesma. Com um conhecimento real do fluxo de caixa, o MEI pode planejar-se e manter com eficiência o seu negócio e quem sabe, futuramente, fazê-lo crescer, talvez passar de microempresa para empresa de pequeno porte (EPP). O céu é o limite, para quem tem uma gestão financeira de qualidade.

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então,confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: