this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
ALI Rural incentiva inovação em empreendimentos rurais de Grajaú
Iniciado em 2021, o programa já atendeu 43 produtores em dez comunidades do município.

“Ganhamos os ovos e, numa parceria com o IFMA, nós conseguimos chocá-los. Depois de algum tempo, a gente começou o nosso aviário e, hoje, temos 130 aves. Separamos os machos mais bonitos e vendemos os demais para manter uma boa genética. Hoje, a gente não vende mais ovos, porque não temos uma produção maior. Todo dia tem gente ligando e pedindo para comprar”, conta Simone Almeida, produtora rural em Grajaú.

Depoimentos como o de Simone mostram o impacto positivo do programa Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural), iniciativa do Sebrae que visa fortalecer os pequenos negócios rurais em todo o Maranhão. O encontro realizado na última terça-feira, 13, apresentou um balanço dos resultados obtidos pelos 45 produtores atendidos pela Unidade de Negócios de Grajaú.

Ao todo, o programa atendeu até o momento 290 produtores em 35 municípios, entre 2021 a 2023. O coordenador estadual do ALI Rural, John Nunes Jacinto, ressalta que a metodologia do Agente Local de Inovação Rural visa ser uma ferramenta de desenvolvimento territorial.

“O programa iniciou em 2021 com o projeto piloto para fortalecer os empreendimentos rurais. Nós já trabalhávamos com o produtor rural, mas queríamos uma ferramenta mais eficaz para chegar até eles. Tivemos 15 agentes locais de inovação e Grajaú fez parte do projeto desde o início”, explica o coordenador.

COMUNIDADES

Em Grajaú, são dez comunidades contempladas nos três ciclos realizados. Por meio da atuação dos Agentes Locais de Inovação, o Sebrae levou aos participantes soluções de inovação e desenvolvimento sustentável de baixo custo e fácil implementação. O programa tem duração de oito meses e, durante esse período, os agentes realizaram diagnóstico, propuseram ações para solucionar as necessidades das propriedades e acompanharam a aplicabilidade destas junto ao empreendedor rural.

“O interessante do programa ALI Rural é que temos uma metodologia que se aplica a realidade do produtor em qualquer cadeia produtiva. A gente chega na propriedade, conversamos com o produtor, checamos suas necessidades e propomos um plano de melhoria específico para a propriedade produzir mais e melhor”, aponta Débora Carvalho, orientadora no programa.

O gerente do Sebrae em Grajaú, André Veras, destaca que o trabalho realizado pelo ALI Rural até aqui proporciona o fortalecimento dos negócios e cria novas possibilidades de produzir com mais sustentabilidade e uso de técnicas mais eficientes. “Inovar na propriedade não é simplesmente estar usando o celular para trabalhar. Inovar na propriedade é passar a fazer algo que não era feito antes e com resultados. Isso é o que o ALI Rural traz como contribuição, por meio desses profissionais capacitados que atuam no nosso território”, destaca

A programação do evento foi complementada com a palestra “Gestão financeira para o produtor rural”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Luciano Nascimento. A gestão financeira é um dos eixos trabalhados pelo ALI Rural que contempla, ainda, criação de novos produtos, redução de custos, melhorias no processo produtivo, marketing e vendas. Ao final, foram entregues os certificados de participação aos produtores que já completaram o ciclo do programa.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?