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Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing de conteúdo: descubra o que é e conheça seus benefícios

Descubra mais sobre o marketing de conteúdo e como começar a trabalhar essa estratégia

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Pâmela Machado

· 03/04/2023 · Atualizado em 23/11/2023
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Quer estar perto do seu público e gerar uma percepção positiva da sua marca? O marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia para seu objetivo. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre: o que é o marketing de conteúdo, quais os seus benefícios e como começar agora essa estratégia.

O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes e de valor para as pessoas, crescendo sua rede de clientes e potenciais clientes. Esses conteúdos podem ser em diferentes formatos, como texto, vídeo, foto, ebook e entre outros.

Os principais benefícios do marketing de conteúdo são:

  • Aumento e melhora na visibilidade online da marca, com ele você pode se tornar também referência e autoridade em alguns assuntos;
  • Facilidade na hora de adquirir clientes, por exemplo, as pessoas encontram seu site nas buscas e você fica em contato facilmente com potenciais clientes.

Esses são apenas alguns benefícios de destaque. Chegou a hora de conhecer como o marketing de conteúdo funciona na prática.

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Como você vai conseguir os benefícios do marketing de conteúdo na prática?

É importante destacar que, no marketing de conteúdo, você vai focar no interesse do seu cliente e não na venda direta dos seus produtos. É o momento de interagir e envolver seu público, mostrar que você é especialista no assunto e pode oferecer um conteúdo útil.

Na prática, caso você opte por produzir um artigo, o seu cliente vai buscar algo sobre o tema na internet e vai encontrar a sua marca oferecendo um conteúdo para ele. Esse conteúdo pode esclarecer alguma dúvida, oferecer uma solução para o problema dele ou até mesmo ensinar algo novo da área.

É assim que a sua marca vira referência no assunto. Quando o potencial cliente precisar de algum produto, as chances dele procurar o seu, que ele conhece, são bem maiores.

Entretanto, é preciso relembrar que você não vai excluir totalmente os interesses da sua marca. Você vai oferecer um conteúdo que o cliente tem interesse, mas vai utilizar estratégias para se beneficiar disso.

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Comece a trabalhar o marketing de conteúdo

Para começar efetivamente a construir no marketing de conteúdo, você deve pensar no seu conteúdo em três etapas: planejamento, construção e avaliação. Separamos uma explicação e um exemplo para cada uma delas.

  • Hora de planejar

Em qualquer produção de conteúdo, o planejamento é essencial. No caso do marketing de conteúdo, nessa etapa, você vai pensar:

Para definir seu objetivo é preciso pensar naqueles que podem ser medidos, como, gerar leads, gerar autoridade e entre outros. Um exemplo: o número de visitas no seu site, as menções da sua marca nas redes e em outros sites, podem demonstrar a autoridade da sua marca.

Na hora de definir o formato, você vai escolher entre vídeo, áudio, imagem, texto e entre outros. Em conjunto, você vai pensar nos canais que esse conteúdo vai ser distribuído, por exemplo, redes sociais, blog, e-mail ou outros.

  • Construindo o conteúdo

Para a etapa de construção do marketing de conteúdo não existe segredo, você vai seguir o seu planejamento. Porém, com alguns requisitos:

  • Construir um conteúdo de qualidade, considerando o estilo próprio de cada canal, além dos formatos ideais;
  • Manter uma frequência de publicação para os conteúdos;
  • Manter algo visualmente bonito e agradável para o cliente;
  • Documentar tudo, pensando na possibilidade de um checklist para se guiar, listando tudo que o seu conteúdo deve ter.

Algumas estratégias podem alavancar sua construção de conteúdo. Para texto, o SEO, que é uma otimização para motores de busca, pode te ajudar. No caso das redes sociais, utilize perfis profissionais, incentive uma conversa com seus clientes e defina a voz do seu negócio.

Para entender mais sobre cada rede social, você pode conferir o artigo “Conheça as principais redes sociais e como usá-las”.

  • É o momento de avaliar se deu certo

Por fim, chegou o momento de avaliar se a sua estratégia de marketing de conteúdo está dando certo. Lembrando, que algumas estratégias de marketing de conteúdo funcionam somente a longo prazo.

É importante conhecer as métricas e estudar sobre os indicadores-chave de performance. Como comentamos inicialmente, para comprovar que melhorou o engajamento da marca é possível verificar, por exemplo, compartilhamento em redes sociais, número de páginas visitadas no site, comentários em postagens e entre outros.

Como estamos falando sobre marketing de conteúdo no mundo digital, para te auxiliar nessa etapa, indicamos que você leia o artigo “Métricas de marketing digital: conheça algumas dicas para sua empresa”.

Percebeu que sua estratégia não alcançou o resultado esperado? Não tem problema mudar de estratégia e reformular, o importante é tirar algo da sua avaliação.

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Por fim, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre produção de conteúdo, nós, do Sebrae/MS, estamos prontos para te ajudar. Procure uma unidade mais próxima ou se preferir entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800 (whatsapp e ligação).


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