Amapá - Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas

 

Atendimento On line_Sebrae Amapá

Como Abrir uma Franquia no Amapá
  Como abrir uma Franquia no Amapá
 

Quer abrir um negócio diferente e com a receita pronta para o sucesso e apoio logístico? Uma franquia pode ser o caminho certo.

Muitos brasileiros compartilham o mesmo sonho: ter o próprio negócio. 

E saiba que há vários caminhos para conseguir montar uma empresa e alcançar o sucesso. 

Dentre os mais diversos ramos de atividades empresariais que podem transformar a vida de um empreendedor, um deles vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil: as franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação a 2009. O estudo foi realizado com mais de 1.800 marcas de franquias atuantes no País.

O setor (denominado também como franchising) é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil. 


A abertura

Para quem tem interesse em abrir uma franquia, o primeiro passo é entrar em contato com a administração do franchising desejado. 

A empresa dará a você o direcionamento necessário para adquirir uma filial na sua cidade.

Após analisar sua proposta e observar se o negócio é viável (condições de mercado) em sua cidade; consultores vão estudar o local de funcionamento; se há alguma outra empresa fornecendo um produto ou serviço semelhante, informá-lo quanto ao investimento necessário etc.

É importante saber, também, que a franquia não é uma empresa sua, logo, a matriz pode exigir que você abra uma empresa, como sociedade anônima, por exemplo, para que se possa dar andamento ao processo de aquisição da marca.

Formalizadas as questões contratuais da franquia, você seguirá o processo de abertura da sua empresa em sua cidade: obter CNPJ, alvarás do Corpo de Bombeiro e Prefeitura, abertura do negócio na Jucap, Receita Estadual (Sefaz), entre outros. Para conhecer toda a documentação necessária, clique aqui


Links relacionados

Veja aqui o rank das franquias

Conheça mais sobre o assunto no site da Associação Brasileira de Franchising

Conheça os endereços dos órgãos públicos e cartórios de Macapá e Santana.


DOWNLOADS 

Conheça as “vantagens” e as “desvantagens” das franquias.

Conheça as 10 recomendações para quem quer abrir uma franquia.


A cartilha “O que é franquia?” é fruto do trabalho do grupo técnico de desenvolvimento e expansão do fórum setorial de franquias coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 

O material tem o objetivo de esclarecer e conscientizar, de maneira introdutória, sobre o conceito de franquia ao público interessado em geral e tem a pretensão de servir de ferramenta para a disseminação do conceito de franquias no Brasil e familiarização das pessoas ao sistema, suas características fundamentais e particularidades práticas. 

Como adquirir uma franquia


Compartilhe com os amigos 


Bookmark and Share

 

"Pesquisar bem sobre a marca que se quer trabalhar é fundamental", diz franqueada

Há 10 anos a empresária amapaense Kiara Guedes decidiu abrir uma franquia em Macapá. Optou por uma escola de inglês. 

“Pesquisei o nome e o histórico de várias marcas antes de abrir o negócio, e escolhi a que melhor se adequava ao meu capital inicial para o investimento e, principalmente, a metodologia de ensino de línguas utilizada por elas”, destaca.

Segundo a empresária, existe uma pequena burocracia no processo de abertura de uma franquia, inclusive, obedecer à exigência do franqueador em relação a documentos para aprovação para, enfim, implementar a marca na cidade. Porém, diz Kiara, “não é nenhum bicho de sete cabeças”.

Quem abre uma franquia ganha com isso muitos benefícios oferecidos pelo próprio franqueador, como por exemplo, todo o apoio logístico durante o processo de abertura, que vai desde a ajuda na escolha do local onde se deve abrir o negócio até a capacitação dos funcionários. 


Negociar é a palavra-chave

“A franquia também te oferece produtos que fazem parte do marketing da empresa, como investimento em propaganda. 

Alguns são caros, mas a gente consegue negociar valores com a franquia para adequar esse tipo de investimento à nossa realidade”, orienta a empresária.

Kiara diz estar feliz com a escolha da marca que trabalha, e conta que investir em uma franquia foi um bom negócio.
 
“Sinto-me confiante em gerenciar a minha franquia, sei que não estou só. “Sempre posso contar com o apoio da franquia para me orientar na gestão do negócio”, ressalta. 


Compartilhe com os amigos 

Bookmark and Share