Pernambuco
 

 

Desafio Sebrae

 

O Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br) é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo da vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.
Universitários matriculados em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação em todo o país, organizados em equipes de 2 a 5 participantes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.
O jogo é dividido em cinco etapas nas quais as três primeiras são virtuais. Nelas, os estudantes jogam via internet por meio de um software que oferece um ambiente com dinâmica empreendedora. Já na quarta e na última etapa é adotado um sistema de imersão, quando o jogo torna-se presencial.

Em 2012, o tema escolhido é Fruticultura, pela importância dos setores de agronegócio e alimentação para a economia e o desenvolvimento de regiões rurais e urbanas do país e pela enorme riqueza das frutas produzidas no Brasil e na América Latina.
Durante o jogo, as equipes trabalharão com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais, tomando decisões relacionadas à produção (fábrica) e à prestação de serviços de alimentação (loja).

Desafio Sebrae Internacional  
Desde 2002, o Desafio Sebrae também é disputado internacionalmente. A equipe vencedora no Brasil representa o país na disputa com ganhadores de outros sete países: Chile, Paraguai, Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru e Equador.
Desde que começou a ser realizado, o Desafio Sebrae Internacional contabilizou 65 mil jogadores em mais de 500 instituições da América Latina.
O jogo faz parte da política de cooperação internacional do Sebrae que pretende crescer juntamente com os países vizinhos, aumentando o empreendedorismo na América Latina.
Em 2010, uma equipe formada por estudantes de Pernambuco venceu a etapa nacional do Desafio Sebrae e representou o país na fase internacional do jogo.

Informações: www.desafio.sebrae.com.br

Conheça o Desafio Sebrae 2010!