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Pessoas | LIDERANÇA
9 habilidades de liderança que você precisa desenvolver

Conhecer habilidades de liderança e desenvolvê-las é essencial para ter sucesso no ambiente empresarial

· 22/03/2021 · Atualizado em 29/08/2023
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Desenvolver habilidades de liderança é fundamental para as pessoas que estão à frente de um departamento e, principalmente, de uma empresa. Afinal, muitos dos problemas que acontecem no ambiente empresarial estão relacionados com a falta de uma liderança eficaz.

Alguns empresários e gestores confundem atitudes de um líder com autoritarismo. As pessoas obedecem a ordens de chefes por medo de serem demitidas ou sofrerem sanções nas empresas. Os líderes, por outro lado, estimulam esses colaboradores a serem cada vez melhores.

Por isso, conhecer habilidades de liderança e desenvolvê-las é essencial para ter sucesso no ambiente empresarial, especialmente com relação à gestão de equipes. Veja quais são elas neste artigo!

1. Boa comunicação

Uma das principais habilidades para um líder é a facilidade na comunicação. Há quem diga que essa é a prioridade em termos de coisas que uma pessoa precisa desenvolver para ser uma boa liderança. Isso porque todas as demais características vêm em conjunto com essa. Para entender a importância disso, é preciso pensar em alguns detalhes.

O primeiro é que nós vendemos a nossa imagem a todo momento. Até mesmo quando vamos a uma loja as pessoas estão analisando a forma como nos comunicamos, o tom de voz, a linguagem utilizada e, simplesmente, emitem uma opinião sobre o nosso perfil. Isso acontece em todo lugar, tanto com pessoas desconhecidas como na família ou no grupo de amigos.

A comunicação à qual nos referimos neste tópico não se trata apenas da utilização de palavras, mas, sim, da chamada “comunicação não verbal”, feita pela linguagem corporal. A boa comunicação deve ser estudada constantemente pelo líder, tanto em relação ao seu modo de falar quanto seus gestos e ações.

2. Equilíbrio emocional

Essa é mais uma das soft skills de liderança da nossa lista. Algumas pessoas confundem o equilíbrio emocional com apatia, e isso é um equívoco. Um líder habilidoso se emociona, lamenta, critica, participa e felicita. Eles não são máquinas incapazes de reagir a estímulos e acontecimentos. Na verdade, os que são assim, geralmente, não têm um equilíbrio emocional muito bem desenvolvido.

Os chefes burocráticos e antiquados não conseguem entender os estímulos psicológicos que os seus liderados emitem, tampouco têm a capacidade de controlar suas emoções e sentimentos frente a eventuais dificuldades que possam surgir no dia a dia.

Por outro lado, o líder eficiente tem um bom equilíbrio emocional e manifesta emoções e sentimentos que são capazes de atingir de forma positiva o time. Ele é capaz de governar as pessoas em prol da produtividade, do bem da sua equipe e dos resultados para a empresa.

Por fim, o equilíbrio emocional é o mesmo que sentir e administrar as suas emoções de forma positiva, evitando arroubos emocionais que podem prejudicar o trabalho da equipe e, principalmente, a sua credibilidade perante os seus colaboradores

3. Empatia

A empatia pode ser definida como a habilidade de se colocar no lugar dos outros e entender determinados problemas ou situações pelos dois lados existentes. Essa característica é essencial para um líder, especialmente para compreender os seus clientes e os profissionais que atuam na sua empresa — e ser visto como um ser humano influenciado por seus sentimentos, hábitos, emoções e história de vida.

Cuidar do capital humano de uma empresa é essencial. Portanto, colocar-se no lugar do outro pode fazer toda a diferença. A ideia por trás da empatia é tratar as pessoas da forma como você gostaria de ser tratado. O objetivo é deixar a autocracia de lado e ser mais democrático e compreensivo.

4. Facilidade de adaptação a novos cenários

Outra característica importante que está entre as competências de um o líder é a facilidade de adaptação aos novos cenários. Pessoas flexíveis têm mais facilidade de se adaptar às novas realidades que ocorrem no ambiente empresarial e, até mesmo, no mercado de atuação da empresa.

Quando o líder está aberto a mudanças e adaptações, ele também contagia os seus liderados com essa característica, tornando toda a equipe mais flexível. Esse elemento é muito importante e deve ser desenvolvido pelo líder.

Chefes burocráticos tendem a ser pessoas menos suscetíveis às mudanças que ocorrem no mundo corporativo, e isso é um dos motivos que leva empresas sólidas e com tradição a serem excluídas do mercado de forma rápida. Quem não se adéqua às novidades é removido do seu segmento sem dificuldade.

Essa adaptação a novos cenários deve vir de cima para baixo. Por mais que você tenha colaboradores que tenham esse espírito de adaptação, se ela não existir nos líderes da empresa ou, até mesmo, em você como dono, é provável que toda a empresa sofra.

Nesse caso, o líder deve ser um espelho para os seus liderados, mostrando a eles a importância de serem flexíveis e estarem prontos para a mudança.

5. Capacidade de assumir responsabilidades e riscos

Até mesmo os chefes mais desqualificados são obrigados a assumir responsabilidades em relação a determinados projetos e processos. Entretanto, não é exatamente a isso que estamos nos referindo quanto às habilidades necessárias de um líder. Essas pessoas devem assumir a responsabilidade perante as suas ações, o que é muito diferente do escopo formal de uma organização.

O líder deve fazer isso em todas as esferas pelas quais ele é responsável — sejam elas junto aos seus liderados, à direção da empresa, aos seus clientes e fornecedores e, até mesmo, com relação ao seu mercado e a opinião pública, em alguns casos.

Mais do que colocar o seu nome em documentos, o líder responde por todas as tarefas que precisam ser cumpridas até que o resultado seja alcançado, mesmo aquelas que não são executadas por ele. Assim, quando as metas e os objetivos não são atingidos, ele deve trazer para si a responsabilidade pelos resultados aquém do esperado.

Essa é uma competência que tem efeitos relacionados à motivação junto às equipes. Os colaboradores, geralmente, sentem certa segurança e, até mesmo, proteção para desempenhar as suas funções de acordo com as responsabilidades que lhes são confiadas.

Além das responsabilidades, os líderes precisam assumir os riscos de suas atribuições. Líderes completos colocam o seu próprio pescoço à prova para que uma meta seja atingida.

Isso não é fácil, é preciso ter um grande preparo mental e emocional para lidar com as suas fraquezas e limitações, gerenciando os seus pontos fortes e fracos. Mas os riscos fazem parte do sucesso. Sem eles, é difícil atingir metas ambiciosas. Além disso, não há decisão sem riscos, e não existem líderes que são incapazes de assumir responsabilidades por suas decisões mais complexas.

6. Percepção afiada

Mais uma das habilidades que um líder deve ter é a capacidade de antecipar certos problemas, e isso é conquistado graças à percepção afiada desenvolvida ao longo da sua experiência no universo empresarial.

Essa habilidade de percepção deve acontecer na resolução de problemas, dúvidas, incertezas ou inseguranças quanto a determinados padrões ou acontecimentos que podem se revelar no futuro. Esse tipo de competência, naturalmente, pode se manifestar de forma mais apurada ou abrandada nas pessoas. Nem todos nascem com a habilidade para desenvolver uma grande percepção ou estado de alerta.

Entretanto, ela é uma das aptidões mais relevantes de um líder. Por isso, é importante estar sempre aberto aos estímulos que acontecem diariamente na empresa, que podem demonstrar sinais de problemas e oportunidades e que devem ser absorvidos.

O líder pode desenvolver esse senso para que tenha abertura em relação a diversos fatores que acontecem diariamente dentro da sua empresa, entre eles:

  • a manifestação de colaboradores, suas sugestões, conversas ou críticas;
  • a recepção de dados e informações sobre fatos que cheguem até o seu conhecimento;
  • a conversa com departamentos e outros líderes de empresas que estão no seu segmento de mercado;
  • a análise das tendências e inovações que podem ser interessantes na sua área de atuação.

A percepção, de fato, é uma faculdade mental que pode ser desenvolvida por pessoas mais abertas a receber esse tipo de informação. Ela pode ser equiparada à disponibilidade e à tolerância de uma pessoa que exerce função de liderança.

Chefes e administradores centralizadores jamais seriam capazes de desenvolver esse tipo de habilidade. Afinal, falta sensibilidade e, principalmente, a ideia de que eles não são os donos da verdade, que o mundo muda com frequência e o seu mercado também. Logo, não conseguem estar abertos para perceber eventuais elementos que podem afetar positivamente ou negativamente a sua empresa.

Precisamos deixar claro que a percepção não se trata de algo extrassensorial ou uma visão mágica. Ela tem mais relação com a habilidade de observar os elementos que estão ao seu redor e verificar as formas como eles podem impactar seu trabalho, a equipe e a empresa como um todo.

7. Comprometimento

Muito se fala na diferença entre ser líder e ser chefe. Na prática, o conceito se distingue na capacidade que uma liderança tem de estar mais próxima da equipe, de oferecer suporte para as distintas demandas e de contribuir para que a área tenha mais autonomia. Assim, o dia a dia de trabalho funciona de um modo que as decisões são tomadas sem hierarquização, com todos sendo participativos e estratégicos de acordo com as suas funções.

No caso do comprometimento, temos uma habilidade de liderança no momento de delegar tarefas. Qualquer pessoa pode repassar atividades para os outros membros de um time. No entanto, o líder que conta com habilidades específicas para exercer seu trabalho precisa se envolver no que é delegado. Assim, entende como aquelas funções impactam os resultados do negócio e também está caminhando lado a lado para alcançar o objetivo da empresa.

Dessa forma, periodicamente é preciso ter o conhecimento sobre o que cada pessoa tem tocado, os desafios enfrentados, prazos repassados e prazos que realmente seriam precisos para concluir a atividade, entre outros pontos.

8. Escuta ativa

Escuta ativa, como o próprio nome já sugere, se refere ao processo em que a liderança é capaz de ouvir, entender e estabelecer planos de ação para as questões trazidas pelo colaborador. Não basta apenas ter um tempo disponível em sua agenda para conversar sobre diferentes tópicos, mas sim traçar objetivos junto ao profissional para que ele realmente tenha o senso de pertencimento e consiga fazer as suas entregas de forma mais simplificada.

Para que a liderança possa desenvolver a escuta ativa e, assim, uma liderança positiva, algumas práticas podem ser implementadas, como:

  • fazer o uso de perguntas mais abertas a fim de que a equipe possa desenvolver mais o raciocínio e trazer demandas que contribuam para melhorar o trabalho como um todo;
  • escutar as respostas trazidas com atenção, de modo que possa sugerir ações concretas para as atividades;
  • confirmar o que estudou, trazendo as percepções da interpretação feita;
  • oferecer feedback para o interlocutor sempre que for possível, entre outros.

9. Criatividade

A criatividade é importante para o papel de liderança por conseguir fazer com que as pessoas se inspirem mais no cotidiano e adotem ideias mais inovadoras. Para desenvolver esse aspecto, sugerimos algumas dicas práticas:

  • ter sempre uma mentalidade de crescimento, entendendo onde o time está e onde pode chegar, bem como traçando metas para que isso aconteça;
  • participar de diferentes experiências, seja com as pessoas da sua área, seja com pessoas de outros times (o que contribui para ter uma visão diferente de processos, por exemplo);
  • investir mais na leitura de diferentes tópicos, de modo que possa constantemente aprender;
  • cuidar tanto da saúde física quanto da mental, uma vez que vai impactar o desenvolvimento da criatividade;
  • aprender com os erros e entender como eles poderiam ter sido evitados;
  • investir nos estudos, entre outros.

Por fim, podemos concluir que essas são as principais habilidades de liderança que você precisa desenvolver. Com elas, você certamente conseguirá inspirar a sua equipe a atingir as metas e os objetivos que foram definidos pela empresa, além de cultivar um relacionamento mais amigável e produtivo com todos os seus liderados.

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre outros assuntos relevantes para o sucesso do seu negócio? Para tanto, confira um outro post que preparamos. Nele, mostramos 5 dicas para criar uma página da sua empresa na internet.


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