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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
10 dicas de Marketing Digital para o seu e-commerce ter sucesso

Aprenda a usar as estratégias de marketing digital para atrair clientes e aumentar as vendas do seu e-commerce.

· 21/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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O marketing digital tem estratégias e ferramentas para você alcançar bons resultados e reforçar a presença digital da sua marca e do seu e-commerce.

Hoje, a internet faz parte da vida das pessoas, que a utilizam para se divertir, relacionar-se e também para fazer compras. Os consumidores estão on-line, ainda que tenham preferência pela loja física, já que alguns preferem ver e manusear o produto antes da compra.

No entanto, mesmo indo à loja física, eles acabam recebendo uma influência do mundo on-line. Com a facilidade de acesso à internet em celulares, os consumidores se habituaram a fazer pesquisas on-line sobre produtos e serviços. Segundo a  Hedgehog Digital, 93% dos brasileiros realizam buscas on-line antes de comprar.

E não podemos nos esquecer dos clientes que compram, exclusivamente, on-line. Seja pela comodidade de receber o produto em casa, sem pegar transporte público ou procurar estacionamento, seja pela praticidade de realizar uma compra com poucos cliques, de maneira rápida, sem enfrentar filas. 

O marketing digital tem estratégias para todos os perfis de consumidores. Por meio de uma estratégia de comunicação personalizada e direta, nos momentos de interesse do consumidor, ele aumenta a presença digital do seu e-commerce, gera autoridade da sua marca, engaja sua audiência e direciona suas ações. Tudo isso pode ter como resultado o aumento dos seus clientes e das suas vendas. 

Pensando no sucesso que o seu e-commerce pode alcançar, separamos 10 dicas de marketing digital para você conhecer e aproveitar:

  1. Pesquise, organize e elabore um plano de negócio. Sabendo os seus objetivos, metas e ações de curto, médio e longo prazo, você pode direcionar melhor os seus recursos e estratégias de marketing digital.
  2. Profissionalize e otimize a navegação do seu site ou loja virtual. Invista em segurança e mostre isso para o seu cliente. Publique informações precisas e depoimentos de clientes. Seu site precisa ter um design responsivo, com velocidade de carregamento e versão mobile, por exemplo.
  3. Valorize o seu produto com descrições detalhadas, fotos com boa qualidade, precificação correta e sugestões de uso.
  4. Entenda e utilize corretamente a jornada do consumidor. O funil de vendas é um modelo genérico que você pode tomar como base para definir ações, observando o momento do seu cliente no funil. De modo geral, as etapas do funil de vendas são: Descoberta, Consideração e Tomada de Decisão. Lembre-se de que a jornada do consumidor nem sempre é linear e que o funil é um modelo generalista. O ideal é que você conheça o perfil do seu cliente.
  5. Invista em marketing de conteúdo para se relacionar e captar leads. O marketing de conteúdo é o momento de mostrar que o seu e-commerce tem autoridade e está por dentro das tendências e novidades. Você pode investir nas redes sociais ou criar um blog.
  6. Utilize o e-mail marketing, principalmente para manter um relacionamento com seu cliente. Mostre que ele tem exclusividade e recebe primeiro as suas ofertas e promoções, por exemplo.
  7. Conheça e utilize os gatilhos mentais na sua estratégia para ajudar o seu cliente a decidir pela compra. Os gatilhos mentais são ações que provocam uma emoção ou uma reação no seu cliente. Você pode usar gatilhos de escassez, avisando no e-mail marketing, por exemplo, que a promoção está perto do fim ou que os produtos estão se esgotando. 
  8. Utilize estratégias de otimização do seu site nos mecanismos de pesquisa. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que dão mais visibilidade para o seu site nos buscadores on-line, como o Google. Por exemplo, você pode detalhar as descrições dos seus produtos com palavras-chave, que são aquelas que as pessoas usam nos buscadores na hora da pesquisa.
  9. Não se esqueça de proporcionar ao seu cliente uma excelente experiência pós-venda. Você pode manter essa experiência positiva do pós-venda com uma boa estratégia de marketing digital para as suas redes sociais, por exemplo. 
  10. Monitore seus resultados com as métricas e relatórios que as ferramentas de marketing digital disponibilizam. Somente visualizando todo o processo, com dados, é possível descobrir lacunas e verificar quais as estratégias que precisam ser adequadas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO 

E-commerce: marketing e divulgação são grandes aliados

 A jornada do consumidor

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Planeje-se para o comércio eletrônico


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