WhatsApp Business é um canal de atendimento estratégico para os pequenos negócios.

Entre os canais digitais, o WhatsApp é um dos mais relevantes, porque ele possui uma penetração massiva, alcançando pessoas de quase todos os tipos de faixas etárias, classes sociais e regiões. Trata-se do aplicativo de mensagens favorito dos brasileiros.
Uma pesquisa da Opinion Box, com quase 2 mil usuários do aplicativo no Brasil, mostrou que 98% dos entrevistados possuem WhatsApp no celular e 86% usam diariamente. Além disso, 76% conversam por mensagem com empresas e 64% já fecharam compras pelo canal.(Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil).
O Facebook estima 140 milhões de empresas ativas, por mês, nos seus aplicativos e serviços. E a versão WhatsApp Business foi desenvolvida especialmente para os pequenos negócios e tem mais recursos que o aplicativo tradicional. Por isso, é preciso baixar, especificamente, o Business na loja de aplicativos. O ideal é não cadastrar um telefone pessoal, mas o da empresa, pois se trata de uma conta comercial.
Com essa conta, você define um perfil completo do seu negócio, cadastrando o horário de abertura e fechamento, endereço, e-mail e site. Você também tem a possibilidade de integração dos anúncios veiculados nas outras plataformas da Meta (Facebook e Instagram).
Abaixo, listamos os cinco principais recursos do WhatsApp Business para os pequenos negócios:
- Mensagens de ausência
Sabemos que uma boa parte do público é ansioso e deseja uma resposta imediata. As mensagens de ausência são importantes para diminuir essa ansiedade e, eventualmente, alinhar as expectativas de retorno por um atendimento humanizado. Se o seu cliente enviar uma mensagem fora do seu horário de atendimento, por exemplo, você pode programar a mensagem dizendo que em breve irá atendê-lo e dizer o seu horário de funcionamento.
- Mensagens de saudação
Assim como as mensagens de ausência, as de saudação podem reduzir a ansiedade do cliente e já estabelecer uma primeira comunicação com ele. Você consegue colher informações iniciais e importantes para a jornada de compra. Por exemplo, você pode dar as boas-vindas, apresentar-se, perguntar o nome e qual produto o cliente quer ter informações.
- Etiquetas
Com as etiquetas é possível gerenciar o volume de conversas e categorizá-las da maneira mais adequada. Você consegue classificar os contatos e mensagens, individuais ou de grupos, por cores. É uma maneira de filtrar, por exemplo, os pedidos que já foram pagos, entregues ou que estão em negociação.
- Catálogo
Com esse recurso, os empreendedores podem fazer catálogos com seus produtos ou serviços. Por isso, lembre-se de colocar fotos de qualidade, uma boa descrição e os preços. O catálogo é uma vitrine virtual, que facilita e agiliza o atendimento do cliente.
- WhatsApp Pay
Esse recurso é voltado para pessoas físicas. Os seus clientes podem fazer pagamentos por meio dele, pois funciona como uma transferência em dinheiro. Para usar o WhatsApp Pay, o usuário adiciona o cartão de débito na conta do aplicativo, cria um PIN de seis dígitos (ou a biometria) e coloca os dados financeiros. O pagamento é habilitado pelo Facebook Pay.
Essa forma de pagamento pode facilitar o cotidiano do empreendedor, mas é preciso atenção e cuidado, já que as compras estão sendo transacionadas online.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Semana do Marketing Digital - Use o WhatsApp para impulsionar o seu negócio
Venda mais com o WhatsApp Business
E aproveite os cursos do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)