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Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
6 motivos para consumidores desistirem no momento de concluir a compra

Entender o motivo que faz os consumidores abandonarem o carrinho de compras permite ao empreendedor escolhas mais estratégicas para evitar essa perda.

· 29/07/2022 · Atualizado em 10/08/2022
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A taxa de abandono de carrinho refere-se àquele momento em que o consumidor visita o seu site, é atraído por determinados produtos de seu interesse, adiciona-os em seu carrinho de compras, mas acaba saindo do seu site sem concluir a compra.

De acordo com pesquisas realizadas pelo E-commerce Radar, 82% dos consumidores abrem mão da compra antes de realizarem o seu pagamento.

São muitos os possíveis motivos pelos quais o consumidor abandona o carrinho cheio. Veja alguns deles abaixo:

  • Indecisão

No momento de compra, é comum que o consumidor, diante de diferentes produtos e preços, desvie a sua atenção e questione a decisão de compra, o que pode resultar na sua desistência.

  • Internet

A pressa do dia a dia faz com que os consumidores em sua loja virtual sejam imediatistas e busquem por soluções mais rápidas.

Por isso, se a internet do cliente estiver lenta ou se o seu site não carrega como deveria ou é de difícil acesso, o consumidor provavelmente vai abandonar o carrinho antes de pagar pelos produtos que escolheu.

  • Preço

Existem diversas opções espalhadas pela internet e, caso o seu potencial consumidor encontre o produto que ele está buscando em outro site e com um preço mais baixo, ele também desistirá de finalizar o pagamento com você.

  • Frete

Os fretes adicionados ao valor total do pedido são responsáveis por 62% de desistência das compras em e-commerces, de acordo com uma pesquisa feita pela Octadesk.

Esse também é o momento em que o seu possível consumidor colocará na ponta do lápis o que parece mais em conta para ele: comprar on-line ou comprar em uma loja física?

  • Pagamento

Para não perder o seu consumidor no momento mais importante do processo de compra, ofereça todas as formas de pagamento para que ele possa ter a tranquilidade de escolher aquela que lhe parecer mais viável.

Por isso, considere trabalhar com cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência bancária, Pix e WhatsApp Pay.

  • Entrega

Antes de concluir a compra, o consumidor irá se deparar com o prazo de entrega daquele produto. Se os caminhos são longos, os prazos são mais longos ainda, o que pode causar desistência e uma nova procura por soluções mais imediatas.

Mas como evitar a desistência no momento de concluir a compra?

  • Transparência

Seja claro em todas as suas comunicações, incluindo política de trocas, prazos de entrega e prazos para envio de respostas.

  • Navegabilidade

Tenha um site completo, com todas as informações e produtos disponíveis, mas que seja fácil de usar. Com um site simplificado, seus consumidores conseguem navegar melhor e encontrar o que precisam de forma mais ágil e simples.

  • Segurança

Insira uma confirmação de segurança no seu site para que seus clientes se sintam protegidos ao fornecer alguns de seus dados pessoais.

Portanto, empreendedor, planeje ações de remarketing para esses “quase” consumidores da sua loja on-line.

Anuncie nas plataformas e nas redes sociais e, se possível, mantenha contato através do e-mail marketing.

Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou de entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800 570 0800.

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