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Mercado e Vendas | CONSUMO
10 Dicas de sucesso para o varejo de alimentos e bebidas

Segue um conjunto de dicas para ajudar o seu negócio a prosperar. São dicas atualizadas, que contemplam as dificuldades e oportunidades do cenário atual.

· 27/01/2022 · Atualizado em 09/09/2022
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  1. Localização da venda e praça de entrega

A localização do seu negócio precisa ser bem pensada. Deve-se considerar o público que vai frequentar presencialmente, e aquele que ainda trabalha remotamente e busca a comida para casa ou pede delivery. Teremos uma transição ainda complexa pela frente. Pensando no público que frequenta presencialmente ou busca comida no local, a empresa precisa estar presente em locais de fácil acesso e próxima do seu público-alvo.

Para quem trabalha com entregas, é importante conseguir se posicionar no território e definir seu raio de atuação na cidade. O objetivo é evitar tentar atender regiões que o produto demore muito a chegar ou chegue comprometido. O produto tem que chegar em boas condições e dentro do tempo prometido, isso exige planejamento.

  1. Entrega de valor x preço competitivo

A inflação alta e os preços elevados dos alimentos estão promovendo mudanças no comportamento do consumidor, que provavelmente levará muito em consideração preços que caibam no seu bolso. A tendência é um consumidor que procure menos produtos “gourmetizados” com preços elevados, e foquem mais naqueles que mantenham a qualidade e preços justos.

No momento de montar o cardápio e produtos, o empresário deve considerar essa tendência de consumo. Algumas dicas que podem ajudar são: em vez de carne, que teve uma grande alta no preço, utilizar um frango bem-preparado pode ser uma opção adequada. Colocar opções de pratos vegetais, que atendam o público vegetariano ou vegano. O importante é pensar qual é a entrega de valor que você pretende oferecer a seus clientes.

  1. Atendimento

Tanto o atendimento presencial quanto o online são fundamentais para o funcionamento do negócio.

No presencial, não raro, um bom atendimento, combinando gentileza com eficiência, pode encantar o cliente.

No universo digital, hoje o empresário precisa estar em várias plataformas. O problema é que, uma vez lá, ele tem que ser capaz de dar retorno às demandas, seja um pedido, seja uma consulta de preço, de cardápio, em todas as redes sociais utilizadas. É preciso se organizar para responder rápido em todos os canais (whatsapp, comentários e mensagens diretas do Instagram, facebook etc).  A resposta precisa ser rápida, pois no meio digital é muito fácil para o cliente encontrar outra empresa que responda mais rapidamente. Se você postou uma propaganda no Instagram, por exemplo, e um potencial cliente clicou lá e está tentando saber os preços, o empresário tem que conseguir atender esse internauta.

  1. Apresentação/embalagem

Para quem realiza entregas, a embalagem do alimento precisa ter uma boa apresentação, ser prática e, se possível, ter atributos de sustentabilidade. Hoje uma parte do consumidor está de olho nisso. É uma tendência em crescimento.

  1. Insumos diferenciados (saudabilidade, sustentabilidade, valorização da origem)

Esse item remete-se a trabalhar os ingredientes dos alimentos. Um molho de tomate, por exemplo, onde foi comprado? No atacadão? Ou foi feito na casa? É orgânico? É artesanal? É mais saudável? Tem aditivos químicos? É sustentável?
Junto com isso apresenta-se a tendência de valorização da origem, ou seja, o fator geográfico – se foi comprado, por exemplo, no mercadinho da região, ou se os vegetais foram comprados da agricultura familiar, se a cerveja é de produção local etc. A questão dos insumos de produção local é um tema com muito potencial para crescer e que merece atenção do empresário.

  1. Qualidade

Qualidade geral dos produtos e dos serviços. Isso é essencial, talvez o item mais importante do negócio. Qualidade dos insumos, dos processos, do atendimento, do ponto de venda, da apresentação do produto. Controle de qualidade, produtos padronizados. O cliente espera encontrar sempre o mesmo produto quando volta ao local.

  1. Cardápio/mix inteligente

O cardápio precisa ter sintonia com o que seu público busca, mas também tem que ser realista em termos de valor. E ser realista não apenas no sentido de cobrar barato, mas garantir alguma margem de lucro. A elaboração dos preços do cardápio e a relação entre custo e preço final é assunto sério que pode algum suporte especializado. O Sebrae tem um atendimento voltado a essa área crucial para os estabelecimentos do setor. Principalmente em restaurante que às vezes está com um cardápio um pouco defasado com o que o consumidor está procurando. Um caminho para oferecer opções mais em conta pode ser substituir produtos que estejam muito caros, como a carne bovina por outras carnes ou alternativas vegetais. No mínimo é importante ter opções.

Além disso, é importante pensar no mix de produtos. Um cardápio muito extenso pode atrapalhar o processo de produção e também deixar o consumidor confuso. É importante definir um mix que atenda a demanda do seu público. Sobre o cardápio físico, é importante pensar no layout e na facilidade de leitura  para o consumidor, uma opção em alta hoje é dia são os cardápios digitais.

  1. Design/layout

O espaço do estabelecimento tem que considerar que o consumidor vai viver uma experiência, quando entrar ali. O consumidor tem que se sentir bem ali dentro, o layout precisa passar a essência da empresa. O layout da cozinha, ou da padaria, por exemplo, é outro fator relevante, pois tem a ver com a produtividade do negócio.

  1. Segurança e saúde

É importante considerar a segurança do alimento e a boa conservação dos produtos e também a segurança em relação à higiene do local e à saúde do público, sobretudo no que diz respeito à pandemia, com destaque para medidas de distanciamento mínimo, opções de álcool gel etc.

  1. Proximidade com clientes (redes sociais, fidelização)

Tem muito empresário que desconhece o tema. Mas hoje ele tem alta relevância. É preciso criar esse hábito de se relacionar com seu público pelas redes sociais, criar seguidores, conhecer esse público, quem é, onde mora, do que gosta etc.

Ferramentas de fidelização também são importantes e não precisam ser necessariamente online. O velho cartão de fidelidade que muitos restaurantes ainda usam funciona bem. Atendimento humanizado também é muito importante e agrada a clientela.  Tudo isso funciona e gera proximidade.

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