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Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Grandes nomes e marcas do ramo dos cosméticos no Brasil e no mundo

Viaje pela história de pessoas e empresas que revolucionaram o mercado da beleza e da estética.

· 11/06/2014 · Atualizado em 09/05/2023
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Qual a primeira marca que vem à sua cabeça ao pensar em um creme ou perfume? Em produtos de beleza, no geral? Sabia que reunimos os grandes nomes e marcas desse mercado e agora você poderá viajar pela história dessas pessoas e empresas que, literalmente, revolucionaram o mercado de beleza e de estética no mundo e no Brasil? Muitas dessas marcas podem, inclusive, estar na sua prateleira agora. Vamos lá?

7 nomes e marcas mais importantes do ramo dos cosméticos no mundo

1. Helena Rubinstein

Empresária e cosmetóloga polonesa que, com 18 anos, mudou-se para a Austrália onde começou a misturar fórmulas médicas e pomadas. A pele das mulheres australianas sofria devido aos efeitos do calor e do clima seco e, assim, foi a primeira especialista em beleza a classificar a pele como seca, normal e oleosa. Identificando necessidades não atendidas, evoluiu na produção de cosméticos e abriu seu primeiro salão de beleza, em 1902, em Melbourne, graças ao sucesso do Crème Valaze, que foi o primeiro de muitos cremes de tratamento que a consumidora consciente da beleza “simplesmente tinha que comprar”. Em 1908, outro salão é aberto em Londres, em 1912 em Paris e 1915 em Nova York. Depois disso, começou a fabricar e distribuir seus produtos em grande escala. Tornou-se uma das mulheres mais ricas do mundo e uma das principais forças no desenvolvimento da indústria de beleza. Combinou ingredientes poderosos em sua mistura de marketing: embalagens brilhantes, endosso de celebridades, pseudociência e, posteriormente, a incorporação da cultura em seus pontos de venda.

2. Elizabeth Arden

Formada em enfermagem, começou na cozinha de casa a formular cremes para queimaduras e elaborou loções e pastas cosméticas, utilizando gorduras, leites e outras substâncias. Essas substâncias eram diferentes das oferecidas pelos médicos da época, e tinham finalidades hidratantes e nutritivas. Logo a cozinha passou a ser seu laboratório, e dedicou seu tempo em busca do creme perfeito. Aos 30 anos foi para Nova York e, com a ajuda de um químico, começou a elaborar o “creme perfeito”, o seu grande sonho. Simultaneamente foi trabalhar em um salão de beleza e dominou a arte da massagem facial, orientada e treinada pelo maior especialista da época. A partir daí, Florence Nightingale Graham estava se tornando uma esteticista. Em 1910, abriu seu primeiro salão de beleza na Quinta Avenida e, com sua visão empreendedora, mudou seu nome para Elizabeth Arden. Já com o novo nome, começou a frequentar lugares importantes da sociedade e foi assim que seu salão logo passou a ser conhecido como o melhor da cidade. Viajou muito e expandiu os negócios por todo o mundo, montando filiais em vários lugares. Construiu um verdadeiro império da beleza. Promoveu a prática da maquiagem, divulgando a pintura dos olhos no estilo “olhar total”, o uso do ruge e do pó, sendo a maquiagem expressiva a última moda em Paris. Idealizou a beleza completa, com a pele tratada com cremes e loções específicas para adstringir, tonificar e hidratar, e em seguida a isso o uso da maquiagem. Fez do seu salão um perfeito complexo da beleza. Em 1920, mais de cem produtos levaram sua marca, chegando a dominar o mundo – em 1930 havia em sua linha mais de 600 produtos, sua marca era uma das mais conhecidas do planeta. Morreu aos 88 anos, deixando uma herança de fórmulas de cremes e loções e maquiagem de qualidade. Seu nome virou sinônimo de luxo e glamour.

3. Revlon

Empresa norte-americana fundada em 1932 pelos irmãos Charles e Joseph Revson, juntamente com o químico Charles Lachman. Ao procurar um nome para a marca, os três utilizaram o sobrenome Revson, mas com uma pequena mudança: a letra L, de Lachman, foi colocada no lugar da letra S. O primeiro produto de sucesso da Revlon foi um verniz de unha, chamado posteriormente de esmalte. Em apenas seis anos depois de sua criação, a empresa já alcançava lucros milionários.

4. Max Factor

Em 1909, um senhor de nome Max Factor, maquiador de origem polonesa, que começou sua carreira maquiando os integrantes do Royal Ballet na Rússia, inaugurou uma pequena loja no centro teatral na cidade de Los Angeles. No ano de 1914 criou a primeira maquiagem especificamente para personagens de filmes, uma espécie de graxa cosmética em forma de creme com 12 tipos de graduações de cores. Começou com maquiagem para teatro, na costa oeste dos Estados Unidos, mas logo percebeu o potencial do mercado doméstico de consumo.

5. Anna Pegova

 Cosmetóloga e empresária russo-francesa, nascida em 189. Amiga de Helena Rubinstein, tornou-se uma grande cosmetóloga a partir dos anos 30. Descobriu entre as matérias básicas, as mais nobres, ativos inovadores e criou os cuidados cosméticos e depois técnicas estéticas. Adquiriu então um renome mundial ao criar o peeling vegetal, que formulou depois de muitas adaptações. A Segunda Guerra Mundial adiou a abertura de seu instituto de beleza em Paris, que finalmente foi inaugurado em 1947, na Avenida Matignon, com grande sucesso. Depois, Madame Pegova decidiu explorar o mundo, para prospectar terreno para sua marca. Após sua morte, seu filho tomou a frente do instituto e desenvolveu a marca no Brasil. Alguns anos depois, um grupo familiar independente, que havia comprado a marca ao filho de Anna Pegova, não tendo equipe local para se encarregar do desenvolvimento, decidiu parar as operações na França e se concentrar no Brasil.

6. Estée Lauder

Nascida Josephine Esther Mentzer, foi uma emblemática cosmetologista estética. Fundou uma companhia fabricante de produtos de beleza e cosméticos com seu nome, que rapidamente se tornou sinônimo de qualidade, feminilidade e satisfação. Começou vendendo os cremes que eram fabricados por seu tio, um químico vienense, em sua própria cozinha. Logo em seguida, passou a preparar os seus próprios cosméticos, que imediatamente foram postos à venda em vários salões de beleza de hotéis de luxo de Nova Iorque. Utilizava como técnica de comercialização a colocação de seus produtos ao alcance de sua clientela, disponibilizando amostras grátis, que surtiam notável impacto de divulgação. A marca ficou conhecida internacionalmente quando foi adotada pela loja de departamentos de Harrods, em Londres, no ano de 1960. Estée representava o maior “faro” existente no ramo da perfumaria. Consagrada em 1998 pelo periódico semanal The Times como “gênio do negócio mais influente do século”, deixa-nos como herança um real império da beleza. Os produtos do grupo (que inclui algumas marcas como Estée Lauder, Clinique, Aramis e Origins) encontram-se disponíveis em mais de 14 mil distribuidores varejistas. Criando seus próprios laboratórios de pesquisas de alta tecnologia, através de renomados cientistas e dermatologistas, Estée torna-se referência absoluta na pesquisa científica do ramo da cosmetologia.

7. Nadine Georgine Payot

 Cosmetologista ucraniano-francesa, nasceu em Odessa na Ucrânia em 1906, foi morar em Lausanne na Suíça para estudar medicina, formando-se em 1912. Desenvolveu uma técnica de massagem com as pontas dos dedos e um creme nutritivo, um revolucionário tratamento cosmético. Trabalhando em salões de beleza nos Estados Unidos, difundiu a técnica, ficando muito conhecida. Em 1927, voltou com seu marido para França, onde fundou um laboratório onde químicos especializados faziam fórmulas de produtos cosméticos sobre sua supervisão. O sucesso foi enorme, fazendo com que Dra. N.G. Payot abrisse, em 1935, o seu primeiro Instituto de Beleza na Rue de Castiglione. Mais tarde, fundou uma escola de beleza, formando esteticistas.

Quem deixa o nome gravado na história do mercado de beleza no Brasil?

Léa Grumback

Em 1953, Pierre Grumback introduziu a marca Payot no Brasil. Sua irmã, Léa Grumback, implantou a profissão de esteticista e montou o primeiro instituto de beleza sofisticado em São Paulo. Ensinou e preparou muitas esteticistas para atender ao seu público.

Dirce Grotkowski

Em 1969, o casal Dirce e Silvio Grotkowski adquiriu a empresa Payot. Em seguida, fundaram a escola Payot de excelente nível técnico-educacional, que sempre esteve cotada como uma das melhores do Brasil.

Anne Marie Klotz

Fundou no Rio de Janeiro a primeira escola de estética, “Ecole Francis Bel”, e formou várias personalidades do mundo da estética brasileira. É fundadora, também, do FEBECO (Federação Brasileira de Estética e Cosmetologia).

Maria Lígia Belfort Carrato

Em 1979, Maria Lígia e o marido, Dr. Rogério Carrato, lançaram a primeira linha de cosméticos com princípios ativos de extratos vegetais, com a denominação da marca Rama. Abriram a clínica de estética Socila, uma das mais famosas do Brasil, que oferecia além de tratamentos, aulas de moda e etiqueta. A Socila foi pioneira em oferecer tratamentos pós-operatórios de cirurgia estética.

Antonia Maria Guimarães Rosa

Esteticista e enfermeira formada pela Ecole Francis Bel, foi presidente da FEBECO na década de 1980. No exercício de seu mandato foi à Câmara Federal, em Brasília, para lutar pelo reconhecimento da profissão de esteticista. Fundou a escola de estética Antônia Maria.

Maria Celina Meirelles

Esteticista formada pela Ecole Francis Bel, fundou em 1981 a associação dos profissionais de estética e cosmetologia do Rio de Janeiro. Participou ativamente das negociações na realização do primeiro Congresso Internacional do Cidesco na década de 1980 junto à FEBECO. Em sua gestão, conseguiu reunir em um ano mais de 1.800 sócios na ASSERJ. Autora de vários livros: Estética, 1000 questões em estética e muitos outros.

Hugo Turovelsky

Editor da Revista Les Nouvelles Esthétiques na década de 1990 até 2012. Realizou diversos Congressos Internacionais de Estética no Brasil, conhecido como “EstéticaKa Brasil”. Premiou diversas esteticistas com estatuetas pelos seus trabalhos em estética.

Raul Malheiros

Professor de Estética da Empresa Payot na década de 1990. Também foi consultor técnico em várias empresas de equipamentos e cosméticos.

Luiz Fernando Lomba e Marcos Lomba

Na década de 1983 foi editor da Revista Les Nouvelles Esthétiques Vida Estética, que tinha como patrocinadores os empresário João da Mata da Skiner e Dirce da Payot. Sua carreira foi marcada com o objetivo de trazer para o Brasil conhecimentos de altíssimo nível internacional.

Quer saber mais?

A indústria nacional de cosméticos está concentrada em grandes players, e centralizada em duas regiões do país. Para se ter uma ideia das 2.392 indústrias nacionais existentes, apenas 20 respondem por 73% do faturamento do setor. Esse mercado ainda é muito influenciado pela presença de fornecedores internacionais. Estima-se que os negócios formalizados representam apenas 20% dos existentes.


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