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Fri Aug 26 08:16:41 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A sua empresa já tem um intraempreendedor?

O intraempreendedor é mais do que um colaborador interno: ele consegue aproveitar oportunidades para concretizar ideias.

· 04/08/2022 · Atualizado em 26/08/2022
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O Brasil é um dos países com o maior número de empreendedores em todo o mundo, seja para absorver a mão de obra dos recém-formados que não encontram colocação no mercado e são movidos pelo desejo de ter o seu próprio negócio, seja por necessidade. Os números comprovam isso: em 2021, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais) - um crescimento de 19,8% em relação a 2020. Segundo estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, em 2021, essas empresas representavam 56,7% dos negócios em funcionamento no país, com cerca de 43 milhões de empreendedores.

O fato é que empreender é um conceito já amplamente discutido e utilizado no mundo dos negócios, referindo-se às habilidades de criar e implementar mudanças, inovações e melhorias em um mercado ou negócio. Um perfil empreendedor apresenta características como resiliência, iniciativa, criatividade, liderança, entre outras. 

E intraempreendedorismo? Você já ouviu esse termo? Atualmente, ele é um dos recursos mais importantes das empresas com alta produtividade, já que elas procuram, cada vez mais, profissionais proativos e inovadores, que sejam capazes de propor soluções inusitadas para seus problemas. Em outras palavras, esses colaboradores conseguem agir como empreendedores dentro da empresa - por isso o nome intraempreendedorismo.

Para que essas diferenças fiquem mais claras, é possível destacar que o empreendedor costuma trabalhar em seu próprio negócio, independentemente do porte, ao passo que o intraempreendedor é funcionário de empresas que já existem. Outro aspecto a se considerar é que, enquanto o foco do empreendedor está em melhorias gerais, testes e aplicações com seu público, o do intraempreendedor está na criação de novas tecnologias, modelos de gestão, estruturação e melhorias no ambiente da empresa onde trabalha. Assim, é possível perceber que o intraempreendedor vai agir como um empreendedor interno, portanto o seu perfil também exige algumas características típicas de um empreendedor, tais como iniciativa, liderança, protagonismo, resiliência, entre outras. 

Existem, basicamente, dois tipos de intraempreendedorismo: de valor agregado (com o desenvolvimento de projetos com base nas necessidades dos clientes, agregando valor para a marca e proporcionando crescimento) e spin-off (com projetos que “fogem” dos conceitos pelos quais a empresa é conhecida). O botão de curtir do Facebook e o Gmail do Google, por exemplo, são criações com base no trabalho de intraempreendedores.

Não importa se a empresa é grande ou pequena, intraempreender é sempre uma possibilidade. Mas, para criar um ambiente favorável a isso, é preciso comprometimento da diretoria, dos gerentes e de todos os colaboradores da empresa, além de flexibilidade e muito trabalho em equipe. Leia mais sobre o assunto no artigo que o Sebrae disponibilizou abaixo.

Saiba mais

Empreendedorismo e intraempreendedorismo: a bola da vez


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