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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Analise o mercado antes da tomada de decisões

A tomada de decisões deve considerar o sistema de informações de marketing, a relação com clientes, a análise de mercado e a concorrência.

· 08/12/2014 · Atualizado em 02/08/2022
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Verifique o mercado

A realização de análise de mercado torna-se um diferencial competitivo, principalmente, porque os desafios no mercado são constantes, junto com as mudanças de tecnologias e posicionamentos dos concorrentes. 

Decisões seguras e firmes para o negócio precisam do reconhecimento destas informações, dentro de todos os cenários possíveis. 

Empresas competitivas possuem informações sobre as necessidades e tendências de mercado, desejos e expectativas do público-alvo, ações e hábitos de compra dos consumidores, além das atitudes da concorrência. 

Neste artigo, veremos técnicas e etapas para você olhar o seu negócio como um todo e estar atento a oportunidades e ameaças, monitorando e analisando o ambiente e agir estrategicamente. 

Colete informações

A coleta de informações exige métodos consistentes, dedicação e tempo para interagir com os clientes e observar a concorrência. Essas ações fazem parte do Sistema de Informações de Marketing (SIM), uma ferramenta que todo negócio deve ter. Procure conhecer e veja se é adequada às características do seu negócio.

Desafios do SIM

A internet oferece muitas informações: sites, blogs, boletins e canais informativos disponíveis a qualquer hora e com conteúdo produzido em qualquer lugar do mundo. O desafio do SIM é saber quais são e conseguir filtrar as informações que vêm de diferentes fontes, escolhendo o que realmente tem relevância. 

Uma técnica para avaliar bem as informações relevantes é elaborar uma lista de questões que responderão às necessidades do negócio.

Avalie o cliente

É importante detalhar quem, como e por que está comprando um produto ou serviço. Essas questões vão ajudar a traçar o perfil do cliente e a entender  suas necessidades e desejos na hora da compra. Confira alguns fatores importantes na análise.

Qual o perfil?

  • Geografia (onde moram?): país, região, estado, cidade, bairro. Qual a temperatura da região onde vivem no verão e no inverno, quem são seus vizinhos, qual a cidade mais próxima de onde moram, qual o contexto cultural com preferências (gastronômicas, turísticas, históricas)?
  • Perfil (como são?): se forem pessoas físicas, qual a idade, o gênero, a família, o nível de instrução, a profissão, a renda e a religião? Se forem pessoas jurídicas, qual o setor, o tamanho, o número de profissionais e colaboradores e o faturamento?
  • Estilo de vida (o que fazem?): quais são as preferências de viagem, o que assistem na TV, qual o gosto para comida?
  • Personalidade (como agem?): são inovadores nas compras ou são mais conservadores?

Como o cliente está comprando?

  • Produto ou serviço: qual a frequência de uso, qual a habilidade de usar e para que usam?
  • Evidências físicas: que tipo de propaganda (rádio, TV, revista, cartaz, camiseta), promoções (vendas em lojas, cupons ou desenhos), marketing (resenha em livros, campanhas telefônicas ou endosso de celebridades), e pós-venda (garantias, serviços de atendimento ao cliente ou centros de serviço) estão nos seus hábitos?
  • Preço e formas de pagamento: Como o cliente paga suas compras? Financiamento, cartões, pix, transferências, dinheiro, bitcoin, QR Code?
  • Lugar: depósitos, centros de desconto, lojas de departamento, boutiques, catálogos, internet, redes sociais?

Por que está comprando?

  • O que o cliente procura?
  • O que considera importante?
  • O que motiva a compra?
  • Como o cliente percebe as coisas?
  • Como faz sua escolha?

 Verifique o mercado

Quando o empreendedor enxerga o mercado com todas as suas oportunidades e ameaças, vai em busca do melhor posicionamento diante dos concorrentes.

As questões relativas ao segmento de mercado são:

  • Qual é a participação de mercado (market-share) entre os principais concorrentes?
  • Quais são as estratégias de marketing com eficiência. Os concorrentes estão usando?
  • Qual é o potencial de mercado?
  • O mercado está bem atendido?
  • Quais são as oportunidades para o produto/serviço obter uma maior fatia de mercado?

Concorrência

Para avaliar a concorrência, é importante saber qual a participação dela no mercado e qual seu potencial. Também é preciso verificar se o mercado está bem atendido, e quais as oportunidades para o negócio obter uma maior fatia nele.

Analisar os concorrentes faz toda a diferença para o negócio. Procure saber quais são os seus pontos fortes e fracos, entendendo como o mercado reage aos acontecimentos. 

Procure saber de que maneira o seu produto/serviço pode ser comparado ao do concorrente, entendendo qual o diferencial que ele oferece e de que maneira está organizado.

Descubra se e como ele pode tomar decisões mais ágeis e responder rapidamente às mudanças impostas pelo mercado. Também vale verificar se a concorrência possui uma equipe gerencial eficiente, e se é um empreendimento líder ou seguidor de mercado.

Se mesmo assim o empreendedor tiver dificuldade para tomar decisões, deve recorrer a pesquisas de mercado e utilizá-las juntamente com o SIM. A pesquisa também é uma ferramenta de marketing importante para que o negócio possa ajustar as ofertas, necessidades e tendências aos verdadeiros desejos dos clientes.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Conceitos de marketing contribuem para o sucesso do seu negócio

E aproveite os cursos do Sebrae:

Planeje suas metas e resultados

O que preciso saber sobre marketing e vendas?


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