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Wed Feb 09 10:28:34 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Aprenda a identificar seus concorrentes

Conhecer o perfil daqueles que atuam no mesmo ramo que você facilita a identificação de falhas nas estratégias do negócio

· 19/08/2015 · Atualizado em 09/02/2022
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Destaque-se no mercado

Conhecer a concorrência é uma ação fundamental no mundo dos negócios. Saber quem são, onde estão, produtos/serviços que comercializam,preço, qualidade e diferentes formas de disponibilizar o produto e atender ao cliente fazem toda a diferença em um cenário competitivo.

Ao identificar o perfil dos concorrentes em potencial, fica mais fácil entender o que pode melhorar e construir o diferencial do seu negócio, além de evitar possíveis erros na estratégia de vendas.

No ramo empreendedor, é importante identificar potenciais e fragilidades do negócio, a fim de encontrar alternativas que conduzam a empresa a melhor condição e posicionamento no mercado.

Observar atitudes negativas e prejudiciais de setores do mesmo ramo também pode auxiliar você na organização e no planejamento de novas oportunidades para destacar-se.

É fundamental estar atento e procurar diferenciar-se do concorrente, reconhecendo a importância de ouvir o que o consumidor espera para ele se sentir satisfeito com o produto adquirido. 

Essas práticas são vantajosas para seu empreendimento, pois fazer melhor e diferente contribui para o sucesso do seu negócio e para sua empresa manter-se competitiva.

Tipos de concorrência
  • Concorrência direta: esse tipo de concorrência existe quando mais de uma empresa oferece produtos iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado dentro do mesmo ramo.

    Diz respeito às empresas que oferecem produto/serviço iguais, com a mesma faixa de preço, utilizam pontos de venda semelhantes e possuem tipos de negociação similares, atingindo, por conta disso, o mesmo nicho de mercado e público-alvo.

    Para vencer esse tipo de concorrência, o empreendimento deve focar em ações de marketing de produto/serviço, permitindo assim, que o cliente o compare com a empresa concorrente e escolha por aquela com o maior número de vantagens.

  • Concorrência indireta: empresas que oferecem produtos diversos, porém semelhantes, com o objetivo de conquistar o mesmo perfil de consumidor.
Principais dúvidas

Confira o FAQ abaixo para sanar algumas das principais dúvidas relacionadas à identificação de concorrentes.

  • O que considerar em uma análise de concorrência?
  • Como se diferenciar da concorrência?
  • O que é Concorrência Direta?
  • O que é Concorrência Indireta?
  • Qual a importância de diferenciar os concorrentes?

Como fazer uma análise de concorrência?

1. Identifique quem são os concorrentes: todas as empresas que têm produtos/serviços que podem atender a mesma demanda dos itens do seu portfólio (não precisa diferenciar concorrência direta e indireta ainda, apenas saiba quem são as outras peças do tabuleiro).

2. Estude a participação de mercado de cada um: procure separar os concorrentes de acordo com a sua participação no mercado, isto é, a parcela do público que é atendida por cada um deles. Isso permitirá que a sua companhia saiba quais são as organizações que estão mais próximas de serem identificadas como substitutas.

3. Faixa de preço: outro critério importante de considerar na análise de concorrência é a faixa de preço dos produtos/serviços. Os consumidores de um nicho com poder aquisitivo mais baixo dificilmente farão a substituição por produtos/serviços muito mais caros, pois isso está fora do seu alcance econômico.

4. Alcance geográfico: trata-se de fazer uma análise de quantas e quais as localizações das lojas concorrentes, observando, assim, qual a capacidade das outras organizações resolverem as questões de demanda dos consumidores.

5. Pontos convergentes e divergentes: colocando todos os detalhes dos concorrentes no papel, é interessante determinar quais são os pontos de divergência e convergência entre vocês. Assim, você terá um panorama mais completo do ponto em que está sendo menos assertivo e como reposicionar a sua companhia no mercado.

6. Satisfação dos clientes: pense de que maneira o método de trabalho desenvolvido pela sua companhia é eficiente na satisfação dos seus clientes, assim como o da concorrência. Nesse momento, é essencial se desligar da sua organização e pensar com a cabeça do consumidor, tendo uma ideia clara de qual escolha você faria se estivesse em seu lugar.

7. Ferramentas de marketing: nesse ponto já se tem bem delineado quem são os participantes da concorrência direta e indireta e quais são os riscos que cada um oferece para a sua companhia. Dessa forma, já se pode pensar em quais ferramentas de marketing utilizar para se estabelecer num determinado ponto do mercado.

Concorrência é obstáculo?

A principal conclusão a que empresários bem-sucedidos chegam é que concorrentes não são obstáculos e sim oportunidades para crescer e desenvolver ainda mais o potencial de suas companhias. Trata-se de um estímulo para fazer mais e melhor, alcançando assim vantagens competitivas. A concorrência é saudável em qualquer esfera, especialmente na empresarial, e todos saem ganhando com ela.

fonte: http://www.plannea.com.br/entenda-a-diferenca-entre-concorrencia-direta-e-concorrencia-indireta/

Fortaleça o negócio

Conheça práticas úteis para qualquer tipo de empreendimento:

  • Investir no produto: desenvolvimento é essencial para oferecer o melhor produto possível ao mercado;
  • Destaque a venda: adotar estratégias para valorizar o produto contribui para melhores resultados. Exemplo disso é construir vitrines atrativas e dispor de boa variedade de produtos. Contar com uma boa infraestrutura física ou um site funcional e bem construído: é muito importante identificar o melhor ponto comercial para alcançar o público-alvo, levando em conta benefícios e facilidades de acesso proporcionadas aos consumidores, a exemplo de estacionamento e elevadores. Vale também considerar o visual do estabelecimento, apostando em detalhes que chamem a atenção dos clientes, como pintura e logomarca. Se a venda for por canais eletrônicos, o site deve ser bem planejado, com boa navegabilidade para facilitar a experiência de compra do cliente;
  • Apostar em facilidades nas formas de pagamento, apresentar flexibilidade e opções variadas de parcelamento (dentro da realidade do negócio) da compra pode garantir novos clientes;
  • Promover atendimento diferenciado: todo cliente quer ser bem atendido e ver as suas expectativas atendidas. Manter uma equipe capacitada e que transmita a identidade da empresa é essencial para o fortalecimento das vendas e a conquista de novos clientes;
  • Atenção às lojas online, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento é essencial, tirando dúvidas sobre produtos/serviços e orientando os clientes;
  • Divulgação: explorar as várias opções de mídia para comunicar a empresa, seus produtos e serviços tornando-os conhecidos. Dentre as opções temos as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e blogs, bem como outdoors, busdoors, revistas e rádio. Tudo depende do objetivo da comunicação e do perfil do seu público.

Saiba mais

Aprenda a calcular o preço de venda de produtos e serviços, assita ao vídeo Formação do preço de venda do Sebrae e aprenda o que considerar na hora de precificar seus produtos. 

Identificação e monitoramento de concorrentes (em PDF)


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