Thu Sep 21 10:57:49 GMT-03:00 2017
Mercado e Vendas
Aprenda como identificar seus concorrentes
Conhecer o perfil daqueles que atuam no mesmo ramo que você facilita identificação de falhas nas estratégias do negócio.
  • Destaque-se no mercado
  • Tipos de concorrência
  • Análise dos concorrentes
  • Fortaleça o negócio

Destaque-se no mercado

Conhecer e analisar a concorrência são ações importantes para o mundo dos negócios. Preço, qualidade e diferentes formas de disponibilizar o produto e atender ao cliente destacam-se nesse cenário competitivo.

Ao identificar o perfil dos concorrentes potenciais, fica mais fácil entender o que é preciso melhorar no seu empreendimento, evitando possíveis erros e falhas de comunicação e estratégia de vendas.

No ramo empreendedor, é importante identificar potenciais e fragilidades do negócio, a fim de encontrar alternativas que conduzam a empresa a melhor condição e posicionamento no mercado.

Observar atitudes negativas e prejudiciais de setores do mesmo ramo também pode auxiliar você na organização e no planejamento de novas oportunidades para destacar-se.

É fundamental estar atento e procurar diferenciar-se do concorrente, reconhecendo a importância de ouvir o que o consumidor espera para ele se sentir satisfeito com o produto adquirido. 

Essas práticas são vantajosas para seu empreendimento, pois fazer melhor e diferente contribui para o sucesso do seu negócio e para sua empresa manter-se competitiva.

Tipos de concorrência

Conheça e identifique os principais tipos de concorrência, ou seja, a direta e a indireta, entendendo as particularidades existentes em cada uma delas.

  • Concorrência direta: esse tipo de concorrência existe quando um negócio oferece produtos iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo.
  • Concorrência indireta: essa atividade pode ser identificada com base em empreendimentos que oferecem produtos semelhantes à outra empresa. O objetivo é conquistar o mesmo perfil de consumidor.

Análise dos concorrentes

Ao analisar a concorrência, o empreendedor adquire conhecimentos que auxiliam na expansão da visibilidade do negócio e do produto oferecido. Alguns passos são necessários para que isso seja feito:

  • Identificar os pontos de venda que oferecem produtos similares;
  • Definir os pontos fracos e fortes da empresa que comercializa os mesmos produtos;
  • Identificar as oportunidades e ameaças do negócio;
  • Promover ações que favoreçam o posicionamento do produto no mercado.

Fortaleça o negócio

Verificar práticas que dão certo no processo de comercialização e divulgação do produto pode ajudar a fortalecer o negócio.

Conheça dicas que são grandes apostas de qualquer empreendimento. Busque colocá-las em prática:

  • Investir no produto: investimento é essencial para o alcance do lucro esperado e a satisfação do consumidor. Adotar estratégias para destacar o produto contribui para melhores resultados. Exemplo disso é construir vitrines atrativas, dispor de boa variedade de produtos e investir na qualidade.
  • Contar com uma boa infraestrutura: é muito importante identificar o melhor ponto comercial para alcançar o público-alvo, levando em conta benefícios e facilidades de acesso proporcionadas aos consumidores, a exemplo de estacionamento e elevadores. Vale também considerar o visual do estabelecimento, apostando em detalhes que chamem a atenção dos clientes, como pintura e logomarca.
  • Apostar em novas formas de pagamento: apresentar flexibilidade no pagamento e opções variadas de parcelamento (claro que dentro da realidade do negócio) da compra pode garantir novos clientes.
  • Promover atendimento diferenciado: todo cliente quer ser bem atendido e suprir as suas expectativas ao comprar. Manter equipe capacitada, confiante e que transmita a identidade da empresa é essencial para o fortalecimento das vendas e a conquista dos clientes.
  • Divulgação: existem várias opções de mídia para comunicar os benefícios do produto e torná-lo conhecido. Contar com o auxílio de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e blogs, bem como outdoors, busdoors, revistas e rádio, é fundamental no processo de divulgação.

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