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Wed May 10 20:14:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como aplicar o marketing digital

Confira 8 dicas para aplicar o marketing digital no seu negócio e aumentar seu alcance e vendas.

· 03/03/2023 · Atualizado em 10/05/2023
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O marketing é uma estratégia que começou a ser utilizada desde as épocas mais antigas. A prática sempre foi composta por um conjunto de ações que têm por objetivo chamar a atenção de possíveis compradores, despertando o desejo de se tornarem clientes de um negócio. 

A grande diferença é que hoje esse trabalho é feito digitalmente por um processo que ficou conhecido como marketing digital. Um conjunto de estratégias que utilizam o universo on-line para atingir os propósitos relativos à publicidade e às vendas. 

Veja como aplicar o marketing digital no seu negócio!

  • Conheça o seu público-alvo

O primeiro e mais importante passo é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, esse conhecimento é o que definirá o sucesso das suas estratégias, bem como o gasto de tempo e de recursos financeiros que serão empregados. 

O empresário que não conhece o seu público corre um sério risco de enviar uma mensagem equivocada para pessoas que não têm interesse em seus produtos. Por exemplo, imagine que a sua empresa trabalha exclusivamente com moda feminina e a maior parte da sua clientela tem até 35 anos.

Logo, uma estratégia de marketing que envie anúncios para homens com mais de 50 anos pode ser completamente fracassada, já que esse público não está interessado, teoricamente, em peças femininas. 

Percebe o quanto é importante essa definição? Conhecer bem o grupo de pessoas que você deseja impactar proporcionará o envio da mensagem correta para aqueles que têm mais chances de comprar algo em sua loja.

  • Defina a persona do seu negócio 

Após estudar bem o seu público-alvo, você chegará a algumas informações interessantes sobre as pessoas que compram em sua empresa.

Assim, conhecerá o gênero, a idade, a região de moradia e, até mesmo, alguns gostos específicos, bem como medos e anseios. Com todos esses dados em mãos, você deve criar a sua persona. 

Basicamente, essa será a personificação do seu cliente ideal. Em outras palavras, seria como criar uma pessoa fictícia que tem as principais características do seu público reunidas. 

Voltemos ao exemplo da loja de roupas femininas: ao fazer a análise dos dados, você pode chegar à seguinte conclusão: “Mulher, 25 anos, estudante universitária, solteira, gosta de sair para festas na noite da cidade, tem um estilo mais básico e não gosta muito de chamar atenção, mas curte passar momentos com os parentes, adora pets e pretende casar e constituir uma família”.

Assim, toda a sua comunicação e até mesmo os produtos oferecidos devem seguir um padrão focado em conversar de forma aproximada com essa pessoa.

Consequentemente, os clientes reais que têm uma ou mais dessas características se sentirão representados e, como consequência, terão mais propensão a fazer negócios com a sua loja. 

  • Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de comunicação mais antigas desse formato de publicidade digital. O consumidor se inscreve em uma lista de contatos e, em seguida, você dispara e-mails pré-programados a cada dia ou semana. O objetivo dessa estratégia é manter uma comunicação com o seu público. 

Essas pessoas que cedem os seus contatos são chamadas de leads. Ou seja, são consumidores que, de alguma forma, interessaram-se por seus produtos e podem se tornar clientes no futuro.

Assim, com o passar dos dias, você tem a chance de enviar conteúdos que enriqueçam o conhecimento do lead quanto ao que a sua marca comercializa até chegar a um momento em que ele tomará a decisão de compra. 

Há quem diga que o e-mail marketing não tem mais importância, mas isso não é verdade. O que, de fato, mudou foi a forma de utilizar essa ferramenta. Estratégias apelativas ou e-mails com o foco exclusivo em vender não produzem o mesmo efeito que antigamente.

As pessoas querem mais que ofertas. Elas desejam conhecer bem o produto, principalmente os benefícios práticos dele.

  • Aproveite o potencial das redes sociais

Para fazer sucesso com o seu perfil, é preciso pensar em formas de agregar algum tipo de valor para os usuários, seja por meio do entretenimento, seja pelo fornecimento de conteúdo. Por exemplo: imagine que você venda em sua loja um determinado tipo de colágeno para a pele. 

Desse modo, é possível fazer um vídeo ou uma postagem de texto mostrando todos os benefícios que esse elemento entrega. Assim, você pode trazer estudos científicos, convidar um especialista para uma entrevista, mostrar resultados de antes e depois, entre outros.

No final, você tem a oportunidade de convidar o leitor a executar alguma ação, que pode ser curtir a sua página, assinar a sua lista de e-mails e se tornar um lead ou conhecer mais sobre o item. 

  • Analise a concorrência

Também é muito importante analisar o que a sua concorrência vem fazendo, não para copiar as estratégias, mas, sim, para verificar algum ponto falho que pode ser corrigido pela sua empresa.

É muito comum encontrarmos erros simples em outras companhias e que podem prejudicar consideravelmente o andamento de suas estratégias. 

O seu trabalho é reconhecer essas falhas e estudar o seu próprio negócio para verificar se os mesmos deslizes estão sendo cometidos. Em seguida, avalie os pontos fortes dos concorrentes, buscando inspirações para melhorar os seus processos internos.

  • Tenha um bom site institucional

Outro detalhe importantíssimo nesse processo é manter um bom site. Afinal, essa ferramenta será a porta de entrada para a sua loja. Os resultados podem demorar um pouco mais para começar a aparecer. É por isso que você deve persistir e manter as ações em prática. 

O site da marca precisa ser profissional e carregar o máximo de informações possível sobre o produto. Além de levar o cliente a conhecer a loja física, vale a pena apostar em vendas on-line para alguns itens.

Nesse caso, é preciso pensar toda a estratégia logística e de gestão de estoques para fazer as mercadorias chegarem bem à casa dos compradores.

  • Estude as palavras-chave

As palavras-chave devem compor a descrição dos seus produtos e servirão para que os mecanismos de buscas encontrem o seu site ou os seus perfis na internet. A busca de palavras-chave pode ser feita por meio de ferramentas gratuitas, como o Keyword Planner, ou planejador de palavras-chave.

Ele apresenta os quantitativos de busca de cada termo, além de demonstrar opções que podem ser utilizadas.

  • Faça anúncios patrocinados

Os anúncios são postagens programadas em um gerenciador de anúncios da própria plataforma e que apresenta a publicação para um grupo de usuários definidos previamente no momento de confecção.

Geralmente, é programado um valor diário de publicidade e, a cada ação ou interação que ocorre com a postagem, é cobrado um montante. O preço por cada interação pode variar muito de acordo com o público e com o tipo de publicidade contratada.

Fazer anúncios ainda é consideravelmente mais barato e eficiente que publicar um na TV aberta, por exemplo. O segredo de fazer anúncios patrocinados eficientes é apostar na definição de um público que pode ter interesse em seus produtos, bem como no uso da plataforma correta. As mais conhecidas são o Facebook Ads e o Google Ads.

O marketing digital é uma modalidade de divulgação de produtos e de serviços que tem um grande potencial. Se você não utiliza essas estratégias, a sua empresa corre o risco de ser esquecida.

Por isso, é fundamental investir no marketing digital, tendo em mente que é necessário fazer isso de forma correta, evitando erros que possam colocar em risco todo o trabalho empenhado. Logo, é indispensável ter conhecimento das boas práticas a serem executadas nesse ambiente.

Artigo escrito a partir do e-book do Sebrae-PE: Como montar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa.

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