GESTÃO DE PESSOAS

Como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

Os colaboradores responsáveis por cativar os clientes devem ter convicção e conhecimento sobre a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

  • Veja também

O público interno é o primeiro “comprador” de um bem: se ele não tiver plena convicção e conhecimento da qualidade do produto ou serviço que está vendendo, dificilmente conseguirá apresentar uma argumentação eficiente de venda. Assim os colaboradores devem ter conhecimento sobre os produtos e serviços que a empresa oferece, por meio de treinamentos e materiais como: 

Material institucional

O objetivo é divulgar a imagem favorável da empresa e, por consequência, dos produtos que fabrica ou dos serviços que presta. Para as empresas que exportam ou que atuam em outras regiões do país, a importância do material institucional é ainda maior uma vez que o contato físico de um potencial comprador distante com a empresa vendedora é difícil.

O material institucional deve conter as seguintes informações:

  • Histórico da empresa (origem, marcos importantes, associação com outras empresas).
  • Linha de produtos/serviços.
  • Instalações: apresentação por meio de fotos ou desenhos das instalações produtivas e administrativas.
  • Assistência técnica: mostrar os recursos de que dispõe para manter os bens vendidos em pleno funcionamento, inclusive após a venda.
  • Relação dos clientes: o renome de seus principais clientes aumenta a confiança do comprador.

  

Apresenta os principais atributos dos produtos ou serviços destacando os diferenciais em relação aos concorrentes, como os benefícios oferecidos ao consumidor.

 É importante, também, citar fatos que podem enfatizar as qualidades do produto, como, exportação (países que já consomem com sucesso), clientes de renome e marcos significativos (líder de mercado, unidades produzidas, durabilidade, número de clientes).

Vendedores devem estar sempre preparados para oferecer uma experiência única e positiva, aumentando a fidelidade do consumidor.

 

Contém informações que auxiliam o vendedor em sua atividade, encorajando sua argumentação da força de vendas (pontos positivos dos produtos/serviços, comparação com concorrentes, soluções para minimizar os pontos menos favoráveis).

Treinamento de vendas

 O treinamento de vendas deve enfocar:

  • Conhecimento e domínio do produto e do serviço (características, vantagens e benefícios), assim como habilidades de demonstração.
  • Prospecção de novos clientes.
  • Técnicas de vendas (manejo das objeções e formas de fechamento).
  • Atividades pós-vendas, com o objetivo de fazer o consumidor utilizar mais o produto ou serviço e, futuramente, comprar outros itens da linha.

Para aperfeiçoar condições e técnicas da força de vendas:

  • Fornecer ao representante todo o material de vendas e suporte (informações de estoque, aprovação de crédito, orientações de venda).
  • O treinamento de vendas deve ser dado para todos que, de uma forma ou outra, têm contato com o cliente: representantes de venda, balconistas em lojas, telefonistas que vendem ou que atendem clientes e pessoal interno que frequentemente tem contato com o cliente (por exemplo: funcionário que treina o cliente no uso do produto, instalador, entregador, cobrador).

Veja também

Avaliar o desempenho dos colaboradores é importante para combater a desmotivação da equipe, entre outros fatores. Saiba mais.

Os funcionários são responsáveis pela produção e pelo atendimento ao público e, por isso, devem ser bem treinados e capacitados. Entenda melhor o resultado disso para o seu negócio.

Neste curso online e gratuito, aprenda a fazer a gestão da equipe de vendas, desde a seleção de pessoal a manutenção de uma equipe motivada. Matricule-se.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: