this is an h1

this is an h2

Thu Dec 23 17:02:49 BRT 2021
Mercado e Vendas | MARCA
Como construir uma marca de sucesso

Formada pela logomarca e pelo slogan, a marca deve traduzir a imagem que a empresa pretende passar ao mercado.

· 20/11/2013 · Atualizado em 23/12/2021

A marca é a identidade visual da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o público. A definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou para criá-la.

Geralmente a logomarca é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e de público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela represente a identidade do negócio e seja a tradução da imagem da empresa.

Já o slogan é uma frase que ressalta o posicionamento da empresa e ajuda a transmitir essa imagem aos consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e semipermanente - pode ser modificado, mas não com frequência, sempre seguindo fielmente o posicionamento da empresa.

A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos. Ainda, é preciso assegurar que outra empresa já não tenha registrado a marca escolhida.

Para isso, basta fazer uma pesquisa para saber se já há alguma marca semelhante e, não havendo, registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso pode ser feito diretamente no INPI ou contratando advogados especializados, escritórios habilitados ou agentes de propriedade industrial.

Se alguma empresa no mesmo ramo ou em ramos similares de atividade já tiver registrado uma marca semelhante, será preciso criar uma nova.

O mesmo vale para negócios no exterior: é preciso proteger a marca, registrando-a em países onde pretende fazer negócio.

Internet

Na internet, deve ser feito o registro do domínio (endereço eletrônico da empresa) para resguardá-lo antes que um concorrente o faça.Existem vários sites que registram o domínio a partir de uma taxa anual por um custo bastante módico. Basta fazer a pesquisa para saber se o domínio está disponível nos endereços http://www.registro.br/ ou http://www.fapesp.org/.

Ao longo do tempo, pode ser adequado atualizar a logomarca para se manter relevante em novas realidades e contextos. Algumas empresas, frente às mudanças do mercado, utilizam estratégias de revitalização da marca, investindo em design mais arrojado, de acordo com o seu mercado, sem mudar, no entanto, o conceito da marca.

O que faz o valor de uma marca é conquistar a confiança do consumidor. Quanto mais estiver presente na casa e na mente do consumidor, mais ela vende e mais ela vale.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora