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Planejamento | PLANO DE NEGÓCIOS
Como criar o plano de negócio de um restaurante

Para abrir um restaurante, é preciso criar um bom plano de negócio. Entenda o que é preciso e diminua os riscos do seu empreendimento!

· 12/09/2022 · Atualizado em 19/09/2022
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O primeiro passo para qualquer empreendedor, depois de decidir em que ramo quer empreender, é montar um plano de negócio. É o plano de negócio que vai organizar o passo a passo, seu planejamento e seus objetivos, para diminuir os riscos do investimento e garantir o retorno mais eficiente. O caso de um restaurante não é diferente, mas tem suas particularidades, pois lida diretamente com os clientes, tem funcionários e obrigações específicas, além de trabalhar com produtos diversificados. Assim, é fundamental um plano de negócio organizado e realista.

O primeiro passo é o planejamento e a estratégia. Isso quer dizer entender aonde se quer chegar, que tipo de restaurante será, o tamanho e as características principais, e o traçado geral do que será necessário para isso. A estratégia nesse caso é a ordem dos fatores, como a localização, as licenças obrigatórias, o quadro de funcionários, a função de cada um, o investimento inicial, a fonte de matéria-prima e produtos, a identidade do restaurante nas redes etc. Outra coisa importantíssima nessa fase é compreender a concorrência e o público-alvo. Isso significa pensar no negócio a partir do que outros similares oferecem e de quem vai consumi-lo. Por exemplo, se o desejo é de abrir uma cantina de massa italiana, o público talvez seja mais familiar, enquanto uma lanchonete de hambúrguer e cachorro quente pode atrair mais jovens. Esse direcionamento é o que vai nortear todas as escolhas a partir de agora.

O feedback dos clientes é o meio mais importante para melhorar o negócio. Entender pelo que os clientes se interessam pode mudar totalmente o rumo do restaurante – e para melhor! Se um prato não sai muito, talvez seja hora de retirá-lo do cardápio, e se os clientes ouvem sempre que algum produto não está disponível, você deve pensar em começar a oferecê-lo. Além disso, as informações dos consumidores podem ser muito úteis para fidelizar a clientela e atrair novos clientes. Por exemplo, se você percebe que o restaurante é frequentado, principalmente, por trabalhadores em horário de almoço, pode começar a oferecer promoções nesse horário ou até um produto complementar para esse público, como o happy-hour. Adquirir o contato dos frequentadores é importante para conseguir comunicar essas ofertas e fidelizar um público, e, hoje em dia, é imprescindível a presença da empresa nas redes sociais.

Vários serviços podem, também, ser oferecidos em parceria com outros estabelecimentos ou aplicativos. Boas formas de expandir seu mercado de consumidores ou até de garantir uma clientela são parcerias e compras casadas, principalmente on-line. Por exemplo, você pode se juntar com um estacionamento da região e oferecer lugar para seus clientes pararem os carros enquanto comem no restaurante, ou vender um cupom em conjunto com uma loja, do tipo "compre um produto aqui e ganhe um desconto lá". Você pode, também, criar o serviço de delivery, que pode ser feito via aplicativo de entregas ou com entregador próprio, dependendo do que for mais vantajoso para o negócio.

Adaptar seu serviço à medida que vai recebendo retorno dos clientes é o mais importante. As pessoas que consomem o produto são o grande termômetro do negócio, porque asseguram o sucesso, se gostarem e se o estabelecimento se adaptar aos seus desejos e necessidades, ou o fracasso, se não ouvir suas sugestões e críticas. Não existe modo mais seguro de manter um negócio do que ficar atento à opinião dos clientes. Promoções e recompensas para consumidores fiéis também são uma excelente maneira de manter um público por perto.

Por fim, não esqueça de por tudo na ponta do lápis. Não existe negócio bem-sucedido sem fazer conta. Todos os gastos devem ser computados, assim como a receita, para impedir que as dívidas se acumulem. Diminuir gastos ou aumentar os investimentos são movimentos normais na história de um estabelecimento, e é preciso ficar atento para não pender demais para um lado da balança, ou não realizando melhorias e mudanças necessárias, ou gastando mais do que pode!

Planeje com antecedência, preste atenção aos seus clientes e garanta o sucesso do seu restaurante!


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