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Wed Feb 15 19:48:44 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Como dar um feedback que realmente tenha impacto positivo

A abordagem bem-sucedida torna o trabalho melhor, os resultados mais próximos e toda a equipe confortável e confiante. Saiba oferecer um feedback positivo

· 19/12/2022 · Atualizado em 15/02/2023
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Sérgio é um gerente de contas em uma agência de publicidade. Está sempre atento às pessoas de sua equipe e a tudo o que se passa no pedaço pelo qual é o responsável.

Mesmo percebendo alguma bagunça vez ou outra, deixa passar, porque sabe que o astral positivo é bom para a equipe.

Mas, às vezes fica em dúvida a respeito de uma ou outra pessoa ou algum comportamento inadequado e se pega pensando sobre qual seria o momento certo de abordá-la e, principalmente, como dar um feedback que seja útil à ela e sirva para seu aprimoramento profissional.

Todo mundo percebe quando Diva chega no escritório. Ao cruzar a porta, ela deixa uma pasta cair, derruba o café que trouxe da padaria, e a bolsa logo cai no chão, aberta sobre a mesa que, desnecessário dizer, está uma bagunça. 

E sua entrada triunfal é seguida por um enorme e radiante sorriso e um simpático “bom dia”. Todos sabem, suas peças publicitárias são as mais requisitadas da agência. 

Hoje de manhã, porém, Sérgio, seu chefe imediato, está preocupado porque terá que dar um feedback – apontar um erro da Diva que fez com que um cliente ameaçasse mudar a conta para uma empresa concorrente.

Entretanto, antes de tomar a decisão de conversar ou não com Diva, Sérgio seguiu uma linha de pensamento e fez uma rápida reflexão.

Responda três perguntas antes de dar um feedback

Antes de decidir se realmente é preciso chamar Diva para uma conversa, ele se fez três perguntas:

  • É verdadeiro? Você tem evidências reais disso? (resposta: sim, a Diva é muito desorganizada);
  • É útil para quem escuta, para seu desenvolvimento? (resposta: sem dúvida, ela pode até continuar bagunceira, mas precisa aprender a fazer com que esse ponto negativo não interfira no resultado das entregas); 
  • É necessário, útil? Vai agregar à pessoa e à empresa? (resposta: certamente, porque ela pode perfeitamente aprender a utilizar a agenda, mas, ao mesmo tempo, é importante notar que a Diva é uma artista brilhante, que produz peças lindas e criativas e isso deve ser valorizado).

5 dicas para o melhor feedback

1) Foco no problema, não na pessoa

É importante ser construtivo e descritivo, apontando exatamente qual o comportamento que gerou aquela situação, o impacto na relação da pessoa com o time e no negócio. Seja muito específico a respeito do comportamento que você quer falar sobre e apresente evidências de que esse comportamento está ocorrendo.

Exemplo: - Ontem, o cliente ficou ofendido quando você cruzou os braços enquanto conversava com ele.

2) Comece com um elogio

Primeiro destaque os pontos positivos, para que ela não se coloque, naturalmente, na defensiva. Seja sincero e não tente inventar boas características que a pessoa não tem.

3) Quebre o gelo

Lembre-se de que você está em posição de liderança e não deixe a pessoa se sentir desconfortável. Uma boa tática é começar perguntando a opinião dela sobre você. Em uma empresa em crescimento, o gestor pode estar distante das pessoas e pode ser bom fazer essa reaproximação.

Ser assertivo e direto não quer dizer ser mal educado. Você pode começar a conversar sobre algo aberto, mesmo todos sabendo que será um feedback, e depois entrar no assunto de forma amena. O quanto mais natural você for, melhor.

4) Ambiente discreto

Não é bacana gritar com o profissional ou dar uma bronca na frente dos outros, criando um ambiente de medo entre os outros colaboradores. O contrário também é verdadeiro: quando for fazer um elogio, faça-o em voz alta e na frente dos outros, todos vão ficar felizes.

5) Escute de verdade

Não é um debate, não se preocupe em ganhar. Ouça de mente aberta e, ao final, certifique-se de ter sido entendido, perguntando o que ela fará para superar o problema e perguntando como pode ajudá-la.

Não tenha a preocupação de convencer a pessoa de que seu feedback é correto e ela precisa concordar com você. Basta passar sua mensagem com respeito e deixe que a pessoa pense sobre o feedback com calma, em seu tempo.

Diva e Sérgio, uma história com final feliz

Sérgio chamou Diva para conversar na sala de reuniões, a sós, e começou perguntando como ela estava, como estava sua relação com a equipe e com ele, em particular. Ressaltou que as campanhas dela são muito divertidas e costumam agradar os clientes. 

Sérgio não disse para a Diva que ela é bagunceira, mas relatou como sua desorganização, com alguns clientes fizeram com que ele perdesse a confiança nela e em seu trabalho ao perder o prazo. 

Ao final, concordaram que ela teria que se policiar e preencher uma agenda, e consultá-la diariamente logo ao chegar. Diva tem uma mente artística e pouco organizada, mas tem muito o que contribuir para a empresa. Apenas não pode se dar ao luxo de perder mais nenhum prazo!

Para saber mais sobre a arte de dar bons feedbacks:

Como dar feedback: aprenda a aplicar com os colaboradores da sua empresa | Vanessa Menêses

Gestão de Pessoas: Feedback | Dicas de empreendedorismo Sebrae MS

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