Rodadas de negócios são oportunidades para a cooperativa mostrar produtos e serviços, contatar parceiros, criar networking e realizar bons acordos.

Em um contexto de competição acirrada que é o ambiente de negócios, a possibilidade de mostrar seus produtos e serviços a potenciais parceiros e/ou clientes é fundamental. Para as cooperativas, uma das ações mais importantes são as rodadas de negócios, que podem aproximá-las de potenciais compradores previamente selecionados de acordo com um perfil.
O propósito dessas rodadas é a criação de um ambiente de interesses mútuos e de confiança que permita ampliar a rede de contatos para realizar vendas. Como o objetivo é realizar conexões de interesse mútuo, a rodada de negócios é um evento voltado a empresários e lideranças que desejam prospectar e fechar negócios diretamente.
A participação em uma rodada de negócios pode ser positiva para a cooperativa mesmo que ela não realize vendas, pois o evento possibilita criar novas conexões e captar as tendências de mercado.
Tipos de rodadas de negócios
As rodadas de negócios podem ser classificadas como:
- Rodada de negócios setorial – reúne entidades de um setor específico da economia (serviços financeiros, saúde, agronegócio);
- Rodada de negócios temática – tem um foco temático, que pode ser distribuído por setores distintos (inovação, recursos humanos, empreendedorismo etc.).
Participar de uma rodada permite:
- Identificar e captar novos fornecedores, compradores e parceiros;
- Estabelecer contato direto com grandes empresas e redes;
- Realizar negócios rapidamente;
- Trocar informações;
- Fazer contato com maior número de empresas;
- Realizar parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e internacional;
- Conhecer mercados potenciais;
- Aumentar o volume de vendas;
- Ter acesso a novas tecnologias;
- Adquirir novos conhecimentos em métodos de gestão de negócios.
Como funcionam as rodadas de negócios
Na rodada de negócios, a cooperativa encontra empresários que podem ter interesse em adquirir os seus produtos ou contratar os seus serviços.
A cooperativa faz uma demonstração do que tem a oferecer, seja disponibilizando a amostra de um produto, seja pela apresentação de seus resultados e comprovação das suas capacidades produtivas.
Em geral, uma rodada de negócios tende a durar entre um e dois dias. A ideia é que as apresentações sejam dinâmicas e focadas. A conversa com cada um dos potenciais parceiros pode durar cerca de 30 minutos.
Como preparar-se para uma rodada de negócios
Avaliar sua participação
Nem toda rodada de negócios é adequada à sua cooperativa; por isso, quando for decidir sobre a participação da entidade em um evento desses, deve-se ponderar se ele trará oportunidades efetivas para a instituição.
Procure informar-se sobre os participantes do evento; conheça os seus perfis de modo a avaliar se vale a pena participar da rodada.
Estude o perfil das empresas com as quais você irá se reunir; isso será fundamental para uma eventual participação nessas reuniões.
Pontos a considerar
- Que tipo de comprador a cooperativa deseja atingir?
- Quais são os tipos de mercados que a cooperativa tem capacidade de atender?
- O produto da cooperativa é competitivo dentro do mercado representado na rodada de negócios?
Cultivando conexões
Rodadas de negócios possibilitam um ambiente muito propício para o networking, o que é fundamental para abrir portas no futuro. Relacionamentos desenvolvidos a partir do evento podem resultar em aprendizagem e oportunidades de parceria comercial.
Terminar uma rodada de negócios com a agenda renovada de nomes, números de telefone e e-mails pode ser um ótimo resultado.
Pós-evento: balanço e acompanhamento
Rodadas de negócios propiciam, entre outras coisas, experiência e aprendizado para os participantes. Depois do encerramento do evento, é importante fazer um levantamento dos fatores positivos e negativos.
Contatos feitos durante o evento podem render oportunidades presentes ou futuras. Talvez, o produto ou serviço da cooperativa não tenha atendido uma necessidade imediata, mas pode ter deixado uma boa impressão.
Observe como a cooperativa foi recebida pelos possíveis parceiros presentes no evento. O feedback, ainda que negativo, ajuda na percepção das forças e fraquezas da instituição.
Conclusão
As rodadas de negócios são uma ótima oportunidade para a cooperativa conquistar clientes, fazer contatos e amadurecer enquanto negócio.
Com um direcionamento bem definido e um planejamento adequado, as cooperativas podem colher ótimos frutos da participação nesses eventos. As rodadas de negócios ganham força como momentos que proporcionam bons negócios, interação e aprendizado.
Saiba mais, acessando os textos do Sebrae sobre o tema: Rodada de negócios: oportunidade de vendas e networking e Participe da Rodada de Negócios.
Foi um prazer te ajudar :)