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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Rodada de Negócios: oportunidade de vendas e networking

Por meio da solução, o Sebrae assessora o empresário e propõe encontros de negócios entre fornecedores e compradores.

· 04/02/2016 · Atualizado em 26/07/2022
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Um dos produtos mais tradicionais da área de Mercado é a Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae por meio do encontro entre fornecedores e compradores com ofertas e demandas afins. Trata-se de instrumento de marketing dinâmico que promove a aproximação entre empresas com a realização de eventos pontuais.

Durante as rodadas, são agenciados encontros de negócios que têm a finalidade de estimular a parceria e despertar o interesse comercial comum por meio do intercâmbio entre os empresários. Esses encontros, potencialmente, criam novas oportunidades para as empresas participantes.

Como funciona

Ao identificarem demandas entre os clientes atendidos pelas carteiras de projetos do Sebrae, os gestores da entidade (sejam eles estaduais ou nacionais) podem propor uma Rodada de Negócios. A partir daí o evento é organizado, podendo ter foco setorial ou multissetorial.

Algumas rodadas são abertas a vários ramos de atividade, no entanto a maioria tem a participação limitada a empresas que atuam em setores econômicos específicos. Por exemplo, há Rodadas de Negócios para determinados insumos, como café, produtos lácteos ou artesanato. Mas há, ainda, aquelas que abrangem toda a cadeia fornecedora do setor hoteleiro, da indústria automobilística ou de petróleo e gás, entre outras.

Em geral, cada rodada acontece em um ou dois turnos. No entanto, quando o número de participantes é elevado, pode chegar a durar de três a quatro dias, para garantir também maior quantidade de encontro entre as partes. Normalmente, cada empresa compradora terá em torno de 12 reuniões agendadas por dia. A duração dos encontros é predeterminada e, dependendo do setor e do total de empresas, vai de 15 a 30 minutos, em média. É o tempo necessário para que seja cumprido o objetivo de aproximação e facilitação de contatos e que seja verificado se há reais perspectivas de negócios. Existe, ainda, a possibilidade dos encontros ocorrerem de maneira virtual.

Como participar

Para participar, procure o atendimento Sebrae e se informe sobre o calendário de rodadas na sua região. Assim, poderá identificar se há alguma voltada para o seu tipo de negócio.

Todo o trabalho de reunir os compradores é feito pelo Sebrae, selecionando os perfis adequados com base em critérios de compra, como tipos de produtos, volume e local de entrega. Finalizada a seleção, são feitos o cruzamento e o agendamento de encontros.

O objetivo dessa inteligência é priorizar maior compatibilidade. A ideia é que o empresário saia do evento tendo participado de reuniões efetivas, ou seja, com quem realmente tem interesse de comprar o produto que ele está vendendo e vice-versa.

Vantagens

Os empresários participam das rodadas com a segurança de que o Sebrae fez toda a inteligência para garantir que tenham a melhor chance de realização de negócios. Também é possível firmar outras relações de parceria, como joint-ventures, sociedades, investimentos e transferências de tecnologia.

Mesmo quando não há chance de realizar determinados negócios, as empresas saem do evento com a possibilidade de capitalizar grande benefício: o networking. Com a ampliação e a valorização da sua rede de contatos, cresce também o potencial de negócios futuros.

Com a participação, os fornecedores passam a ser identificados como clientes Sebrae – uma referência e diferencial mercadológico que os coloca à frente de outras opções no mercado.

Confira outros benefícios para as empresas vendedoras:

  • Acesso aos responsáveis por compras das empresas demandantes.
  • Prospecção e possibilidade de abertura de novos mercados locais, regionais e internacionais.
  • Realização de novas parcerias e intercâmbio empresarial.
  • Melhoria na aprendizagem da negociação por meio da prática e do conhecimento das exigências de diversos tipos de compradores.
  • Custo mínimo para a divulgação da empresa, dos produtos e serviços.

Veja também como as empresas compradoras podem se beneficiar com as rodadas, além da possibilidade de geração de negócios:

  • Divulgação e marketing institucional.
  • Integração com a comunidade empresarial.
  • Busca de novas parcerias.
  • Identificação, em curto prazo, de novos fornecedores.
  • Maior conhecimento do mercado.
  • Contato com outros compradores de porte.

A Rodada de Negócios é gratuita e você pode ver no Sebrae do seu estado o calendário e a programação dos próximos encontros. Aproveite essa oportunidade de networking para fechar negócios e aumentar suas vendas.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Rodada de Negócios

Participe da rodada de negócios


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