this is an h1

this is an h2

Tue Jun 04 17:11:58 BRT 2019
Inovação | DESIGN
Como o investimento em design pode significar a redução de custos

Repensar o desenho de um produto pode contribuir para o aperfeiçoamento da sua imagem e também para a redução de custos de produção e logística. Confira!

· 18/04/2014 · Atualizado em 04/06/2019
Imagem de destaque do artigo
Design

Muitas vezes, uma pequena mudança na embalagem de um produto pode ajudar a reduzir custos de produção e logística. Pode garantir, ainda, uma divulgação e fidelização da marca. Só para citar uma situação e suas possíveis consequências. Essa pequena mudança, que pode significar consideráveis transformações para uma empresa, passa pelo serviço do design.

Com o design, é possível fazer um produto mais atraente e com custo menor


Um caminho para buscar essas adaptações é sondar a opinião dos consumidores sobre aquilo que eles compram. Para você ter uma ideia, uma matéria publicada pelo jornal paranaense Gazeta do Povo mostrou como o design pode ser usado como ferramenta para inovação e redução de custos do produto oferecido no mercado.

Para a coordenadora de projetos do Centro Brasil Design, Cláudia Ishikawa, a história de uma fábrica de catracas pode ilustrar bem esta situação. O case é citado, inclusive, para empreendedores interessados no programa Paraná Inovador pelo Design – que apoia empresários que buscam ampliar a competitividade por meio do design. Nesse caso específico, o custo de produção de cada peça era de R$ 1.450, para um produto vendido a R$ 3,1 mil. Por mês, a empresa vendia 32 peças.


Cláudia ressalta que, com uma mudança em um mecanismo que faz a catraca girar, o custo para produzir a peça caiu para R$ 1,2 mil. Ela afirma que a alteração agregou valor ao produto, que passou a ser vendido a R$ 4,5 mil. E, dessa forma, segundo ela, as vendas também aumentaram para 459 unidades ao mês. “Com o design, é possível fazer um produto mais atraente e com custo menor”, avalia.

Cuidados na hora de mudar

De acordo com a consultora do Sebrae no Paraná, Marielle Rieping, alguns cuidados devem ser tomados antes da decisão de modificar o design de um produto. É preciso avaliar:


A funcionalidade


O posicionamento da empresa


O comportamento do consumidor

Segundo Marielle, não adianta pensar no design sem pensar na funcionalidade, pois a embalagem deve ser de fácil manuseio. Além disso, ela explica que, se a mudança traz um novo posicionamento, como a sustentabilidade, toda a empresa deve absorver o conceito, não só aquele produto. “O empresário deve lembrar ainda que um caminho para realizar mudanças é observar o comportamento do consumidor”, afirma.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora