Os vídeos são formatos de conteúdos estratégicos para o marketing digital.

O marketing de conteúdo tem inúmeros formatos, mas um deles vem ganhando cada vez mais espaço: o vídeo.
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no consumo de vídeos nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, que tinha como foco imagens, está mudando sua estratégia e investindo nos Stories, IGTV e Reels. O TikTok teve um crescimento muito rápido no Brasil, com mais de 74 milhões de inscritos no aplicativo. Não podemos nos esquecer do Youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo. Ele se tornou uma espécie de buscador de vídeos e conta com mais de 138 milhões de usuários brasileiros.
A tendência é que o consumo de vídeos on-line fique cada vez maior, pois eles têm inúmeras vantagens, como a interatividade, no caso das lives, e a integração com outras mídias, como imagens e textos.
Mas, antes de se aventurar, é preciso pensar na jornada do seu cliente. Quais são as redes sociais que ele mais usa? Quais são os interesses dele e do seu negócio? Isso porque não adianta investir em um canal do Youtube se o consumidor estiver no TikTok, por exemplo.
Confira o podcast do Sebrae Escuta essa, empreendedor - Como usar vídeos para vender mais nas redes sociais.
Investimento
Por que investir em vídeos? Listamos alguns motivos para você não perder tempo e começar a trabalhar com vídeos nas suas redes sociais.
- São didáticos e de fácil compreensão
Nos vídeos, você pode conversar e se aproximar mais do seu cliente. Além disso, eles nem sempre exigem atenção exclusiva e são consumidos em menos tempo que um texto, por exemplo.
- Geram mais engajamento e têm vida útil mais longa
O Facebook constatou que, quando falamos em mídia orgânica, ou seja, sem investimentos em anúncios, os vídeos com até 1 minuto e 30 segundos de duração são exibidos para um maior número de pessoas, já que são mais compartilhados e, assim, geram mais engajamento.
- Reforçam a marca, gerando mais proximidade e autoridade para a empresa
Geralmente, os vídeos são feitos por especialistas ou por quem conhece o tema em questão, o que reforça a autoridade da sua marca e gera uma proximidade maior com o cliente.
- Podem ser aproveitados em várias plataformas
Produzir conteúdo de vídeo demanda tempo e planejamento, mas a boa notícia é que um vídeo pode ser editado e aproveitado em diferentes plataformas. Não se esqueça de se adaptar aos formatos e às características de cada rede social.
Conversão em vendas
Confira algumas dicas para que seus vídeos alcancem resultados e aumentem as suas vendas:
- Ajuste a duração do vídeo em cada rede
Distintas plataformas sociais têm diferentes características, então é preciso explorar o tempo adequado em cada uma delas. No Instagram, o tempo ideal é de 30 segundos no feed e 15 segundos nos Stories. No Facebook e no TikTok, os vídeos devem ser um pouco mais longos, com um minuto, em média.
- Insira legendas
A inserção de legendas é um ótimo meio para aumentar a abrangência dos vídeos, pois, além de facilitar o entendimento para os usuários em geral, ela permite que a comunidade surda consuma o seu conteúdo.
- Invista em vídeos ao vivo
Atualmente, as lives estão na moda e oferecem diversas possibilidades para as pequenas empresas, como para fazer lançamentos e promoções.
- Capture a atenção nos primeiros segundos
O consumidor está cada vez mais exigente, por isso você precisa conquistá-lo logo no início. Assim, você evita que ele saia do seu vídeo e vá para o próximo.
- Faça uma previsão do que será tratado
Escreva o que você vai falar no vídeo antes da gravação ou da live, para que você não deixe de passar nenhuma informação. Use frases de impacto e faça promessas que resolvam os problemas dos seus clientes.
- Faça um breve roteiro
O roteiro serve para que você utilize bem o seu tempo e o do cliente que está assistindo ao vídeo.
Aproveite os cursos do SEBRAE:
Foi um prazer te ajudar :)