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Inovação | REDE SOCIAL
Como usar o Twitter na estratégia de marketing digital da sua empresa

Instantaneidade e interatividade são características essenciais no Twitter que você pode aproveitar na sua estratégia de marketing digital.

· 16/11/2022 · Atualizado em 19/11/2022
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Implementar estratégias de marketing digital no Twitter é uma excelente opção de relacionamento entre marcas e clientes. Muitos empreendedores restringem-se ao Facebook ou Instagram, mas podem, também, aproveitar o Twitter, uma rede social que tem mais de 19 milhões de usuários no país (Digital 2022 – Brazil).

O Twitter chegou ao Brasil em 2006 e, no início, era uma espécie de microblog com foco no texto e limitação de caracteres. Mas, ao longo dos anos, a rede social foi ampliando o número de caracteres e incorporando novos recursos, como vídeos e imagens. Geralmente, as empresas utilizam o Twitter para: 

  • Compartilhar conteúdo.
  • Gerar engajamento em ações promocionais.
  • Interagir com consumidores.
  • Fazer branding e gestão da reputação.

Estamos falando de uma rede social em que os usuários conversam, compartilham conteúdos e opiniões. Significa que é um excelente ambiente para construir um relacionamento com o cliente, humanizar a marca, coletar feedbacks e posicionar-se. Além disso, um perfil no Twitter pode aparecer em outras redes sociais, como Facebook e Instagram. É comum vermos prints do Twitter em outras mídias sociais.

Outras características importantes do Twitter são a instantaneidade e a interatividade. Elas fazem com que a rede social seja um canal de informações, de notícias. Você pode aproveitar para falar das novidades do seu negócio em primeira mão para o seu cliente. 

Esses recursos e aspectos do Twitter fazem com que ele seja único e diferenciado. Você não deve abrir mão dessa estratégia de marketing digital. É uma oportunidade de alcançar um número maior de clientes. Por isso, vamos mostrar como você pode dar os primeiros passos para divulgar sua empresa ou marca no Twitter:

  1. Tenha uma boa descrição e foto de perfil

Lembre-se que a imagem de perfil deve representar seu negócio. Você pode usar o logotipo da loja, por exemplo. Escreva uma descrição curta e objetiva com a proposta da sua marca. 

Você pode aproveitar para incluir um link direcionando para o seu site. Outra dica é fixar um tweet no topo do seu perfil. Você pode mudar a publicação e dar destaque a uma novidade, lançamento ou informação relevante da sua empresa.   

  1. Use corretamente as hashtags

No Twitter, as hashtags são essenciais porque promovem a localização do conteúdo. Ou seja, fica mais fácil do usuário encontrar o seu negócio. Os assuntos mais comentados, geralmente, estão relacionados às hashtags, justamente, para ficarem em primeiro lugar no trending topics do Twitter.

Crie hashtags que tenham relação com a publicação, seu negócio e produto. Elabore estratégias para que o público também utilize as hashtags e facilite as buscas na rede social. Lembre-se de utilizar palavras específicas e fáceis de digitar.

  1. Aproveite as tendências e assuntos do momento

O Twitter permite que você acompanhe, em tempo real, as principais discussões da internet. Por isso, monitore os trendings topics e identifique oportunidades para engajar o seu público. 

Mas, lembre-se que você só deve seguir tendências que tenham relação com seu negócio e público. Participar de um tópico de discussão só porque todos estão fazendo pode prejudicar a credibilidade e a imagem da sua marca. 

  1. Compartilhe dicas e informações relevantes para o seu público

Para gerar engajamento, o conteúdo precisa ser relevante para os seus seguidores. Conheça seu público-alvo e elabore um calendário de publicações. Dessa maneira, você consegue visualizar os temas produzidos e as reações dos usuários da rede. Uma outra dica é fazer enquetes para conhecer os interesses e as dores dos consumidores.

  1. Use o retweet

O retweet é um recurso para dar voz ao seu seguidor. Com ele, você consegue compartilhar impressões sobre um produto ou dúvidas, por exemplo. O retweet pode ser uma prova social. 

A linguagem e as interações no Twitter têm um tom mais descontraído e de conversa. Por isso, é interessante monitorar as menções à sua empresa ou marca. Assim, você consegue interagir e fortalecer o relacionamento com seu cliente. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

E-Book: Internet na medida: como usar o Twitter para sua empresa

Quais os principais assuntos de beleza no Twitter?


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