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Mercado e Vendas | MARCA
Conceitos de moda que você precisa entender: moda consciente

Entenda como aplicar o conceito de moda consciente à sua marca.

· 08/11/2022 · Atualizado em 01/12/2022
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A moda acompanha os movimentos sociais, sendo a expressão de uma cultura. Por isso, assim como a sociedade atual passa por movimentos de mudança, a moda também vê seus paradigmas sendo repensados. As preocupações legítimas com as pautas ambientais trouxeram aos holofotes a questão do consumo desenfreado e inconsciente e o papel da indústria da moda nessa equação.

Por isso, torna-se necessário que o empreendedor se atualize e compreenda os termos, as tendências e os conceitos relativamente novos ao universo fashion. Neste artigo, vamos tratar da expressão moda consciente, seu significado e como é possível aplicá-la à sua marca.

Na verdade, falar que moda consciente é uma tendência já é quase ultrapassado, pois o que vinha se desenhando timidamente no universo fashion tem se tornado praticamente uma regra, principalmente por conta das mudanças de comportamento do consumidor, que tem se preocupado com os artigos que consome e observado toda a cadeia produtiva.

Além dos materiais com que os artigos são confeccionados, o consumidor de moda consciente adere a roupas, calçados e acessórios atemporais e funcionais, que não tenham um descarte rápido. Você é capaz de imaginar o impacto que isso traz para o mundo da moda, altamente competitivo? Se ainda não pensou, é preciso urgentemente trazer alguns desses conceitos para a sua marca.

A moda consciente também é conhecida como moda sustentável ou slow fashion, e muitas marcas nacionais e internacionais já fizeram dela o seu carro-chefe. Muitas ações e estratégias vêm sendo adotadas por essas empresas, envolvendo sobretudo a questão do design e da matéria-prima, a produção ética, a reutilização de materiais, o preço justo etc.

Nesse sentido, alguns conceitos são colocados em prática, como o da moda circular, que propõe a reutilização de materiais no intuito de aumentar o ciclo de vida do produto e diminuir o impacto negativo no meio ambiente. Para isso, as marcas propõem ações como: novos produtos a partir de materiais reciclados; upcycling (a técnica que traz um novo propósito a materiais já existentes que seriam descartados); e produtos de segunda mão (second-hand), como no caso dos brechós, por exemplo.

O incentivo à produção de artigos feitos de modo artesanal, com uma cuidadosa escolha dos materiais, também é uma das ações adotadas e que, normalmente, estimula a produção ética e/ou local e o uso consciente dos recursos naturais. Outro conceito que está presente na moda consciente é o desperdício zero ou mínimo, que tem como objetivo evitar o descarte e a produção de lixo, produzindo artigos atemporais e, muitas vezes, sob demanda.

Benéfica para o meio ambiente e para o consumidor, a moda consciente chegou para ficar, e como uma prática que não está mais no futuro, mas, sim, no presente das marcas.

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