Planejamento, dedicação e conhecimento são fundamentais para quem quer empreender. Saiba quais os passos iniciais para o sucesso de sua empresa.

Ter iniciativa, não esperar que as chances apareçam e criar oportunidades são atitudes de quem deseja empreender começando bem. Isso porque se lançar no mercado competitivo é um desafio que exige atitudes empreendedoras e muito trabalho.
Autoconfiança para superar as dificuldades, dedicação e comprometimento são algumas das características que podem ajudar o empresário a lidar com riscos e atentar para as possibilidades de negócios.
Passo a passo
Para aproveitar bem as oportunidades do mercado, é preciso conhecê-lo. Junto a isso, para que o empreendimento seja bem-sucedido, é fundamental organizar as ideias e definir, no papel, as etapas para que a sua empresa vire realidade.
O plano de negócio é um documento descritivo que explica todos os aspectos do negócio de forma clara e objetiva. Nele, é possível esquematizar qual a ideia do negócio, listar informações sobre a expectativa de vendas, traçar estratégias de marketing e projetar a viabilidade econômica, as projeções de custos e os lucros do negócio.
Desse modo, ele descreve, por escrito, os objetivos e os caminhos que devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas.
Veja algumas perguntas que podem ser feitas inicialmente:
- O que desperta o interesse dos consumidores nos produtos ou serviços?
- Para quem minha empresa pretende vender?
- Do que preciso para oferecer esse produto ao meu cliente?
- Quem são os meus concorrentes?
- Onde estão os meus fornecedores?
Definição da ideia
Além de querer empreender, é preciso saber exatamente que tipo de negócio você pretende montar. É essencial que a atividade empresarial desenvolvida combine suas características pessoais e habilidades.
Viabilidade do negócio
Busque no mercado informações que identifiquem a viabilidade do negócio: qual a área de atuação, onde ele será localizado, para quem vai vender e quantos funcionários serão necessários. Essas são questões que vão nortear seu caminho.
Ademais, conheça bem o ramo onde você quer investir: leia sobre a atividade, vá a feiras, eventos ou exposições do setor, analise os concorrentes e busque a opinião de especialistas.
Modelo de negócio
Ao identificar que é possível executar sua ideia de empresa, é hora de operacionalizá-la. Nessa etapa, você tem a oportunidade de visualizar a empresa de modo amplo: o que é o seu negócio, do que o seu cliente precisa e o que você vai oferecer.
Investimento
Será que você possui dinheiro suficiente para abrir o seu próprio negócio? Você vai precisar de financiamento ou de um sócio? Para descobrir isso, liste os custos envolvidos, incluindo, por exemplo, instalações físicas, compra ou aluguel de equipamentos, insumos para a produção e recursos humanos.
Formalização
Para a empresa existir legalmente, você precisa registrá-la na Junta Comercial dentro de um modelo jurídico, indicando se vai ter sócios ou não. Depois, deve cadastrá-la na Receita Federal, para receber o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Em seguida, é necessário emitir o alvará de funcionamento na prefeitura da sua cidade e cadastrá-la na Secretaria da Fazenda. Nessa etapa, você pode precisar do auxílio de um contador para as questões que envolvem tributos e impostos, assim como o de um advogado para a elaboração de contratos e documentos.
Sempre que necessário, o empreendedor deve buscar a orientação de especialistas.
O cliente
Para agradar o cliente, o empresário precisa apresentar produtos e serviços de qualidade. Para isso, informações sobre o público-alvo são essenciais e devem constar no plano de negócios.
Faixa etária, escolaridade, poder aquisitivo, local de residência e de trabalho, número de pessoas na família, motivos que levam à compra, estabelecimentos onde as compras são feitas e aspectos considerados ao fazer uma aquisição são exemplos de informações a serem levantadas para a definição do seu público-alvo.
Além disso, analisar os concorrentes pode contribuir para mudar estratégias, repensar atitudes, ajudar você a descobrir como se apresentar em um cenário competitivo e conquistar o seu cliente.
Outros cuidados
Observadas essas dicas iniciais, pense nos planos financeiro e de marketing.
Definidas as características do produto ou serviço, é o momento de esquematizar as estratégias para que ele chegue ao cliente ou o atraia, decidindo como e onde divulgá-lo, quais promoções lançar para torná-lo interessante e qual logística adotar.
O passo seguinte é o plano financeiro, que consiste em um checklist de todos os custos e gastos envolvidos no seu empreendimento. Nele, tudo deve ser listado: investimentos (aluguel e equipamentos), custos (mão de obra e despesas fixas), capital de giro e estimativa de faturamento.
Saiba mais:
Pesquisa de mercado: o que é e para que serve
Como iniciar uma análise de mercado para tomar decisões
Acesse o projeto “Começar bem”, com soluções do Sebrae desenvolvidas para ajudar o empreendedor
Assista aos vídeos com dicas para começar bem seu negócio:
Foi um prazer te ajudar :)