this is an h1

this is an h2

Thu Jul 28 15:32:34 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Use as redes sociais para aumentar as vendas on-line

Conheça e ponha em prática estratégias para o s-commerce.

· 14/08/2015 · Atualizado em 28/07/2022
Imagem de destaque do artigo

Com o advento da internet, novas formas de vendas surgiram. Redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram são algumas das ferramentas de comunicação que já mostraram a sua utilidade no ambiente dos negócios. 

O s-commerce, também conhecido como Social Commerce, é a integração do comércio eletrônico com as mídias sociais para divulgar e apresentar características de determinado produto, facilitando a interatividade, a visibilidade e o relacionamento com o consumidor.

Para o empreendedor, é necessário atender aos clientes da melhor maneira e mostrar o seu produto de forma dinâmica e interativa, sobretudo na internet. O s-commerce se faz presente neste cenário e revela o grande potencial na comercialização e visibilidade do produto. 

Confira a seguir informações sobre vantagens e dicas de como gerenciar crises no s-commerce.

Perfil do consumidor

Para empreender no ambiente virtual, é necessário que se entenda o perfil do público que se quer atingir para que se possa utilizar ferramentas adequadas de comunicação.

Vários são os perfis que se encontram nas mídias sociais, desde crianças até adultos que costumam se comunicar pela internet, em especial os que costumam fazer compras sem sair de casa.

Pesquise e entenda quem é o usuário de mídia social e quais são os seus hábitos on-line.

Vantagens

O empreendedor deve entender as ações e saber como atuar no s-commerce para definir os melhores mecanismos de comunicação, considerando que a principal vantagem em aderir a esse tipo de integração com as redes sociais é poder aproveitá-las e transformá-las em boas referências de vendas.

Além disso, há outras vantagens do s-commerce. Confira quais são:

  • Funciona como vitrine do negócio.
  • Facilita o conhecimento das características do produto.
  • Aprimora a interatividade com o público-alvo.
  • Divulga o produto de forma dinâmica.
  • Apresenta baixo custo para o empresário.

Ao inserir a empresa ou o produto nas mídias sociais, compartilhamentos e comentários surgem instantaneamente no ambiente virtual. Botões como o “curtir”, do Facebook, podem indicar a quantidade de pessoas que se interessaram por determinado produto.

Os comentários dos consumidores também identificam a avaliação do produto exposto, o que pode trazer benefícios ou prejuízos à empresa.

Por isso, é fundamental que exista um profissional capacitado para gerenciar as informações que circulam na internet na hora em que o produto é apresentado, uma vez que o consumidor possui a liberdade de comentar a sua experiência de compra e consumo.

Gerenciamento de crise

As crises de imagem podem surgir a qualquer momento no mundo dos negócios, ou seja, reclamações sobre produtos com defeitos, mau atendimento e atrasos na entrega são muito comuns.

Como o s-commerce não funciona apenas como vitrine, mas também como espaços abertos para o direcionamento de opiniões, o empresário ou gestor deve priorizar a transparência na exposição de características do produto, a agilidade, a polidez e a diplomacia nas respostas a críticas ou reclamações. Essas atitudes são imprescindíveis para quem empreende pelo s-commerce.

 

 

Aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

O que preciso saber sobre marketing e vendas?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?