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Conheça os erros de design mais comuns em perfis do Instagram

O design do feed do seu Instagram é a sua vitrine e pode ser o primeiro contato do seu cliente com seu negócio.

· 22/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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O Instagram é uma rede social visual, focada na imagem. As pessoas entram nele para ver vídeos, fotos e informações em imagens. Por isso, o conteúdo precisa ser inspirador e atrativo. 

Imagine que um usuário conheça a sua empresa e entre no seu feed para conhecer os seus produtos ou serviços. Esse pode ser o primeiro contato dele com o seu trabalho. Nesse local, ele tem uma visão geral do seu negócio. É a sua vitrine. Por isso, ter uma identidade visual e investir no design do seu feed é essencial. 

Lembre-se de que o seu feed deve ser organizado, mas não deve ser engessado e monótono. Além disso, é preciso manter a coerência entre ele, a sua marca e seu negócio. 

E na hora de produzir conteúdo para o seu feed, tome cuidado para não cair em alguns erros de design.

Evite erros ao preparar o design do seu feed

  • Títulos muito pequenos

O título é o primeiro ponto de atenção do usuário. Por isso, ele precisa chamar atenção. Utilize hierarquia de informações e destaque as palavras mais importantes.

  • Texto sem contraste

Utilize o contraste de maneira criativa para destacar elementos ou palavras no seu post e atrair a atenção dos seus seguidores.

  • Poluição visual

Resuma a informação e, se for necessário, divida os posts em carrosséis. Muitos elementos visuais e textuais podem cansar o seu seguidor. Geralmente, as pessoas acessam o Instagram pelo celular, que tem uma tela pequena. Assim, nos textos, você pode usar espaços entre as linhas e emojis no lugar de palavras. 

  • Não ter uma identidade visual

A identidade visual faz parte do seu branding. Uma paleta de cores pode ajudar na identificação da sua marca. Você não precisa usar as mesmas cores sempre, mas definir as cores que têm relação com o seu trabalho facilita o reconhecimento do seu cliente. 

  • Feed infinito

Os posts são entregues separadamente. Seu seguidor pode não entender ou não gostar de receber um pedaço de uma imagem.

  • Usar somente fotos de bancos de imagens

Para humanizar a sua marca utilize fotos próprias. Se possível, contrate um fotógrafo para produzir fotos de qualidade dos seus produtos. 

  • Imagens de baixa qualidade

As fotos precisam ter uma boa qualidade. Elas vão mostrar como é o seu serviço ou produto e precisam passar uma boa impressão. 

  • Não ter cuidado com as fontes

Tome cuidado com fontes rebuscadas e que dificultem o entendimento da mensagem. E não utilize muitas fontes diferentes em um mesmo post.

  • Não ter coerência e objetivo

Lembre-se de que você precisa ser claro nos seus posts, todos os elementos deles são importantes para o bom entendimento dos seus seguidores.

Existem ferramentas gratuitas e on-line de design que podem facilitar o seu trabalho. Uma delas é o Canva. Com ele você pode editar fotos, inserir textos nas imagens ou colocar fundos. Você também consegue fazer post próprio para o feed, para o stories, posts animados ou anúncios.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

Encontre novos clientes com o Instagram

Instagram para empresas: saiba como potencializar o seu negócio

E aproveite os cursos do SEBRAE:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

 


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