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Tue Nov 22 11:30:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Consumidor quer comprar on-line e valoriza marcas empáticas

Consumo consciente também pauta o comportamento do público e se torna um fator decisivo para aquisição de produtos e serviços.

· 08/09/2022 · Atualizado em 22/11/2022
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O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as suas ações e hábitos durante a jornada de compra. Ele é influenciado por fatores como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Uma das características do comportamento do consumidor moderno é a valorização do meio ambiente, da sustentabilidade e do aproveitamento correto dos recursos naturais, que representam uma preocupação verdadeira com o futuro da humanidade.

Há menos recursos em circulação em razão da falta de empregos, da crise econômica e do aumento da desigualdade social. Tais fatores influenciam o consumo e contribuem para que, cada vez mais, as pessoas comprem de forma mais comedida. Assim, o consumo consciente vai pautar e se tornar um fator decisivo para a aquisição de produtos e serviços. 

O consumidor brasileiro tem preferido produtos com embalagens recicláveis, que geram menos lixo, itens biodegradáveis, que não poluem as águas, e processos de fabricação que não envolvem testes com animais. Nota-se, então, que ações sustentáveis são bem-vistas.

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Experiência de compra on-line

O consumidor também deseja uma experiência multicanal, na qual ele pode usar diferentes meios digitais para se comunicar com a marca e fazer suas compras. Pesquisas mostram que 92% dos brasileiros consideram a entrega e o prazo fatores decisivos para a compra pela internet. Esse dado revela a importância da logística na sua estratégia de venda digital ou omnichannel, que pode envolver a compra on-line e a retirada na loja, por exemplo.

Ainda assim, não haverá equidade entre físico e on-line, ou seja, a jornada do cliente será decidida por ele mesmo e pela sua própria necessidade - que tende a caminhar para a união do físico com o digital. Saiba, portanto, que, muitas vezes, o digital é apenas o início de um processo que pode terminar no físico, com a retirada do produto na loja, e vice-versa.

As novas tecnologias e a velocidade com que as informações são compartilhadas em tempo real também mudaram o modo como as pessoas consomem. Atualmente, cerca de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de adquirir um produto. 

Além disso, durante a pandemia, foi necessário ficar em casa e decidir tudo pela web. Como resultado dessa experiência, cerca de 54% das pessoas pretendem continuar comprando on-line, mesmo com a retomada do comércio de rua. E apenas 23% das pessoas que fizeram compras via web pretendem voltar para a loja física com o fim da pandemia. Por isso, é preciso garantir sua presença digital para ser visto e consumido.

No marketing digital, segundo uma pesquisa da Nielsen, a divulgação por influenciadores tem se mostrado 11 vezes mais eficiente para os anunciantes do que as mídias tradicionais. Essas pessoas, sejam elas mais ou menos populares na internet, apresentam experiências autênticas e criam identificação com seus seguidores. Consequentemente, cada vez mais os brasileiros compram influenciados pelas redes sociais e descobrem novos produtos a partir de conteúdos on-line.

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Possibilidades digitais mudam padrões de consumo

Em função das possibilidades digitais, as práticas e os padrões de consumo apresentam mudanças, como o hábito de comprar pela internet, o apreço pelo frete grátis e a busca por marcas empáticas. O consumidor também espera se sentir seguro ao ir ao estabelecimento, então os cuidados sanitários continuam sendo importantes.

As marcas devem contar com uma estratégia digital sólida e uma leitura correta dos dados para se tornarem significativas na vida das pessoas. A jornada do cliente precisa ser bem estudada e trazer pouco ou nenhum conflito, visando atender à necessidade do consumidor. É importante garantir uma boa experiência, encantar as pessoas e facilitar a compra.

O novo consumidor exige que as marcas adotem um tom mais humano e próximo do público. Nesse sentido, destacam-se habilidades empreendedoras como humildade, sensibilidade, coragem e autenticidade. Negócios que adotam o marketing humanizado tendem a se destacar em meio à concorrência.

O cenário dos negócios ainda é incerto, de modo que muitas das estratégias que trouxeram sua empresa até aqui não serão as que vão manter você no mercado futuramente. Portanto, empreendedor, é hora de repensar seu planejamento e colocar o novo consumidor e as novas tendências de consumo em pauta - e a plataforma do Sebrae pode te ajudar com orientações e cursos.

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