Thu Apr 23 12:38:31 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Dez passos para a venda antecipada em salões de beleza
Diante da crise COVID-19 os negócios de beleza podem usar a estratégia de venda antecipada para manter um faturamento mínimo.

O setor de beleza tem seu faturamento majoritário na venda de serviços. Entretanto neste período de isolamento social uma estratégia tem sido a venda antecipada de serviços para serem usufruídos pelos clientes quando a pandemia passar. 

Importante: todo o planejamento da venda antecipada deve ser debatido e definido junto à equipe de profissionais parceiros e descrito para conferência posterior de todos. O engajamento da equipe é fundamental. 

Veja o passo a passo desenvolvido pelo Sebrae para promover essa ação: 

Dica 01 - Defina quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada; 

Dica 02 - Defina qual será a vantagem para o cliente de comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro, comprar um serviço e ganhar um brinde;

Dica 03 - Defina qual parceiro ou colaborador executará o serviço e combine previamente com o profissional o uso desta estratégia.  

Dica 04 - Quando o cliente não definir o profissional de preferência, faça um rodízio entre os funcionários para que todos sejam beneficiados; 

Dica 05 - Defina qual será o meio de pagamento e como será feito o split (ou divisão) entre salão de beleza e profissional de beleza. É muito importante que os salões e profissionais recebam antecipado e não somente uma das partes;

Dica 06 - Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos. Transparência é fundamental;

Dica 07 - Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção. Alguns meios de pagamento também já oferecem esse serviço;

Dica 08 - Caso o cliente já queira deixar o agendamento confirmado já reserve na agenda do profissional a data solicitada pelo cliente. Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço; 

Dica 09 - Caso o cliente não queira reservar a data ainda, quando as atividades do salão de beleza forem retomadas, faça o agendamento segundo a preferência apontada pelo cliente, informando a ele que está reservada parte de cada dia de trabalho para atender às compras antecipadas. É importante deixá-lo ciente dos horários diários reservados para cumprir os serviços já comercializados. 

Dica 10 - Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral; Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;

Dica BÔNUS - Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;

 

Escrito pelo grupo de gestores do setor de beleza do Sebrae.

 

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora