Diante da crise COVID-19 os negócios de beleza podem usar a estratégia de venda antecipada para manter um faturamento mínimo.

O setor de beleza tem seu faturamento majoritário na venda de serviços. Durante o período de isolamento social, muitos se utilizaram da estratégia da venda antecipada de serviços e isto foi muito útil para garantir uma renda mínima. Agora, com a reabertura dos salões, este aprendizado pode ser transformado e continuar a ser utilizado como uma estratégia de vendas.
Importante: todo o planejamento da venda antecipada deve ser combinado e definido junto à equipe de profissionais parceiros envolvidos. Os seus resultados devem ser controlados, compartilhados para conferência posterior dos profissionais. O engajamento da equipe é fundamental. Assim, esta é uma estratégia que deve beneficiar a todos: o salão, o profissional e o cliente.
Veja o passo a passo desenvolvido pelo Sebrae para promover essa ação:
Dica 1 - Defina quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada.
Dica 2 - Defina qual será a vantagem para o cliente ao comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro ou ganhar um brinde.
Dica 3 - Defina qual parceiro ou colaborador executará o serviço e combine previamente com o profissional o uso dessa estratégia.
Dica 4 - Quando o cliente não definir o profissional de preferência, faça um rodízio entre os funcionários para que todos sejam beneficiados;
Dica 5 - Defina qual será o meio de pagamento e como será feito o split (ou divisão) entre salão e profissional de beleza. É muito importante que ambos recebam antecipado, e não somente uma das partes.
Dica 6 - Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos. Transparência é fundamental.
Dica 7 - Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção, e alguns meios de pagamento também já o oferecem esse serviço.
Dica 8 - Caso o cliente já queira deixar o agendamento confirmado, reserve na agenda do profissional a data solicitada. Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço.
Dica 9 - Caso o cliente não queira reservar a data ainda, faça o agendamento segundo a preferência apontada por ele, informando-lhe a disponibilidade da agenda para atender às compras antecipadas. É importante deixá-lo ciente dos horários diários reservados para cumprir os serviços já comercializados.
Dica 10 - Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral, fazendo com que o cliente se sinta diferenciado e próximo.
Dica BÔNUS - Use as redes sociais para venda antecipada: WhatsApp, TikTok, Instagram, Facebook.
Escrito pelo grupo de gestores do setor de beleza do Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)