ESTRATÉGIA DE MERCADO

Negócios de beleza: saiba como diversificar para crescer

É preciso estar atento a todos os públicos que frequentam o seu negócio para oferecer serviços que atendam às suas expectativas.

  • Para todas as idades

Que o mercado da beleza e estética está em ascensão, já sabemos. Mas, isso não significa garantia alguma de sucesso. O êxito vem da sua forma de trabalhar o negócio. E, além de uma boa estratégia de gestão e de divulgação, é sempre bom investir em criatividade.

Uma boa aposta é diversificar produtos e serviços e adaptá-los para todas as idades. 

Falaremos agora sobre como é possível diversificar para crescer e ampliar os negócios de beleza. Uma boa aposta é diversificar produtos e serviços e, então, adaptá-los para todas as idades. Vamos lá? 

Para todas as idades
  • Variedade de serviços

A diversificação garante resultados que agregam valor e podem atrair novos negócios. Ao ser criativo, você se diferencia e ainda amplia as oportunidades de atendimento em seu salão de beleza ou centro estético para outros tipos de consumidores.

Terceira idade
Quem está chegando na melhor idade hoje? Certamente, é alguém bem diferente dos avós de ontem. Então, o que esse público quer consumir? Você pode oferecer um serviço especializado para os idosos de hoje? Que tal investir? O que eles estão dispostos a consumir? Quanto podem pagar pelos serviços? De que forma você pode se diferenciar? São perguntas que devem estimular você às melhores respostas. Então, mãos à obra!

 Adolescentes e jovens
Nessa fase da vida, a aparência é uma forma de autoafirmação. Então, adolescentes e jovens adoram, e até sentem, que precisam estar irradiando beleza. Além de representarem um mercado em franca expansão, atender a esse público significa a oportunidade de fidelizar consumidores cujas renda e oportunidades de aquisição de novos serviços crescem ano após ano.

Uma boa ideia é criar pacotes específicos e de valor mais acessível para o atendimento nos dias de menos movimento no empreendimento.

Público infantil
Sim. As crianças de hoje frequentam o salão de beleza. E, se isso for uma forma de diversão com limites saudáveis, por que não? Você percebe a importância de oferecer e valorizar o uso de produtos e técnicas especialmente desenvolvidos para os pequenos em seu salão de beleza? Pode ser uma boa forma de sair na frente da concorrência!

É bom você ter certeza do que irá ofertar porque a criançada sabe muito bem o que quer!

Variedade de serviços
  • Para todas as idades
  • Governança colaborativa

Você já ouviu falar em conceito de cardápio? Essa novidade propõe aumentar o número de vezes que o consumidor vai ao salão em uma mesma semana. Pode ser usada para serviços de manicure e cabelo.

Conceito de cardápio

A ideia é que o cliente faça o serviço completo em um dia da semana e volte em outro momento apenas para fazer a manutenção ou a troca de cores. Por exemplo, a cliente adquire o serviço de manicure com cardápio no sábado. Nesse mesmo dia, ela faz o serviço completo, mas ganha a possibilidade de voltar durante a semana ao salão apenas para retocar ou trocar a cor do esmalte.

Como está a sua embalagem?

Você também acredita que o produto se compra pela embalagem? Está na hora de saber como anda a identidade visual do seu negócio. Ela conversa com a sua marca? Você está conseguindo divulgar aquilo que oferece e acredita por meio do seu design? É bom passar o olho no seu ambiente, na sua decoração, na sua fachada e, inclusive, no seu site para ver se está tudo como deve ser. Se precisar melhorar, não pense duas vezes antes de contratar profissionais que possam auxiliá-lo.

Governança colaborativa
  • Variedade de serviços

Se nunca ouviu falar, preste atenção nessa estratégia: ela propõe o diálogo entre os vários membros da sua equipe para construir novas oportunidades e também obter respostas para os problemas do dia a dia. Uma sugestão é conseguir realizar essa atividade pelo menos uma vez a cada duas semanas. E, depois, claro, aproveitar as dicas e sugestões que podem surgir.

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Dúvidas sobre Beleza? Assista ao vídeo abaixo. 

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