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Mon Jul 11 20:55:57 BRT 2022
Inovação | EMBALAGEM
Embalagens aumentam a competitividade e a venda dos pequenos negócios

O presente começa pela embalagem! Segundo pesquisas, 60% dos brasileiros acham a embalagem mais importante que a própria marca.

· 21/06/2022 · Atualizado em 11/07/2022
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A embalagem é o primeiro contato ao receber um presente. Ela é o início da experiência que a marca vai proporcionar a quem está sendo presenteado. Por meio dos elementos visuais utilizados, ela é capaz de estimular sensações que somarão à percepção final que o cliente terá sobre a sua loja. Então, capriche para provocar aquela sensação de "uau" e dar um show!

O poder da embalagem

A embalagem exerce forte influência emocional no consumidor, pois é capaz de provocar estímulos sensoriais que reforçarão positivamente a experiência de consumo. Ela pode ajudar a sua marca a passar a mensagem correta ou simplesmente passar despercebida.

Um comportamento relativamente novo nas redes sociais, estimulado por uma geração de digital influencers, youtubers e tiktokers tem chamado ainda mais atenção para a importância das embalagens: o unboxing ou “recebidos” mostra claramente que a embalagem (e a retirada do produto de dentro dela) consegue causar um encantamento em quem a recebe.

Este fenômeno tem feito com que as lojas tenham ainda mais cuidado com a forma como os produtos são embalados e entregues para os consumidores. Afinal de contas, além do próprio cliente, pode haver uma plateia atenta a tudo que é postado e divulgado nas redes sociais com os famosos recebidos.

Para sua marcar fazer aquele gol na hora que seu produto chegar ao cliente, separamos aqui algumas dicas valiosas:

Invista no design

Planejar o uso de formas, cores e materiais que serão utilizados na sua embalagem, além de provocar uma sensação positiva no seu cliente vai fazer a sua marca criar uma identidade que pode ser reconhecida facilmente. O design escolhido deve ter a cara do seu público. Sempre que possível, evite as embalagens prontas e invista em algo que tenha a cara do seu público. Esse elemento vai tirar a sua marca da fala do “eu também”. Afinal de contas, ninguém quer ser reconhecido por fazer aquilo que todo mundo faz no mercado, não é mesmo? Se você quer investir no desenvolvimento de uma embalagem personalizada para o seu negócio, saiba que o Sebrae pode te ajudar. O Sebraetec Design auxilia empresários a pensar na aparência, na funcionalidade e na atratividade do seu produto ou da sua empresa. Conheça o programa.

Sustentabilidade e utilidade

Invista em uma embalagem que seja sustentável e ao mesmo tempo útil. As embalagens acompanham o consumidor para fora do ponto de venda e, muitas vezes, podem continuar circulando com ele, impulsionando a visibilidade da marca. Quando a embalagem pode circular por outros lugares por ter mais de uma função, a sua marca continua sendo vista. É o que acontece, por exemplo, com as ecobags e as caixas que podem ser utilizadas como elementos de decoração ou para guardar pequenos itens. Além do mais, sustentabilidade é a palavra do momento!

Visibilidade

De acordo com pesquisas da Nielsen Media Research, em média, 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Essa informação nos desperta para o fato de que a embalagem pode ser estratégica. Uma de suas funções no ponto de venda é atrair o olhar do cliente.

Então, não esqueça desse detalhe na hora de investir na sua embalagem ou de selecionar fornecedores de produtos, para compor o mix da sua loja, que serão expostos no seu ponto de venda. Muitas vezes, uma embalagem mal desenvolvida pode dificultar a exposição do produto no ponto de venda, e ele acabar encalhado. 


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