POP, ou Procedimento Operacional Padrão, é um documento que uniformiza processos e assegura qualidade consistente a produtos e serviços.

Se você trabalha na indústria, certamente já ouviu falar no termo POP: Procedimento Operacional Padrão. Ele é um documento que registra o passo a passo de uma operação ou processo, garantindo que qualquer funcionário da empresa consiga realizá-lo. É um roteiro padronizado, com o objetivo de evitar problemas de execução e garantir a qualidade de produtos e serviços.
O POP é um documento que rege condutas e permite melhorias que incrementam o desempenho da empresa, pois uniformiza os instrumentos e materiais a serem usados, define a responsabilidade pela execução, descreve como os procedimentos críticos devem ser executados, cria o roteiro de inspeções periódicas dos equipamentos de produção e define como será a troca de turnos dos funcionários e a continuidade do trabalho entre eles.
O POP é parte do sistema de gerenciamento da qualidade e das boas práticas de fabricação e deve sempre estar visível no local onde serão executadas as tarefas. Deve, ainda, ser anexado a outros documentos, como instrutivas e normas operacionais padrão.
Toda indústria de base tecnológica (IBT) precisa padronizar operações e processos para entregar produtos ou serviços com qualidade consistente. Essa é uma condição para a implantação das Boas Práticas de Fabricação nas organizações e o Procedimento Operacional Padrão é a forma de a empresa comunicar aos colaboradores o que deve ser feito e como deve ser feito.
Por se tratar de um documento oficial, todas as atividades nele contidas precisam ser revisadas, aprovadas e assinadas, periodicamente, pelo seu responsável. A criação desse documento deve ser realizada em parceria com os colaboradores que desempenham as tarefas, pois são eles os que melhor conhecem os processos.
O que não pode faltar no POP?
Um POP não pode ser escrito de qualquer forma: é necessário ter uma linguagem clara e simples. Por isso existem elementos básicos que devem compor o documento, como:
- nome do procedimento;
- local de aplicação;
- a que se aplica o processo (operação de equipamento, técnica analítica ou operação de um maquinário, por exemplo);
- glossário de siglas;
- lista de materiais envolvidos no processo;
- passo a passo das indicações do que deve ser feito (ordem, tempos, observações);
- como registrar o resultado;
- tratamento dos dados.
No pé de cada página deve estar a assinatura de quem elaborou, revisou e autorizou o procedimento. Essas informações garantem um registro rastreável de todas as operações e processos da empresa.
Qual é a importância dos POPs na Indústria de Base Tecnológica?
Nas IBTs, onde são utilizadas dezenas de equipamentos e instrumentos e atuam vários operadores, o Procedimento Operacional Padrão é muito mais que um detalhe do processo de fabricação: é o passo a passo das operações, que garante uniformidade para que a empresa atinja o resultado esperado.
Por isso, o documento deve ser simples e objetivo, mas completo, a fim de facilitar o entendimento de qualquer pessoa que necessite realizar aquele processo.
O POP educa sobre a rotina de trabalho e, pelo passo a passo, explica todos os aspectos envolvidos em uma atividade, o que é extremamente importante para obter a qualidade esperada de um produto.
Quais são as vantagens do POP?
O principal objetivo do Procedimento Operacional Padrão é garantir que as atividades sejam executadas de forma padronizada nas empresas, trazendo também outros benefícios, como:
Cada indústria possui diretivas únicas de boas práticas de fabricação, indicando o que deve ser feito, mas é o pessoal que elabora o Procedimento Operacional Padrão quem descreve como esse trabalho será feito, por isso é importante escolher o colaborador com o perfil mais adequado a essa atividade, pois os procedimentos operacionais padrão são a chave para as empresas manterem a qualidade consistente de produtos e processos.
Saiba mais:
Clique aqui para saber como o POP é utilizado em diversos setores da indústria nacional; consulte também o artigo Crescimento em empresas de indústria tecnológica é fruto da inovação.
Foi um prazer te ajudar :)