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Mercado e Vendas | VENDA
Estratégias rápidas para vender mais

Nenhum produto se vende sozinho: use estratégias rápidas e certeiras para vender mais.

· 25/10/2022 · Atualizado em 05/11/2022
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Mesmo que suas vendas estejam evoluindo bem, estratégias para vender mais devem fazer parte do seu radar. Algumas ações para vender mais tomam tanto tempo e dinheiro que acabam com o lucro da empresa. Por isso, o empreendedor precisa planejar bem suas ações para alavancar as vendas e crescer. Pensando nisso, separamos dicas rápidas e simples de implementar na sua empresa, inspiradas no post do Sebrae Paraná.

Você sabe como vender o seu produto ou serviço ou está apenas oferecendo ele por aí? É fundamental entender que, na maioria das vezes, o cliente não está pronto para efetuar a compra já no primeiro contato. Existem questões, como custo-benefício do produto, que precisam ser respondidas antes da compra, ou mesmo a necessidade real que o consumidor tem, ou não, do seu produto e serviço. Com as estratégias certas, você levará mais rapidamente seu cliente ao estágio em que ele está pronto para fechar negócio. Aqui, você vai aprender como vender de maneira estratégica e de um jeito eficiente, simples e fácil!

O seu negócio pode ter o melhor serviço ou o produto mais transformador do mercado, se não souber vendê-lo, sua empresa não vai crescer. Isso é um fato: nenhum produto se vende sozinho. É preciso estratégia para gerar desejo e, principalmente, ação em seu cliente. Vamos entender as quatro etapas principais da venda e como aplicá-las no seu negócio para vender muito mais.

Primeira fase: inconsciência

A primeira fase da venda é a fase da inconsciência. É quando o seu cliente não sabe que possui um problema, ou seja, ele não possui uma dor, um motivo para agir. Aqui, nessa fase, você precisa provocá-lo e convencê-lo de que possui um problema. Por exemplo, vamos supor que você venda marmitas saudáveis: fale ao cliente que a rotina corrida e a facilidade de comprar alimentos ultraprocessados levam a uma alimentação errada que pode prejudicar a saúde. Questione seu consumidor se ele já pensou nisso. Sendo assim, o primeiro passo para começar a vender é mostrar ao seu cliente um problema sobre o qual talvez ele não esteja consciente.

Segunda fase: consciência do problema

E agora que ele possui uma dor e um motivo para agir, ele está na segunda fase da venda: a fase da consciência do problema. Essa etapa é fundamental, pois aqui ele começa a buscar soluções. Ou seja, depois de descobrir que está comendo mal, ele passa a pesquisar e analisar soluções, talvez comprar produtos orgânicos, fazer marmitas em casa e ir ao nutricionista. 

Terceira fase: empoderamento

Agora, você deve deixá-lo consciente da solução: esta é a fase do empoderamento. Mostre que ele pode resolver esse problema da má alimentação. Como? Falando do serviço de marmitas saudáveis! Mostre todos os benefícios e como a marmita saudável resolve cada um dos problemas que surgirem na cabeça dele. Aqui, você ainda não vai falar do seu produto, apenas dos benefícios dele. 

Quarta fase: conexão

Pois é na quarta, e última fase, quando o seu cliente já sabe que possui um problema, já está ciente de que existe uma solução, que você deve colocar-se como a melhor solução para ele. Aqui sim, você deve falar de você, dos seus diferenciais, mostrar o processo de produção, o seu padrão de qualidade, os depoimentos sobre seu produto e, principalmente, o porquê do seu produto ser a melhor solução para ele. 

Nesta fase, para finalizar a venda, você fará uma oferta para o seu cliente e uma chamada para ação. Neste momento, você pode usar alguns gatilhos mentais, como o da urgência, com uma oferta por tempo limitado; ou da reciprocidade, oferecendo um brinde; ou até o da exclusividade, oferecendo uma condição única e personalizada para aquele cliente.

Esses são os quatro passos fundamentais para um processo de venda que realmente funciona! Fique atento e pratique no seu processo de venda para ver sua empresa crescer!

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