this is an h1

this is an h2

Mon Apr 25 11:40:55 BRT 2022
Inovação | PRODUTIVIDADE
Fruticultura: pequenos produtores impulsionam o crescimento do setor

Com cerca de 40 milhões de toneladas/ano, em 2,3 milhões de hectares, a cultura de frutas no país avança e cresce também em volume de exportação

· 25/04/2022 · Atualizado em 25/04/2022

Setor de destaque no agronegócio brasileiro, a fruticultura vem mantendo bons resultados econômicos e, felizmente, segue com perspectivas positivas. O cenário promissor tem se consolidado ainda mais em rotas como a da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Ride-DF), anunciada pelo governo federal como destinatária de um investimento de R$ 34 milhões. O recurso, a ser empregado para a compra de equipamentos e apoio ao desenvolvimento e à inovação na produção de frutas, deve beneficiar cerca de 27 mil produtores familiares no Distrito Federal, em 29 cidades do Goiás e em outras quatro de Minas Gerais.

No que depender dos micro e pequenos empresários da região, o mercado, de fato, continuará em expansão. Além de números expressivos no cultivo de goiaba, banana, limão, uva e morango, produtores do Distrito Federal, por exemplo, já trabalham, em caráter experimental, com a cultura da maçã e da pera. Em entrevista à Agência Brasília, o coordenador de fruticultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Felipe Camargo, explicou que   são culturas novas na região, “têm características de regiões com o clima temperado, então é preciso uma combinação muito bem-feita. É necessário escolher variedades menos exigentes em horas de frio, que já foram desenvolvidas por instituições de pesquisa”.

E não para por aí. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), por demanda de microempresários interessados no ramo da fruticultura, também já existem projetos para produção de acerola e de abacate-avocado.

O mercado de frutas orgânicas é outro que também cresce no Brasil e oferece diversas oportunidades para os produtores rurais. Leia mais sobre essa tendência aqui.

Fruticultura no Brasil

  • O país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, segundo dados da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), da Embrapa.
  • São cerca de 40 milhões de toneladas/ano em 2,3 milhões de hectares.
  • Mais de 95% da produção total é consumida pelo mercado interno.
  • Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), no terceiro trimestre de 2021, o setor registrou aumento de 20% no volume exportado em comparação com o mesmo período de 2020.
  • Ao todo, são 30 polos fruticultores. As quatro maiores produções são de banana, laranja, uva e maçã.
  • A atividade gera 5,6 milhões de empregos diretos, o que representa 27% da mão de obra agrícola no país.
  • Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no país, cada hectare ocupado com fruticultura emprega diretamente de três a seis pessoas e, indiretamente, outras duas ou três.

Quer saber mais sobre fruticultura? Fique atento aos conteúdos do portal Sebrae https://t.me/sebraefruticultura


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

This Content Component encountered an error