this is an h1

this is an h2

Thu Nov 17 13:26:23 BRT 2022
Inovação | CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO
Hair stylist é cada vez mais requisitado no mercado de beleza

O mercado de beleza pede profissionais qualificados e capazes de não só cuidar do cabelo, mas de compor estilos adequados à sua clientela, como o hair stylist.

· 27/10/2022 · Atualizado em 17/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado da beleza anda a todo vapor, dando destaque a um novo tipo de profissional: o hair stylist, ou estilista de cabelo, que é cada vez mais requisitado. Apesar do nome, esse profissional vai além dos cortes de cabelo perfeitos e modernos e dos tratamentos de acordo com o pedido do cliente. Mais especializado, ele sabe aplicar as técnicas básicas dos cabeleireiros e reúne uma série de competências, atuando como um consultor de imagem. Ele também acompanha tendências de moda e exerce seu conhecimento no cliente, sempre levando em conta seu estilo de vida, suas preferências e suas características físicas.

O processo de atendimento de um hair stylist funciona como uma consultoria, iniciando-se com uma série de perguntas para compreender a rotina, os gostos e a personalidade do cliente. Uma advogada, por exemplo, que tem pouco tempo para cuidar do cabelo e usa roupas sóbrias para trabalhar, não vai se dar bem com madeixas longas, de cores muito vibrantes. Apesar disso, ela pode ousar no corte e tirar a sisudez, se esse for o seu desejo. 

Além de seguir as tendências da moda, a cor do cabelo também deve combinar com o tom da pele e, principalmente, com o estilo de vida, a imagem pessoal e a mensagem que o cliente deseja passar. O hair stylist precisa estar atento a todos esses detalhes para trocar ideias com seu público.

Como começar 

Além de cursos rápidos e profissionalizantes, é possível encontrar alguns cursos de tecnólogo, equivalentes à formação de nível superior. Mas não basta fazer um bom curso para seguir na profissão - ter experiência é fundamental. Muitos profissionais que hoje atuam no mercado como hair stylists começaram como cabeleireiros em salões e foram aperfeiçoando seus conhecimentos até conseguirem se firmar na área. 

Embora o campo seja desafiador, a remuneração compensa, uma vez que o hair stylist opera de forma personalizada, agregando valor ao serviço do cabeleireiro. Ele pode, portanto, trabalhar em um salão ou como personal hair stylist, ou seja, como profissional autônomo que atende a clientela em domicílio. E, para este caso, o Sebrae tem o curso certo para você que quer se formalizar, ter acesso a benefícios e conhecer as responsabilidades da categoria.

Se você se interessou por essa carreira, vale a pena assistir à entrevista que Nell Carmo, hair stylist e cabeleireiro especialista em transformações, concedeu ao Sebrae.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?