Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 09 12:36:54 BRT 2020
Inovação | SUSTENTABILIDADE

Infográficos setoriais: sua empresa mais competitiva e sustentável

A série sua empresa mais competitiva e sustentável traz informações de como reduzir custos e aumentar a competitividade através de práticas de sustentabilidade.

· 09/04/2020 · Atualizado em 09/04/2020

Nesses dias de isolamento social e queda nos volumes de vendas causados pela pandemia do COVID-19, a adoção de práticas de sustentabilidade pode afetar positivamente o desempenho financeiro dos pequenos negócios por meio da redução de custos e aumento da competitividade.  Pois, a empresa que investe em práticas de sustentabilidade atinge esta redução de custos e, também, cultiva uma imagem positiva no mercado e cria um conjunto de consumidores mais satisfeitos. 

Mas como adotar práticas de sustentabilidade em tempos de COVID-19? Para responder a esta pergunta, os pequenos negócios podem acessar a série de infográficos sua empresa mais competitiva e sustentável (veja abaixo!), elaborada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS. Esta série de infográficos foi pensada com o objetivo de repassar práticas de sustentabilidade por segmentos produtivos. 

Estas práticas de sustentabilidade podem ser adotadas pelos pequenos negócios a partir de iniciativas comportamentais e tecnologias de baixos custos e pouca complexidade. Tais práticas farão das empresas que a adotarem mais competitiva também ao retorno a rotina pós pandemia do COVID-19. 

Veja abaixo algumas práticas de sustentabilidade por segmentos econômicos: 

  • Indústria Calçadista: a economia de matéria-prima começa na etapa da criação, em que o designer pode fazer um projeto criativo e com uso racional de materiais de origem responsável. A economia dos insumos é garantida utilizando softwares de planejamento de corte dos couros e tecidos. 

  • Material de Construção Civil: um atendente capacitado pode ajudar o cliente, quando necessário, a calcular a quantidade de material ideal para a sua obra, além de indicar produtos mais eficientes e resistentes, que resultam em menos desperdício na construção. 

  • Panificação: manter as dosagens na ponta do lápis nem sempre é suficiente para garantir o rendimento da receita. O lucro está na precisão de máquinas como balanças e divisoras atualizadas, que eliminam sobras e padronizam o produto.  

  • Hortifrutigranjeiros: restos de hortaliças e vegetais que não puderem ser vendidos ou doados podem ser aproveitados no processo de compostagem. O adubo orgânico não agride o solo e ainda pode ser vendido para outros produtores. 

  • Farmácia de Manipulação: realize os procedimentos de manipulação em horários programados. A medida otimiza a utilização dos equipamentos e evita desperdícios de energia elétrica. 

 

Mais a abaixo, há quatro tabelas com os links para acessar os infográficos por grandes setores (indústria, comércio, serviços e agronegócios) e segmentos produtivos. O Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS produz diversos outros conteúdos sobre sustentabilidade empresarial, que estão disponíveis abaixo:

 

Veja os infográficos:

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora