Saiba como pequenos varejistas podem realizar ações promocionais, gerenciar produtos por categorias e adotar práticas sustentáveis para crescer cada vez mais.

Minimercados: informações estratégicas para aumentar os lucros
O assunto deste artigo é bastante específico: vamos falar exclusivamente sobre informações estratégicas para minimercados. Afinal de contas, eles estão presentes em todas as regiões do Brasil e geralmente estão localizados em vizinhanças com grande movimentação. Você é desse segmento e se interessa pelo assunto? Então, continue conosco!
Apesar do poder econômico das grandes redes supermercadistas, os minimercados não têm apenas se mantido, mas também registrado crescimento em suas vendas. As mudanças dos hábitos do consumidor brasileiro, que busca cada vez mais comodidade e praticidade, beneficiam pequenos mercados que estão mais próximos de seus clientes.
O Sebrae preparou uma série sobre minimercados com a intenção de que você aprenda as práticas que dão vantagens ao pequeno varejista. Reunimos cartilhas com várias informações úteis que podem auxiliar na gestão e no dia a dia do empreendedor dessa área. Confira:
Série minimercados
Ações sustentáveis
As empresas que utilizam energia, água e outros recursos de forma eficiente conseguem reduzir seus custos, criando uma oportunidade para ampliar as espremidas margens de rentabilidade.
Ações promocionais
Você precisa de sugestões para ampliar suas vendas por meio de ações promocionais associadas às diferentes épocas do ano e às datas comemorativas? Então, esta cartilha é para você. Afinal de contas, as datas comemorativas nacionais e regionais são uma excelente oportunidade para o varejista aumentar os rendimentos de seu negócio.
Gerenciar por categorias
Neste conteúdo, você acessa a metodologia para implantar o gerenciamento por categorias em pequenos negócios do varejo alimentar, ou seja, em minimercados e mercearias. Nessa estratégia de gerenciamento, o foco está em potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor.
Autodiagnóstico para minimercados
Você sabia que dois terços do que os consumidores adquirem no supermercado é comprado sem planejamento ou intenção? Segundo Paco Underhill (2008), isso acontece porque os supermercados estimulam esse comportamento.
Partindo desse princípio, nesta cartilha sinalizamos alguns fatores que poderão colaborar para tornar um mercadinho mais vendedor, esmiuçando os diversos elementos físicos da loja. Vários pontos foram analisados e, à medida que avançar na leitura, será possível fazer uma avaliação mais detalhada do seu negócio. Que tal implementar essa estratégia?
Foi um prazer te ajudar :)