this is an h1

this is an h2

Tue Jun 21 02:25:48 BRT 2022
Mercado e Vendas | POSICIONAMENTO
Jalapão mostra como lucrar com ecoturismo e preservar a natureza

O ecoturismo é uma oportunidade de fazer ótimos negócios enquanto cuida do meio ambiente e das pessoas, porém, exige conhecimento.

· 16/06/2022 · Atualizado em 21/06/2022
Imagem de destaque do artigo

Para o ecoturista, viajar é uma imensa aventura. Por mais que tenha pesquisado exaustivamente na internet e leve um mapa em mãos, o plano passa, ao menos um pouco, por não ter planos. A ideia é manter os olhos bem abertos para poder fazer descobertas e se sentir no ritmo da natureza. Já para quem trabalha no setor, a realidade é bem diferente: um planejamento bem feito é fundamental.

Uma região não fica conhecida como a joia de Tocantins à toa. Jalapão, a 195 km de Palmas, se tornou um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil por proporcionar experiências únicas e inesquecíveis. Adorado pelos praticantes de esportes radicais, o Parque Estadual do Jalapão oferece paisagens deslumbrantes e belezas como o famoso capim dourado. 

Matéria-prima de bolsas e outros artefatos de sucesso nas feiras e aeroportos país afora, o capim dourado é abundante entre outubro e novembro, quando representa uma importante fonte de renda para comunidades da região. Os ecoturistas são mais frequentes em julho, época de seca e, portanto, perfeita para longos passeios sem interrupções.

Os 34 mil km² do parque formam uma área de preservação ambiental polvilhada de chapadas, serras e formações rochosas milenares, entre elas, a famosa Pedra Furada, que atrai e encanta os visitantes. A terra vermelha, quando dá lugar a estradas de areia, presenteia com piscinas naturais, cachoeiras e fervedouros – esses, ao borbulhar incessantemente, mantêm os banhistas flutuando e são uma grande diversão. 

Potencial de negócios

Repleto de belezas naturais com características diversas, o Brasil sempre teve uma enorme vocação para o ecoturismo. Nunca, porém, essa modalidade foi mais atrativa do que no pós-pandemia. São muitos os fatores que levam os viajantes a escolher esse tipo de viagem. O mais óbvio é a sensação de liberdade proporcionada pela possibilidade de descortinar o horizonte. A vista de um mirante rochoso, como tantos encontrados no Jalapão, é o exato oposto ao isolamento doméstico trazido pela pandemia de Covid-19. 

Evitar gastos com passagens de avião, agora mais dispendiosas, o temor de contágio em aglomerações e o desejo de viajar em pequenos e afetivos grupos, formados por amigos íntimos e a família, são tendências já registradas nas pesquisas de tendências turísticas no pós-pandemia. Reflexo disso pode ser observado no Parque Estadual do Jalapão, que tem as visitas registradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Em 2021, o volume foi recorde, com 55.579 visitas registradas, um crescimento de 14,16% comparado ao ano de 2019. A Secretaria de Comunicação de Tocantins informa que, ainda, o parque tem se tornado cenário de vários ensaios fotográficos e videoclipes. Afinal, as paisagens do reality show americano Survivor (2008) e da novela global O outro lado do paraíso (2017) caem muito bem em álbuns de noivas e clipes. 

Nem deveria ser preciso destacar que, para obter sucesso comercial atuando junto ao turismo na região, a preocupação com a preservação da natureza é algo absolutamente inegociável. O respeito ao meio ambiente e aos habitantes deve constar de um bom plano de negócios. Para ser viável e gerar bons resultados no setor, este deve estar alinhado com as normas de sustentabilidade, produzir o mínimo de impacto e ter como uma de suas prioridades a valorização da cultura local.

O ecoturismo é uma oportunidade de negócio tão vasta e ampla quanto o cenário do Parque do Jalapão. Para investir ou inovar nesse setor, é importante pesquisar tendências e oportunidades de negócios, buscar conhecimento, seguir as boas práticas de gestão pública e privada, estudar comportamentos e hábitos de consumo do público interessado. Um ponto de partida rico em conteúdo prático é o Portal Ecoturismo do Sebrae.

Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora