this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 13:19:10 BRT 2023
Empreendedorismo | RURAL
Jovens do campo podem aproveitar oportunidades de negócios

Capacitação e programas de incentivo, aliados à experiência familiar, criam cenário favorável ao empreendedorismo na zona rural. Veja dicas.

· 28/06/2015 · Atualizado em 11/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O empreendedorismo rural é a atividade de identificar problemas e oportunidades ligados ao setor rural e transformá-los em soluções benéficas para o ecossistema envolvido e a sociedade em geral. O empreendedor rural pode oferecer serviços, vender produtos, prestar consultoria, criar aplicativos ou software de auxílio à lavoura etc.  

A zona rural do Brasil é um ambiente que pode ser aproveitado para o empreendedorismo de jovens, principalmente aqueles que nasceram e cresceram nesta região.

O acesso à capacitação, graças à expansão das universidades e de escolas técnicas, a oferta de linhas de crédito e os programas do governo reforçam esse cenário e mudam a dinâmica antiga de necessidade de migração para os centros urbanos.

Hoje, o jovem do campo é estimulado a não só usar o conhecimento que adquiriu com a família como a aperfeiçoá-lo para melhorar a renda e a produção no meio rural, além de contribuir para o avanço do agronegócio no país.

Foi-se o tempo em que os trabalhadores do campo não tinham qualificação e formação ou estavam somente cuidando das propriedades herdadas dos familiares. Hoje, com o crescimento da agricultura de precisão e o aprimoramento da conectividade entre territórios distantes e os centros urbanos, muitos estudantes e empreendedores se aproximam da agropecuária para aproveitar seu potencial emergente.

O mercado rural

O campo apresenta oportunidades de crescimento contínuo, graças ao mercado interno e à abertura de novos mercados para a exportação.

Há a tendência de consumo de produtos orgânicos e agroecológicos certificados, cuja produção corresponde à valorização da agricultura familiar e das tradições regionais.

Nesse sentido, o jovem empreendedor do campo – que hoje tem mais oportunidades de estudar e aproveitar o conhecimento em sua região – pode explorar negócios que agreguem valor a seus produtos.

Confira algumas oportunidades de atuação no campo:

  • Agricultura orgânica
  • Agricultura irrigada
  • Agroindústria
  • Apicultura
  • Produção de cachaça artesanal
  • Produção de cafés especiais
  • Produção de leite a pasto com controle zootécnico e de gestão
  • Turismo rural

O sucesso dos negócios vai depender não só da experiência somada à capacitação, mas da busca por informações e orientações sobre o mercado onde poderão comercializar os produtos.

Além disso, é importante pensar em maneiras de diversificar as fontes de renda em sua propriedade.

Algumas opções para diversificação podem ser:

Venda de maquinário

Todos os anos, são realizadas feiras onde são apresentadas diversas novidades no setor de máquinas para atuação no campo, para o manejo de animais ou para as plantações. Trabalhar com a distribuição desse maquinário pode ser uma atividade lucrativa.

Além da possibilidade de ser representante de empresas que vendem as máquinas, o empreendedor pode prestar consultoria sobre como utilizá-las e oferecer serviços de reparação. 

Desenvolvimento de tecnologias para aplicação no campo

A união da paixão pelo campo e das novidades tecnológicas tem contribuído para o desenvolvimento de ferramentas modernas relativamente à gestão de lavouras ou cuidado com os rebanhos. Os desenvolvedores de aplicativos e softwares estão ganhando cada vez mais espaço no meio rural.

Ferramentas que ajudam a prever mudanças climáticas, que ajudam na vigilância mais ampla e facilitada das propriedades, que ajudam a otimizar tarefas, como alimentar os animais e que ajudam os produtores a terem uma rotina de trabalho mais otimizada. É um setor que oferece oportunidades para quem já é do campo ou para quem é desenvolvedor e está em busca de um nicho de mercado.

Acesso a políticas

Para empreender, é importante planejar. No campo, não é diferente. O passo mais importante é a elaboração de um plano de negócios, que vai direcionar o jovem e ajudá-lo a vencer os desafios da zona rural. 

Nesse processo, o jovem empreendedor vai descobrir o melhor regime de formalização, saber como seguir a legislação exigida para cada cadeia produtiva e conhecer as vantagens.

Atualmente, é possível ter acesso a políticas públicas de crédito, de comercialização, de acesso à terra, financiamento e capacitação.

Confira a seguir alguns exemplos:

Apoio do Sebrae

O Sebrae pode ser parceiro na estruturação do negócio por meio de capacitação ou assistência técnica.

O empreendedor pode ser orientado sobre como realizar um diagnóstico da propriedade, verificar as aptidões dela para produção, avaliar o mercado, implementar ferramentas de gestão, conhecer tecnologias e saber como participar de associações ou cooperativas.

No âmbito da capacitação para o jovem do campo, uma das soluções oferecidas pelo Sebrae é o No Campo: uma série de materiais educativos para ajudar o produtor rural a criar, gerir e aprimorar o seu negócio.

Para saber mais, procure o Sebrae mais próximo de você

Leia mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?