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Empreendedorismo | GESTÃO
Live commerce: 4 plataformas para realizar uma live de vendas

O live commerce é uma das novas tendências de vendas on-line e uma excelente forma de se destacar e inovar nas estratégias do seu negócio.

· 22/07/2022 · Atualizado em 10/08/2022
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O live commerce é uma junção das lives como conhecemos com a venda de produtos. Assim, o live commerce permite compras ao vivo, em uma única ferramenta, e objetiva esclarecer perguntas da audiência sobre um produto ou serviço.

No Brasil, o e-commerce representou 11% das vendas do varejo em 2020, de acordo com dados disponibilizados pela Mastercard. Como o modelo live commerce ainda não é tão conhecido por aqui, isso faz dele uma grande oportunidade para você se diferenciar no mercado.

Qual a explicação por trás da viralização do live commerce?

Simples: o seu público está on-line todos os dias.

O consumo de vídeos on-line chegou a crescer 84% nos últimos três anos, segundo a IBOPE Media.

O live commerce possibilita a troca mútua entre marca e comprador, mas quais podem ser os modelos de live?

  • Live com apresentadores;
  • Tutoriais de produtos;
  • Eventos de lançamento;
  • Promoções.

E quais são as plataformas disponíveis para live commerce?

Com essa plataforma, é possível apresentar seus produtos, interagir com seus clientes e converter novas vendas.

A Alive é uma das plataformas de live commerce que permite que você faça lives a baixo custo, gerando conteúdo, entretenimento e conveniência para seus clientes.

Pioneira na América Latina, a Mimo entrega a união do live streaming com o e-commerce para os sites e aplicativos das marcas.

O YouTube, como conhecemos, é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com a possibilidade, também, de fazer suas lives.

Algumas empresas já estão apostando no novo formato de vendas, como a Dengo, uma rede de chocolaterias que criou uma loja ao vivo.

Outra empresa que podemos citar como exemplo é a operadora Claro, que inaugurou sua loja virtual no formato de live commerce.

O Magazine Luiza também vem se aprimorando cada vez mais nesse novo modelo de negócios. Na Black Friday, a companhia realizou a sua primeira tentativa nesse formato e, a partir daí, consolidou suas lives de vendas todos os meses.

Por fim, a Americanas criou o Americanas Ao Vivo, realizando a primeira transmissão para apresentar alguns produtos de beleza e compartilhar a opinião da apresentadora em questão ao vivo.

Depois de todas as informações, conclui-se que o live commerce é uma nova estratégia para quem vende pelo digital. Em um mercado cheio de opções, tentar diferentes caminhos acaba se tornando uma forma interessante para destacar seus negócios entre os demais.

Mas lembre-se: para que a sua live de vendas seja bem sucedida, é necessário um planejamento para que o público:

1- Fique sabendo do dia e do horário da live;

2- Compareça, engaje no seu conteúdo e realize compras;

3- Não abandone a live pela metade.

É fundamental, portanto, que o conteúdo tenha sido planejado, divulgado e desenvolvido para atrair a atenção do seu cliente. Cupons de desconto e distribuição de brindes são algumas das opções para auxiliar nessa fase. 

Mas, afinal, como fazer a sua live commerce?

  • Faça uma seleção dos produtos

Quais produtos você quer divulgar na sua live? Você pode apostar naqueles mais vendidos para aumentar a procura ou até apresentar aqueles que não são muito vendidos, apenas para instigar o consumidor e criar um desejo pelo item.

  • Estruture a sua live commerce

Crie um planejamento estratégico e desenvolva um bom roteiro para o evento. Dessa forma, você não deixa informações relevantes de fora.

Não deixe de pensar em um cenário também, já que faz parte da venda a live commerce ter a cara da sua marca.

  • Crie uma oportunidade única de compra

Crie promoções e ofereça frete grátis para incentivar os seus clientes a continuarem assistindo e finalizarem suas compras.

Com isso, podemos concluir que dedicar um tempinho do seu dia para a realização dessas lives poderá render-lhe mais vendas concluídas, maior divulgação para sua marca e certa proximidade com seu cliente ou futuro cliente.

Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou de entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800 570 0800.

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