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Wed May 13 20:24:30 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Locavorismo: saiba mais sobre essa valorização do comércio local
Veja como seu negócio pode se beneficiar dessa tendência que cresceu após a pandemia de Covid-19.

As medidas de isolamento social necessárias para conter o avanço da pandemia de Covid-19 mudaram o comportamento do consumidor. Uma das mudanças observadas foi a valorização do comércio local, principalmente dos pequenos negócios. Campanhas como a Compre do Pequeno foram muito importantes para esses varejistas minimizarem os efeitos da crise.

Locavorismo

Essa tendência tem impulsionado um tipo específico de comércio alimentício: o locavorismo, isto é, a prática de comprar alimentos apenas de produtores ou pequenos comércios da região, priorizando empreendimentos locais.

A opção por esse tipo de consumo está relacionada à procura por uma relação de maior equilíbrio com o meio ambiente por meio da alimentação. Com o locavorismo, também se busca evitar a perda de nutrientes, de frescor e o impacto ambiental gerados nas longas viagens que os alimentos percorrem até chegar aos grandes mercados.

Consumidores locávoros

É comum que esse público consumidor, conhecido com locávoro, seja engajado de alguma forma no ativismo alimentar e ambiental, buscando práticas mais sustentáveis. Muitos preferem reduzir o consumo de carne vermelha, pois demanda mais recursos para produção e deslocamento.

Os millennials (também conhecidos como geração Y), indivíduos nascidos entre o começo da década de 1980 e o fim da década de 1990, com maior nível de escolaridade e preocupação ambiental, também costumam fazer parte desse público. Eles são responsáveis por dois terços do poder de compra no mundo e suas escolhas levam em consideração o impacto ambiental do consumo.

Produtos mais procurados

Como a preocupação com o meio ambiente é uma das principais características do perfil dos locávoros, entre os alimentos mais buscados pelos locávoros estão os orgânicos, que são produzidos sem agrotóxicos. Peixes e frutos do mar também são bastante procurados, já que usam até 150% menos energia do que a produção de carnes bovina, suína e ovina.

Geleias, biscoitos e queijos produzidos em pequenas propriedades rurais próximas ao ponto venda também ganham a preferência dos consumidores, assim como as marmitas e os pães caseiros em geral, pois são vendidos diretamente por quem produz em casa ou distribuídos para estabelecimentos e empresas vizinhas.

Como contemplar o público locávoro?

Alguns modelos de negócios podem se beneficiar melhor com o locavorismo. Veja quais são esses empreendimentos o que fazer para atrair e contemplar o público locávoro:

  • Restaurantes: empreendedores podem estabelecer uma rede de fornecedores locais de alimentos frescos, vegetais orgânicos, carnes e outros insumos para os pratos.
  • Marmitas: com insumos da região onde são produzidas, as marmitas ganham um toque caseiro e podem ser comercializadas na comunidade.
  • Feiras livres: promovidas nos bairros, são uma ótima forma de comercializar a produção e como estreitar laços com os consumidores, que compram diretamente dos produtores.
  • Padarias artesanais: empreendedores podem adotar um perfil tradicional ou mais sofisticado, mantendo as características artesanais de produção e o foco em insumos locais.

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